* Esse post foi produzido em parceria do Supermercado Guanabara com a Rádio Gaúcha/Roteiro da Sara. O conteúdo é de responsabilidade e escolha do blog.

IMG_7035

No último post, o burgomestre Sady Homrich deu algumas dicas para curtir o melhor da cerveja. Minha visita ao Supermercado Guanabara de Pelotas e Rio Grande me deixou pensando – com essa quantidade de cervejas, vinhos e espumantes à disposição, será que não é bacana dar algumas ideias para ampliar as opções de final de ano? É possível unirmos na mesma mesa – e na mesma ceia – os mundos do vinho e da cerveja?

Claro que sim!

Reuni alguns rótulos que encontrei nas gôndolas do Guanabara e provoquei o nosso Sady a combinar os diferentes tipos de cerveja com comidinhas das ceias de Natal e Ano Novo. Ao mesmo tempo, pedi para o sommelier Vinícius de Miranda Santiago, um talentoso e didático especialista em vinhos e espumantes, para que combinasse esses produtos também. O mais bacana de harmonizar é que isso não é uma regra – é uma sugestão. Com um objetivo simples: tirar o melhor da combinação de bebidas com os pratos que elas acompanham.

O resultado? Ficou bárbaro! Salva esse post e aplica ele sempre que você quiser saber como combinar sabores!

UM FIM DE ANO PARA QUEM É DO MUNDO DO VINHO

Fiquei super impressionada com a adega do Guanabara. É sempre mais complicado achar bons vinhos em um supermercado, ainda mais agora, que as lojas de vinhos têm valores acessíveis também. Mas foi um barato separar uvas e cepas preferidas para formar essa verdadeira carta de vinhos pras festas de fim de ano. A dica: preste atenção na uva sobre a qual estamos falando e faça a harmonização com o rótulo/vinícola que mais lhe agradar!

vini mirago

O Vinícius é um super sommelier, professor e amigo. Sem contar que tem aquela paciência com todas as minhas dúvidas e me ensinou muito sobre o mundo do vinho. Mundo esse que é bem mais acessível do que parece. Essa lista é uma sugestão, um guia. Prova, decide o que você curte, o que faz ou não a sua cabeça – essa é, de verdade, a melhor harmonização! Ah, e o preço do vinho faz diferença? Sim e não. Normalmente, vinhos de alta gama ou de guarda custam mais caro, sim. Mas nunca compre um vinho só pelo preço. Procure conhecer, saber mais sobre ele. Perguntar. No Guanabara, nas lojas de Pelotas e Cassino, tem uma promotora especialista em vinhos. Em lojas especializadas, também. Senão, a internet é uma boa fonte de informações. Existem pra todos os gostos e todos os bolsos! Inclusive os vinhos escolhidos nesse post foram escolhidos pensando nessas diferenças!

Com vocês, as sugestões de harmonização do Vini de acordo com minhas escolhas de vinhos!

guanabara harmonizaçoes - 1

Os três espumantes da foto são brut, ou seja, secos. O Casa Perini e o Salton Reserva Ouro são mais estruturados, então pedem saladas mais caprichadas (com frutas, frutas secas, queijos, croutons), aves assadas (peru, chester, frango), couscous marroquino, lombo suíno com molho agridoce, farofa. Já o espumante Garibaldi, super refrescante com uvas Chardonnay, fecha com tudo o que for fresco: saladas verdes, peixes de carne branca, canapés, petiscos, damascos, queijos brancos, salada de maionese, arroz à grega (especialmente com a maionese de batatas cai perfeitamente! Sim, eu sou apaixonada por salada de maionese!).

guanabara harmonizaçoes - 2

Esse vinho espumante de entrada da Familia Geisse (lembre de Cave Geisse!) vai muito bem com frutos do mar: “Pensa em um Natal ou Ano Novo na praia com camarões, ostras, lagostim, vieira, peixes de carne rosada“, sugere o Vinícius. Aves assadas e molhos de frutas vermelhas também funcionam.

guanabara harmonizaçoes - 33

O uruguaio Castel Pujol Cabernet Franc, da vinícola Carrau (uma das famílias mais queridas do vinho uruguaio, e com vinícola e vinhedos também em Rivera, aqui pertinho) cai muito bem com cardápios vegetarianos. Combina com cogumelos: farofa com cogumelos, champignons refogados, massa com molho funghi. Ou mesmo uma lasanha de berinjela.  Curte carne? Harmonize com aves recheadas com farofa de miúdos.

guanabara harmonizaçoes - 55

Curto rosés de uvas fortes. Esse Malbec Punto Final é um desses exemplos. Como define o Vini: “Rosé com personalidade forte (eu diria mau temperamento, hahahhaha)”.

Bem gelado acompanha aperitivos, canapés, salmão assado, aves com molhos de frutas vermelhas. O ideal é que o prato tenha alguma acidez para compensar a potência do vinho. Outra opção bacana é preparar uma super sangria com ele.

guanabara harmonizaçoes - 72

Esse Sauvignon Blanc da Casa Silva provei pela primeira vez há pouco tempo e me encantei. Essa uva é das minhas preferidas nos vinhos brancos. E funciona muito bem com peixes brancos, sushi, sashimi, temaki, ceviche, poke (sabe que é poke? Esses dias falei sobre isso aqui no blog). Também cai legal com molho pesto, saladas com folhas amargas (rúcula, almeirão, radicci).

guanabara harmonizaçoes - 56

Ok, quer um vinho que segure do início até o fim da ceia? Esse Pinot Noir Sauros é a resposta. Vai bem com entradas, aves, carne suína. Só não tem estrutura pra carnes vermelhas (então, não é uma boa ideia acompanhá-lo com um churrasco, por exemplo!). Também pode harmonizar com pato, marreco, avestruz, codorna e peixes de rio.

guanabara harmonizaçoes - 89

Essa uva de origem francesa que virou a queridinha nos vinhos sul-africanos cai super bem com pratos agridoces. Lombo suíno e aves com molho agridoce, acompanhamentos como arroz com passas brancas, couscous, saladas agridoces.

guanabara harmonizaçoes - 80

Esse português é o vinho maravilha para o bacalhau! O Casal Garcia é um vinho verde que combina com bacalhau À Gomes de Sá, às natas, assado, bolinho de bacalhau… Também é uma ótima opção pra aperitivos e petiscos, saladas em geral e peixes crus.

guanabara harmonizaçoes - 98

Outro Pinot Noir muito bacana é esse da Aurora. Pra quem, como eu, adora um tinto, mesmo no verão, é uma ótima opção. “Outro que segura a peteca do início ao fim. Mas é mais fresco que o Saurus. Usaria pra fazer uma sangria matadora“, atira no alvo o sommelier Vinícius. E completa ainda: “Pra uma ceia leve, sem molhos muito gordurosos. Acompanha bem aves, lombo suíno, farofas, molhos de frutas vermelha“.

guanabara harmonizaçoes - 105

Esse Marselan da Perini é um vinho com mais estrutura. Muito bom para costela suína ao molho barbecue, leitão assado e até cabrito.

guanabara harmonizaçoes - 44

Sabe quando falei antes sobre churrasco? O argentino Luigi Bosca Malbec é uma ótima opção pra quem não dispensa carne vermelha. Carnes assadas (churrasco, xixo) de gado ou cordeiro, picanha recheada, ou até mesmo uma farofa de cordeiro (que delícia!).

guanabara harmonizaçoes - 12

Acharam que o brasileiríssimo Moscatel ficaria de fora? Não mesmo! Temos duas opções aqui (e várias outras nas gôndolas do super!): Moscatel da Aurora e o Aquarela, da Casa Perini. Eles acompanham os tradicionais panetones e também as sobremesas (sabe aquelas mesas fartas de doces de família? Combina muito!).

É MAIS DA CERVEJA? ENTÃO CONFERE AS COMBINAÇÕES MAIS INDICADAS!

Os rótulos são sugestões. Fique atento ao tipo de cerveja para fazer a sua harmonização com a marca da sua preferência.

guanabara harmonizaçoes cevas - 17

No Natal, a maior parte das pessoas segue a tradição das aves natalinas, em especial peru e chester. As cervejas com maltes claros acompanham muito bem essas carnes. Se preferir as mais leves, vá de Petra Aurum (6,2%alc) e Hat Beer Lou (6,0%alc), ambas puro malte.

guanabara harmonizaçoes cevas - 6

De acordo com o Sady Homrich, para o pernil, lombo ou Tender suínos, assados lentamente, a DaDo Red Ale (5,3%alc) e seus 5 maltes com notas carameladas, sem ser doce. Ah, mas o peru e o chester? Se forem servidos com frutas secas e amêndoas, podem ser acompanhados pela complexa DaDo Belgian Ale, que também é a dica para a rabanada com canela e açúcar. “Mas, cuidado, porque ela não revela seus 8,5% de álcool!”, alerta o burgomestre.

guanabara harmonizaçoes cevas - 18

Agora, especialmente quem está na Costa Doce ou no litoral curtem um bacalhau ou anchova assada na virada, “que apontam para a frente e não nos deixam com saudade de 2016”, né Sady! Então, para os pescados e frutos do mar abra uma Província Weissbier (5,0%alc) ou uma Petra Weiss (5,2%alc), refrescantes cervejas com adição de malte de trigo e muito sabor.

guanabara harmonizaçoes cevas - 16

Para o mesmo cardápio de pescados e frutos do mar, quem prefere ou precisa ficar longe do glúten abre uma Tássila, feita com trigo sarraceno e indicada para dietas glúten-free e com teor alcoólico mais baixo que as demais: 3,6%alc.

É bom esse Sady! Além de ser um querido, super baterista do Nenhum de Nós, é meu mentor no mundo cervejeiro desde muito tempo! Tão bacana quando alguém escreve e fala simples, não é mesmo? Ah, e ele deixa um recado pros nossos leitores:

sady

“O bom da cerveja é que ela reune e agrega, mas vamos lembrar que ela não combina com direção, só com alegria!

Um NATAL cheio de paz e harmonia, com um ANO NOVO de muita felicidade é que deseja o Burgomestre Sady Homrich!”

Espero que vocês tenham curtido. Eu, adorei! No próximo mês, janeiro, vamos falar sobre produtos bacanas para equilibrar a dieta no verão sem perder o sabor!

ARMAZÉM VAZIO

Antes de terminar esse post, um pedido de fim de ano pra quem for no Guanabara: vamos ajudar a encher o Armazém Vazio? Um espaço montado em Pelotas e também em Rio Grande que remete a um antigo armazém de secos e molhados (o bacana é que a história do Supermercado Guanabara também passa por aí – depois de um restaurante, foi um armazém de secos e molhados, até virar a rede que é hoje!). As prateleiras, vazias, são preenchidas por doações. Tudo que for recebido será levado ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá em Pelotas e o Banco de Alimentos em Rio Grande. Quer saber mais? Clica aqui!

logo-guanabara-02

Esse é uma postagem em formato de parceria comercial. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora teve liberdade para escolher, avaliar ou vetar (se necessário) pratos e produtos. É a garantia que você terá exatamente o mesmo ponto de vista e qualidade de um conteúdo não comercializado. Porque o leitor é nosso principal editor!