* Esse post foi produzido em uma parceria do Supermercado Guanabara com a Rádio Gaúcha/Roteiro da Sara. O conteúdo é de responsabilidade e escolha do blog.

Vocês já sabem que o blog fez uma parceria super bacana com o Supermercado Guanabara. Tive o desafio de, livre, leve e solta, escolher produtos nas lojas de Pelotas e Rio Grande, (eles também têm na Praia do Cassino e em São Lourenço) e produzir conteúdo sobre eles.

Resolvi, então, encher meu carrinho com produtos que uso para aliviar minha dieta (se é que isso existe! :/). Aí, conversei com a nutricionista Vanessa Leite, minha fonte há anos e que me aconselha nas minhas escolhas alimentares, sobre cada tipo de produto. Por que digo tipo? Porque não mostrei para a Vanessa as marcas. Como nutricionista, ela só pode opinar sobre os benefícios de cada alimento. As escolhas foram feitas por mim, nas gôndolas do Supermecado Guanabara, de acordo com produtos que consumo ou que já consumi. Então, guarda esse post para garantir refeições mais saudáveis e fazer um contraponto àqueles momentos de pé na jaca – porque o caminho do meio é o melhor! Nem exagerar todos os dias, nem passar a vida de dieta. Equilíbrio!

CAFÉ

Super Guanabara - 13

Há algum tempo virei uma degustadora amadora de café. Sempre que acho uma marca diferente, compro – especialmente para o café da manhã do fim de semana. Também levo para o trabalho aqueles copos térmicos, só para ter meu cafezinho passado comigo. A Vanessa dá algumas dicas pro café – que, de vilão, passou a um ótimo apoio no emagrecimento. Claro, se consumido com moderação.

“O café proporciona energia e pode ajudar no emagrecimento. Estudos epidemiológicos têm mostrado o impacto do café sobre o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. A ingestão do café com ou sem cafeína pode aumentar a sensibilidade da insulina e assim reduzir o risco de diabetes tipo II. Mas vale lembrar que o excesso de cafeína pode causar ansiedade, nervosismo, insônia, irritabilidade, agitação e alterações gastrointestinais. Para efeitos positivos é importante consumir diariamente e com moderação. A ideia é limitar o consumo de cafeína em 400-450mg/dia (aproximadamente 3 xícaras de 150ml de café). Essa quantidade não se aplica para gestantes, crianças e idosos. Outra dica: jamais coloque açúcar no café. Ah, e consumir antes do treino é ótimo!”

Sobre o açúcar: a Vanessa me deu essa dica há tempos. Foi a partir daí que comecei a curtir, de verdade, o café. O açúcar ou o adoçante mascaram as nuances de sabores dos diferentes cafés.

MANTEIGA

Super Guanabara - 29

Que felicidade quando a manteiga voltou à lista dos alimentos que podem ser consumidos. É sempre uma escolha melhor do que margarina, por exemplo. Cresci comendo a manteiga sem sal. Hoje, não vivo sem essas salgadas – as boas marcas (as francesas são campeãs, claro, mas temos ótimos rótulos brasileiros também) acrescem o sal na medida certa, sem perder o sabor lácteo tão característico.

A Vanessa alerta: quem está em dieta precisa consumir com cuidado. A manteiga tem excesso de gordura saturada e colesterol (origem animal), gordura trans e é rica em calorias (uma colher de sopa tem aproximadamente 139). Apresenta pequena quantidade de proteínas. Mas também tem vantagens: é rica em vitamina A e D e proporciona saciedade (ou seja, quando consumida, tira a fome por mais tempo).

MORANGOS E FRUTAS VERMELHAS

Super Guanabara - 39

O morango é rico em alfa-hidroxiácidos, promove a renovação da pele e hidrata.

Frutas vermelhas em geral possuem propriedades antioxidantes, podendo prevenir e combater o fotoenvelhecimento. Aliás, as frutas como um todo fazem bem à pele. Além de possuírem sais minerais e nutrientes fundamentais, elas contêm muito líquido, hidratando o corpo por dentro e por fora.

Vanessa ainda destaca outras frutas que podem – e devem – ser consumidas:

ROMÃ: rico em ácido elágico, protege a pele contra os raios UVA e UVB e aumenta a produção do colágeno. Rica também em compostos fenólicos, que são potentes antioxidantes. Destaque na prevenção do envelhecimento precoce. Contém antocianina, que contribui para diminuir a produção de radicais livres.

AÇAÍ: ajuda a manter o colágeno íntegro, dando firmeza e tônus.

FRAMBOESA: rico em vitaminas C e A. Tem efeito calmante para a pele comoanti-inflamatório, ajudando a diminuir e/ou prevenir acne.

AMEIXA

Super Guanabara - 36

Ríquissima em fibras, ajuda muito no funcionamento do intestino. Vanessa ainda faz um destaque: “Temos que destacar que essas frutas devem ser consumidas diariamente. Essa diversidade garante o consumo de várias vitaminas e sais minerais que são fundamentais para deixar o corpo em equilíbrio, com perfeito funcionamento, garantindo suas propriedades ativas. Resumo: escolha, no mínimo, uma porção de fruta vermelha por dia”.

FIBRAS

Super Guanabara - 46

As fibras (presentes nos integrais, frutas e vegetais) diminuem a absorção de gordura e de açúcar e facilitam o bom funcionamento do intestino, o que é fundamental para evitar barriga inchada e/ou dilatada. Quantas vezes você está malhando há um tempão, até emagrecendo, mas a barriguinha continua ali, saliente, como se tivesse comido um belo pedaço de melancia? (sei bem, eu amo melancia!).

Ah, mas não esqueça da hidratação, que é fundamental para obter os benefícios das fibras. Se você escolher amaranto, ele tem ainda alta concentração de proteínas.

Já a quinoa, me explicou a Vanessa Leite, é um cereal boliviano com propriedades nutricionais interessantes: 23% de proteínas, possui um balanço de
aminoácidos com altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, dos quais os 10 são essenciais.

AÇÚCAR

Super Guanabara - 54

Vanessa explica: “o consumo do açúcar refinado (branco) deve ser evitado, pois ao ser digerido (o que ocorre rapidamente) provoca rápida elevação dos níveis de glicose sanguínea (açúcar no sangue), aumentando os níveis de insulina – responsável por retirar a glicose do sangue e levá-la para dentro das nossas células. Essa queda rápida de glicose sanguínea pode causar hipoglicemia, que estimula o acúmulo de gordura corporal. Ainda, esses picos de sobe e desce de açúcar no sangue podem levar ao aparecimento de diabetes, obesidade e, ainda por cima, estimula a fome”.

Já o AÇÚCAR MASCAVO e o AÇUCAR DE COCO  são as “versões integrais” do açúcar branco. São mais saudáveis e elevam menos a glicose sanguínea. O de mascavo e o de coco apresentam também nas suas composições mais vitaminas, sais minerais e fibras. As calorias são similares às do açúcar refinado. Mas a versão com menor índice glicêmico é a de coco, que gera menos pico glicêmico e menos fome.

SUCO DE UVA

Super Guanabara - 62

Rico em antioxidantes e com grande destaque para o resveratrol – substância presente na uva que tem atividade antioxidante. Além disso, ajuda a diminuir o risco de aterosclerose. Concentrações mais altas de resveratrol são encontradas no vinho tinto, mas vale saber que o  suco de uva é uma fonte alternativa de resveratrol para os abstêmios.

MASSAS SEM GLÚTEN

Super Guanabara - 45

A Vanessa, eu já sabia, não é muito favorável ao corte do glúten na alimentação para fins de emagrecimento – porque a maioria das versões sem glúten têm farinha de arroz branca. Mas, quando eu insito, ela me libera, pedindo que eu tente as versões com arroz integral. Mesmo assim, eu gosto muito de massas de arroz e milho. Aí escolhi três versões que me agradam bastante (inclusive a clássica Barilla, que mantém aquela sensação grano duro das suas massas de trigo.

QUEIJO DE CABRA E DE BÚFALA

Super Guanabara - 69

São similares, de acordo com Vanessa Leite. Ambos os queijos, em pequena quantidade, podem fazer parte de um cardápio saudável e equilibrado.

O queijo de búfala apresenta menos calorias e gorduras totais, enquanto o de cabra tem mais proteínas.

Super Guanabara - 68

ASPARGOS FRESCOS

Super Guanabara - 73

Gente, eu sou muito muito muito fã de aspargos frescos. Especialmente naqueles dias de restrição calórica pra equilibrar os excessos, ele deixa qualquer comida mais gostosa. Acompanha carnes, entra no risoto, faz parte da salada. Fiquei super feliz quando a Vanessa confirmou: tem poucas calorias, altamente nutritivo (rico em vitaminas, sais minerais e fibras) e proporciona grande sensação de saciedade. Rico em ácido fólico, betacaroteno, magnésio, manganês, fósforo, fibras e vitamina C, B e K. Além disso, possui ação diurética (evitando inchaços/edemas) e auxilia no combate aos radicais livres. A versão fresca é a ideal, uma vez que a em conserva é rica em sódio. Maravilhoso para uma pele jovem e linda.

AZEITE DE ABACATE

Super Guanabara - 77

Vi pela primeira vez no Guanabara e trouxe pra casa pra provar. Aí passei a prestar atenção e encontrei por Porto Alegre também (nos bons supermercados). Gente, até maionese caseira consegui fazer com ele. E olha só: a Vanessa explicou que é rico em vitamina E, gorduras insaturadas (essenciais para as funções saudáveis do organismo),  alem de conter ótima quantidade de proteínas e potássio. Pode ajudar a reduzir a pressão arterial, é antioxidante, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e desintoxicar, além de prevenir cãimbras. Eu tô apaixonada por esse bichim!

LEITE SEM LACTOSE

Super Guanabara - 58

Aqui, eu sabia que teria novamente um debate com a Vanessa. Eu, em particular, prefiro o sabor do leite sem lactose – sinto mais adocicado e menos pesado. Mas a nutricionista prefere indicar somente para pessoas que têm intolerância ou que se sentem indigestas após a ingestão da lactose. Mas, se você consome e deseja emagrecer, é interessante optar pela versão desnatada ou semi-desnatada. Ela ainda alerta para escolher uma marca de procedência conhecida.

Vanessa Leite é nutricionista clínica, pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e em Psicologia do Emagrecimento.

Super Guanabara - 34 Sara

Vocês acham que não vou a campo? Claro que sim! Taí meu clique (meu, da Sara, gente!) no Guanabara de Pelotas. Coloquei quase o super abaixo atrás dos produtos que aparecem nesse post (e nos outros, também!)

Esse é uma postagem em formato de parceria comercial com o Supermercado Guanabara. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora teve liberdade para escolher, avaliar ou vetar (se necessário) pratos e produtos. É a garantia que você terá exatamente o mesmo ponto de vista e qualidade de um conteúdo não comercializado. Porque o leitor é nosso principal editor!

logo-guanabara-02

CONFERE TAMBÉM:

Guanabara: dicas do Sady Homrich para curtir o melhor da cerveja

Combine vinhos e cervejas com as receitas de fim de ano