Frio - Foto: Divulgação

A chegada dos dias com temperaturas mais amenas nos faz morrer de vontade de já ir vestindo botas, meia calça, casacos… E olha que ainda faltam quase 3 meses pra chegada do inverno. E como eu amo o inverno! Agora, quem não é muito fã da estação, pode começar a rever os seus conceitos.

É que segundo estudo de um cientista australiano pro Instituto Nacional de Saúde americano, tremer de frio é equivalente  a fazer algumas séries de exercícios físicos moderados. Isso acontece pois as duas ações estimulam a conversão de gordura branca em gordura marrom. A Glamour explicou: nosso corpo possui esses dois tipos de tecidos adiposos, e cada um deles age de maneira diferente no organismo. O branco (TAB) representa a tão indesejada gordura que armazena energia, e o marrom (TAM) queima energia para gerar calor. Sendo assim, um anula o outro!

Durante a pesquisa, alguns voluntários tremeram de 10 a 15 minutos em uma sala refrigerada, e foi possível notar que eles geraram a mesma quantidade do hormônio que é responsável por essa conversão, do que os que pedalaram por uma hora em ritmo moderado. E aí, quem encara?

Paul Lee, autor do estudo, explicou o que acontece com nosso corpo:

“Quando sentimos frio, primeiro ativamos a nossa gordura marrom, porque queima energia e emite calor para nos proteger. Quando essa energia é insuficiente, o músculo se contrai mecanicamente, ou treme, gerando calor dessa forma”.

Haja vitamina C e coragem para adotar o método, né?

Olaf anjinho de neve

Beijo me segue: @jujumassena no Twitter e Instagram ;-)