Perro Libre - 14

Fui conhecer a Perro Libre depois de ter passado algumas vezes ali na frente, na Praça Maurício Cardoso, e ter ficado vidrada naquele deck. Amo espaços na rua, especialmente em um final de tarde. E de frente pra uma área verde, mais bacana ainda!

Tava ansiosa pelas cervejas, todo o papo de serem tiradas pelo próprio cliente, direto na torneira… (adivinha se não fiz a festa!).

Perro Libre - 12

Mas o que me ganhou, mesmo, foram as comidinhas!

Perro Libre - 25

Calma, explico pra vocês.

A Perro tem essa ideia de beber sem coleira. Um cachorrinho livre, mesmo, pra correr pelos diferentes tipos, sem escola, sem certo nem errado, sem essa primeiro do que a outra… e dentro dessa filosofia, eles foram além: colocaram comidinhas que têm tudo a ver com a Bolívia e o Peru. Gente, comida boliviana em Porto Alegre! Isso é demais, é muito pro meu coração! Morro de saudades daquele país. Conheci em 2011, passei por Santa Cruz de La Sierra, Sucre, Potosí, Uyuni, Copacabana e La Paz e me apaixonei! Boa comida, atrações naturais de tirar o fôlego, preços acessíveis e um povo honesto e tranquilo. Precisa conhecer!

Mas, então, tava falando da comida. A Monica, boliviana que mora no Brasil há anos, é uma cozinheira de mão cheia. Me fez encher o olho de lágrima a cada garfada. Parecia que eu estava de volta à minha viagem.

Perro Libre - 24

O ceviche é perfeito. Batata-doce na textura correta. Pimenta pegada. E choclo, que ela traz da Bolívia em lata. Esse milho graúdo e terno ai na foto. O peixe é Saint Peter, e perguntei como ela faz pra deixar tão firme. A resposta é que o peixe é sempre fresco, e ela dá um susto com gelo. Vou testar em casa, sou fanática por ceviche!

Perro Libre - 15

Aí teve também montadito. Esse é de frango com batata e tomate.

Perro Libre - 16

Olha que coisinha mais deliciosa. Uma explosão de sabores.

Perro Libre - 17

Esse era pra levar mas acabei comendo também por lá. Um aji de gallina – prato típico da gastronomia peruana. Um creme levemente apimentado, preparado a partir de galinha desfiada e cozida com vários ingredientes, leva queijo branco, nozes picadas e queijo parmesão, e é servido com arroz branco e ovo cozido.

Perro Libre - 27

Agora, imagina tudo isso com cerveja.

Perro Libre - 19

Eu fui de Session IPL primeiro.

Fica atento: o valor é por 100ml, então você pode se surpreender caso sirva bem mais do que isso. O copo é de 400ml. A ideia do lugar é que você sirva pouco, pra não perder o frescor e para provar outras. A água é à vontade, até para limpar o paladar entre uma e outra.

Perro Libre - 7

Depois, fui pra IPA. O esquema na Perro Libre é através de um cartão pré-pago. Você chega, ganha o cartão (fazendo um cadastro), carrega com o valor que quiser, e aí vai descontando em cada uma das torneiras, e acordo com o que você bebe.

Perro Libre - 6

Quem quiser levar cerveja pra casa no growler, ele está à venda por R$25. E ainda dá desconto de 30% no valor da torneira.

Perro Libre - 4

Tem também em garrafinha pra levar, se você preferir.

Perro Libre - 11

O lugar está super legal. E na hora do happy lota de gente!

Perro Libre - 3 Perro Libre - 2

Ah, e é pet friendly na rua. Com direto a carinho das atendentes!

Perro Libre - 21

E dessa que escreve esse post e não se aguenta com uma carinha dessas sem afofar

Perro Libre - 20

PERRO LIBRE – TAP ROOM

Endereço: Praça Dr. Maurício Cardoso, 71 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3222-5913

Funcionamento: de terça a sexta, das 17h às 23h30. Sábados, das 12h à meia-noite (com pratos especiais da cozinha andina no almoço).

PRA QUEM CURTE CERVEJA:

Locals Only CB: cerveja artesanal com DNA daqui

Guanabara: dicas do Sady Homrich para curtir o melhor da cerveja

Cervejaria Barley: cerveja artesanal com história e muito sabor

Um menu com muita cerveja no primeiro Roteiro dos Guris