Você não leu errado: o Bar do Gomes é um boteco para mulheres. Não que seja só pra elas – apesar de que a maior parte do público é feminino. Tem muitos rapazes por lá – até porque, onde elas se reúnem, né… Mas o espaço e o cardápio foram pensados com delicadeza. Sempre gostei de boteco, mas a ideia de comida com fritura em excesso nunca foi muito minha praia.

Aí descobri o Bar do Gomes. Foi amor à primeira vista. Inclusive, com essa vista:

IMG_5684

O lugar tem espaço para sentar na rua, mas também tem janelões que fazem com que o ambiente interno seja amplo e dê a impressão de uma continuação da calçada. Ótimo para sentar, conversar e, enfim, dar um oi pras amigas e amigos que passam lá fora.

A apresentação é um detalhe à parte.

IMG_5701

Quem lê o blog sabe que sou fã de vinhos. Mas boteco combina com cerveja, né. E veja só o que encontrei lá! Emocionada: eles têm Patagônia Weisse – cerveja argentina a base de trigo, refrescante, levemente frutada. Desce redonda e lembra de momentos felizes. Precisa mais? (Sim, eu estou ainda tão feliz de ter degustado uma Patagônia sem nem esperar!)

IMG_5687

O cardápio é daqueles que dá vontade de voltar e ir pedindo em ordem. Ou seja: impossível decidir. Pedimos indicação para o pessoal de lá. para abrir os trabalhos, fomos de bolinhos de charque e mandioquinha acompanhados de molho de pimenta.

IMG_5704

Sabe quando falei que o cardápio é pensado nas mulheres? A gente não é muito fã de carboidratos, né? (Ok, somos fãs, mas temos que maneirar). Aí fiquei curiosa pelo recheio do bolinho. E que bela surpresa: farto em charque, como prometido no nome!

IMG_5710

É super bem servido, mas estava morrendo de vontade de provar um hambúrguer.

IMG_5737

Difícil decidir entre angus ou cordeiro. Resolvi ir pela ordem, escolher o angus e provar o cordeiro na próxima vez. Não sei se o segundo é tão bom, mas esse é maravilhoso.

IMG_5727

Essas batatas que acompanham são as batatas bêbadas. Pré-fritas, embebidas na cachaça e aí finalizadas com outra fritura e páprica picante. Acompanha molho aioli – uma espécie de maionese francesa, baseado em alho, azeite e gemas de ovo.

O cardápio tem outras maravilhas. Na lista, o sanduíche de pasta de humus (grão de bico). Se alguém já provou, favor me contar aqui nos comentários o que achou. Tem também montadinhos (esse nome mesmo!), pratos, carta de vinhos – com opção de taças, o que é perfeito para pessoas como eu, que muitas vezes acabam bebendo vinho ou espumante sozinha e não quer enfrentar uma garrafa – ou meia. Impossível não achar algo que agrade ao paladar!

 

O chef responsável por montar o cardápio é o Matheus Frank. Um querido, daquelas pessoas que ficam felizes em alimentar bem e provocar sensações especiais nos clientes. Matheus começou a carreira na Nova Zelândia e veio pra o Bar do Gomes depois de uma temporada cozinhando em navios de cruzeiro.

Mas o expertise do Gomes não é a toa. Os donos são Fernando Marins e Kaeterli Becker, proprietários do Le Bistrot Gourmet e do Constantino – que fica justamente ao lado.

Então prepare os sentidos e venha curtir um happy hour – ou uma noite mais longa – no Bar do Gomes.

 

Bar do Gomes

Endereço: Rua Fernando Gomes, 58 – Bairro Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3346-3812
Funcionamento: De terça a sábado, das 18 hrs até meia-noite.