IMG_0065

Fotos: Cristina Bossle/Supermercado Guanabara

Desde o ano passado, estamos com uma parceria muito bacana aqui no blog com o Supermercado Guanabara, na Zona Sul do Estado. E tenho ido bastante praquela região – que é tão rica em história e cultura gaúcha!

E numa dessas idas, descobri um projeto que achei fantástico: o Quem Vê Casca Não Vê Coração.

Super Guanabara - 83

Sabe aqueles legumes e frutas que ficam machucadinhos, ou mesmo sem viço, com alguma marca na casca, e precisam ser retirados da gôndola porque ninguém consome? Pois eles têm, nos supermercados Guanabara, um espaço especial. Com desconto, é claro! E olha – muita gente já se acostumou a ir direto pra lá procurar o que está em promoção. Além de poupar, é uma ótima ideia para evitar o desperdício de alimentos.

Super Guanabara - 84

E dentro dessa ideia, a Cristina Bossle, nutricionista e culinarista, desenvolveu um projeto muito bancana dentro do Guanabara. A Stela, da Incomum, agência que acompanha toda a comunicação do super, conheceu o trabalho que a Cristina realizava em unidades básicas de saúde da região. Ela ensinava como consumir de forma sustentável – com práticas alimentares apropriadas dos pontos de vista biológico e sociocultural. Como ela fazia? Cada um dos participantes contribuía com parte de alimentos que não costumava usar em casa: talos de couve, folhas de beterraba e cenoura, cascas de batata, abacaxi ou banana. E tudo virava pratos deliciosos!

Aí, trouxeram a ideia para o Guanabara, em uma oficina para crianças . Ora, que melhor maneira de ensinar a valor da totalidade do alimento do que através dos pequenos – que assimilam e ainda levam para os pais as ideias?

E essa ideia é resgatar hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, livre de contaminantes e buscando sempre o aproveitamento total do produto. Os antigos comiam melhor, porque escolhiam alimentos locais, da época, e sabiam como aproveitá-los totalmente. Você já pensou se os hortifrutis que você tem em casa realmente não poderiam ser melhor aproveitados? Talos, cascas, folhas?

Nas primeiras oficinas, a gurizada foi provocada a aproveitar frutas da época para fazer cupcakes. E saíram delícias de banana e de bergamota (mmmm!). Na véspera da Páscoa, o chocolate “vestiu” deliciosos espetinhos de frutas! E a ideia não para – jantares com grandes chefs promovidos pela rede também oferecem pratos criados pela Cris, como risotos com aproveitamento total de vegetais. Gente, que fome me dá escrevendo isso!

IMG_0062

Vejam a seriedade preparando um bolinho com banana!

A intenção é falar aproveitamento total. E não reaproveitamento. Afinal, essas partes que são descartadas nunca seriam usadas, se não fosse essa ideia!

Ah, uma dica para colocar o pequeno na cozinha: é muito importante que a criança nunca fique sozinha e que não fique perto do fogão. Ela pode ajudar a cortar os alimentos, misturar, peneirar ou bater. Providencie facas sem ponta e utensílios coloridos, por exemplo!

IMG_0061

Separei algumas dicas do Supermercado Guanabara e da nutri Cris para quem quiser aproveitar melhor o alimento:

1 – Os talos de couve, beterraba, brócolis, espinafre e salsa contêm fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos;

2 – Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções. Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos [pessoal que ama suco verde, como eu!] ou adicione ao molho pesto de manjericão;

3 – As folhas da cenoura são ricas em vitamina A (super importante para saúde dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). Aproveite para fazer refogados e tortas ou para substituir o uso da salsinha. Elas são parecidas em aspecto e sabor;

4- A água do cozimento das batatas concentra as vitaminas hidrossolúveis (que se dissolvem em água). Aproveite essa água para cozinhar o arroz ou macarrão ou ainda em sopas. – essa dica vou levar pra vida!

5 – A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas ou um arroz colorido. Assim você as torna mais nutritivas;

6 – As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba podem ser assadas ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo;

7 – Cascas de maçã e mamão incrementam vitaminas de frutas. A casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa, enquanto as da maçã, do abacaxi e da bergamota têm o dobro de vitamina C em relação à polpa;

8 – Bata no liquidificador cascas de abacaxi e goiaba, coe e faça um suco, que pode ainda substituir os itens líquidos de receitas de bolos;

QUER TENTAR ALGUMAS RECEITAS DA CRIS? AS CRIANÇAS PODEM AJUDAR!

BOLO DE BERGAMOTA

Ingredientes:

– 4 bergamotas sem sementes, com casca

– 1/2 xícara de chá de óleo de arroz

– 3 ovos inteiros (clara e gema)

– 1 xícara de açúcar mascavo

–  4 xícara de chá de farinha de trigo integral

– 1 colher de sopa de fermento em pó para bolo

Modo de preparo:

Lave as bergamotas com casca, corte em cubos, retire as sementes e coloque no liquidificador. Junte o óleo, os ovos e o açúcar. Bata até formar uma massa homogênea. Transfira para uma vasilha e acrescente as farinhas e o fermento.

Mexa com uma colher, despeje em uma forma enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em fogo médio. Acompanhe o tempo do seu forno para finalizar o bolo.

BOLO DE CASCA DE ABÓBORA

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– 2 xícaras de chá de açúcar

–  3 ovos

– ½ xícara (chá) de água quente

–  ½ xícara de chá de óleo

–  2 ½ xícaras de chá de casca de abóbora picada

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as cascas, os ovos, o óleo e a água quente. À parte, peneire numa tigela a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Junte a mistura do liquidificador e deixe bater muito bem. Em uma assadeira média untada e enfarinhada, coloque a massa e leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos.

PANQUECA VERDE

Ingredientes:

– 2 xícaras de farinha de trigo integral

–  1 e 1/2 xícaras de leite desnatado

–  2 ovos

–  2 colheres de sopa de óleo

–  2 xícaras de talos de espinafre cru ou de folhas de beterraba

–  Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em fogo baixo, despeje uma concha da massa numa frigideira untada, movimentando a frigideira para que a massa espalhe bem. Somente retire quando a massa se soltar com facilidade e estiver dourada.

Recheio:

Refogar com um pouco de óleo uma cebola picada, 2 dentes de alho, 3 xícaras de talos de espinafre ou agrião ou couve, folhas de couve-flor ou beterraba ou nabo.

MUFFINS SALGADOS

Ingredientes massa:

– 2 xícaras de farinha de trigo integral

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 50g de queijo parmesão ralado (opcional)

– sal a gosto

–  orégano a gosto (opcional)

– 250ml de leite

– 100ml de óleo

– 2 ovos

Ingredientes refogado:

– talos e folhas de beterrabas lavados e higienizados

– 1 cenoura pequena ralada no ralo grosso

– 2 dentes de alho picadinhos

– 1/2 cebola média picadinha

– sal a gosto

– gergelim branco e sementes de girassol para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

Comece fazendo um refogado com os vegetais. Separe os talos e as folhas de beterraba. Corte os dois bem miudinhos. Aqueça uma frigideira e regue com um fio de óleo apenas para refogar a cebola e o alho até ficarem transparentes. Acrescente os talos de beterraba e a cenoura ralada. Tempere levemente com sal e pimenta do reino. Refogue alguns minutos para amaciar. Por fim, junte as folhas de beterraba e deixe refogar só até mudar de cor. Despeje o refogado num prato e espere esfriar.

Numa vasilha grande, coloque as farinhas, o queijo ralado, fermento e sal. Misture e faça um buraco no centro. Coloque o leite, óleo e ovos. Misture bem os ingredientes até que a massa fique homogênea, acrescente o refogado frio e termine de misturar com espátula. Não mexa demais. Distribua a massa em forminhas de muffins forradas com forminhas de papel ou untadas e enfarinhadas. Espalhe as sementes no topo de cada muffin. Leve para assar em forno preaquecido a 190˚C por cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito. Não asse demais para não ressecar a massa. Deixe esfriarem sobre uma grade. Espere uns 10 minutos para consumir!

IMG_0064

Esse é uma postagem em formato de parceria comercial com o Supermercado Guanabara. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora teve liberdade para escolher, avaliar ou vetar (se necessário) pratos e produtos. É a garantia que você terá exatamente o mesmo ponto de vista e qualidade de um conteúdo não comercializado. Porque o leitor é nosso principal editor!

logo-guanabara-02

CONFERE TAMBÉM:

Jorge Nascimento ensina a preparar vazio com crosta de pão

13 alimentos para manter a saúde sem perder o prazer de comer

Guanabara: dicas do Sady Homrich para curtir o melhor da cerveja

Combine vinhos e cervejas com as receitas de fim de ano