Fazer ou não fazer o chá de bebê é a pergunta de muitas mães, especialmente, as de primeira viagem. A dúvida é basicamente sobre os custos do evento, se vale a pena em comparação com a compra dos itens que serão pedidos como presentes. Se colocarmos na balança, talvez fique uma coisa pela outra. Mas a verdade é que existem muitos – e bons motivos – para que ele aconteça, sim! Entre eles, reunir pessoas queridas e comemorar esse momento tão importante na vida de uma mulher.

Veja dicas de como montar o seu:

Quando fazer

A data é uma escolha da gestante, mas sugere-se fazer até o sétimo mês de gravidez quando ela não está tão inchada e a barriga tão grande.

Defina a lista de convidados

A lista deve ser feita baseada no seu orçamento. Geralmente esse momento é mais íntimo, apenas para as mulheres, amigas e da família. Mas quem optar por algo maior pode fazer com os colegas do trabalho, colegas da academia, vizinhos. Algumas mamães optam por fazer chá bar e convidar os homens também.

Escolha o local e o horário

Dê preferência para fazer durante o dia. Assim a grávida se cansa menos e ainda ganha tempo para relaxar depois que o evento terminar. A festinha pode acontecer na casa da futura mamãe, na casa de amigos, no salão de festas do prédio, em um bar ou um restaurante.

Elabore a lista de presentes

A maioria acaba pedindo apenas fraldas e produtos de higiene. Mas vale inserir também produtos específicos de bebê. Muitas lojas hoje em dia trabalham com lista de presentes personalizadas.

Defina o que servir

Dê preferência para as opções mais saudáveis como salgadinhos assados, sanduíches naturais e saladinhas. Para beber, sucos, água saborizada e se preferir, uma espumante para brindar com os convidados. Docinhos de sobremesa sempre fazem sucesso.

E a decoração?

Vai depender muito da proposta do chá e do tema escolhido. Mas balões, flores e uma louça diferente sempre são certeiros. Aproveite fotos do pai e da mamãe quando bebês, as ultrassonografias e use a imaginação.
Uma ideia também é o chá de revelação onde a decoração pode ser feita em tons de azul e rosa e os convidados saberão no dia o sexo do bebê.
O bolo feito de fraldas também fica um amor.

As brincadeiras

Elas são o ponto alto da festa. Para quem quer fugir do tradicional pintar o rosto e a barriga pode optar por outras brincadeiras para divertir os convidados. Veja algumas ideias:

RECADO PARA O BEBÊ E OS PAIS: peça para os convidados escreverem um recado para o bebê e para os pais em um caderno ou para um varal de recados. Além de decorar a festa, é super divertido ler os recadinhos depois.

TAMANHO DA BARRIGA: entregue para as convidadas um rolo de barbante e peçam para cortem mais ou menos o comprimento que acham ser o tamanho da barriga da mamãe. Cada pessoa envolve o seu pedaço em torno da barriga e quem acertar a medida do comprimento, ganha a brincadeira.

PAPINHA: separe algumas papinhas (que podem ser industrializadas ou feitas por você) e peça para os convidados adivinharem o sabor de cada uma delas. Quem acertar primeiro é o vencedor.

BINGO: Mande fazer as cartelinhas de bingo, assim como nos bingos comuns, cada convidado recebe uma cartela e a futura mamãe “canta” produtos relacionados com o dia a dia do bebê. Quem fechar a linha ou coluna primeiro, ganha.

SURPRESA NA FRALDA: enrole algumas fraldas (baratinhas) e feche com uma fita ou borrachinha. Dentro de uma (ou mais) coloque um papelzinho com o prêmio. Peça que as convidadas escolham uma fralda e todos abrem ao mesmo tempo. Quem achar o prêmio, ganha.

PLAQUINHAS: essas são febre até em chá de bebê. Imprima algumas frases para as pessoas tirarem fotos. Essas do “modelo” são em formato de babeiro.