Marius - 45

O melhor bolinho de bacalhau que já comi.

Não, vocês não estão entendendo: o bolinho do Mariu’s é famoso na proximidade das faculdades do Campus Centro da UFRGS. Eu, quando era estudante, frequentava o lugar, mas vivia uma fase estrogonofe de carne e passava longe dos bolinhos.

Então, essa experiência foi ainda mais impressionante. Seu Mario Fernandes é dono do ponto há 60 anos – já foi padaria, café, restaurante. Na verdade, o café era o Vera Cruz e foi um principais pontos de encontro da Esquina Maldita – encontro da Sarmento Leite com a Osvaldo Aranha carregado de representatividade política e cultural especialmente durante a ditadura militar. O próprio nome do bar teve participação dos estudantes em um concurso – em uma época sem qualquer liberdade política, “pelo menos alguma coisa eles vão poder escolher”.

Marius - 48

Seu Mario faz 94 anos em janeiro e ainda vai até o restaurante todos os dias

Seu Mário faz sozinho a massa bolinhos. Não deixa ninguém mais colocar a mão: a quantidade de batata é tão pequena que nem parece ter. Um toque especial de pimenta (dentro do bolinho) deixa perfeito. Quem frita são as cozinheiras, mas sob a supervisão dele. Até quem não curte muito a especiaria se derrete com o bolinho do seu Mario.

Em homenagem a ele, eu e a Chris Matos (neta do seu Mario e quem há meses me convidava pra ir até lá botar o papo em dia e provar as delícias) pedimos uma cerveja gelada.

Marius - 33

A homenagem é pela marca: há anos (e olha, nem sei se já tinha) não tomava Brahma Chopp. É a única cerveja que seu Mario toma, então queríamos a experiência completa.

Marius - 34

O lugar é um clássico na Osvaldo Aranha. Você provavelmente reconhece essa fachada.

Marius - 53

O prédio se chama Caraíba, por isso também o indígena caribenho na parede.

Marius - 51

Hora de provar o famoso bauru português. Olha a felicidade do Gérson trazendo comida pras gurias: a Chris, eu, a Lara e a Kelly (sim, a Matos, a pessoa que mais aparece nesse blog depois de mim! Tem comida boa, tem Kelly Matos!).

Marius - 70

Esse bauru tem uma história muito bacana: o pai da Chris, o seu João Barraso de Matos, ficou um tempo responsável pelo restaurante e queria servir um lanche. Seu Mario só aceitava servir refeições. Aí seu João criou o bauru – com cebola, característica da comida portuguesa.

Marius - 71

O pão é cervejinha, e vem prensado.

Marius - 72

Por dentro tem carne, ovo, pepino, tomate, alface e cebola frita… gente, comeria mais e comeria muitos. Estou até achando que volto por lá hoje de novo…

Marius - 81

Aí a gente trocou e passou pra Original. Não sou muito fã de cerveja – quem acompanha o blog sabe que sou do vinho – mas quando bate a vontade de uma ceva geladinha, sai da frente!

Marius - 60 Marius - 57 Marius - 56

Chegamos pelas cinco da tarde e saímos depois das nove. É gostoso ficar sentada na rua, especialmente em um clima de verão.

Marius - 88 Marius - 86

Confere o cardápio do Restaurante Mariu’s.

* Valores de dezembro/2015

RESTAURANTE MARIU’S

Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 228

Telefone: (51) 3226-5760

Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 0h. Sábados das 9h às 15h e das 18h às 22h.

* Nessa semana de Ano Novo o bar fecha às 15h na quinta-, dia 31 de dezembro, e reabre na segunda-feira, dia 4 de janeiro.

O Roteiro da Sara adora uma comida de boteco!

Comidinha de boteco no clássico Dublin Pub

Cumbuca: um boteco bistrô nas noites do Bom Fim

Bar do Gomes: um boteco feminino em Porto Alegre