Seasons

Hoje o post é um pouco diferente do que você está acostumado. Não fui a um restaurante, escolhi um prato do cardápio, harmonizei com um vinho e vim aqui contar o que achei. Vou contar minhas impressões do jantar que apresentou a nova fase do Restaurante Seasons, que completou 4 anos e está, aos poucos, reformulando o cardápio.

Antes conto pra vocês que o Seasons é o paraíso da alta gastronomia com alto sabor. O brunch de lá, por exemplo (clica aqui), é de fazer o final de semana começar mais feliz. Eles também têm o The Chefs, uma das melhores hamburguerias da cidade. Os irmãos caxienses Gabriel e Rodrigo Zambon realmente não brincam em serviço – ou melhor, brincam sim, porque se divertem na cozinhaTanto que para comemorar os quatro anos a cozinha passou a fazer parte do ambiente do restaurate. O parque de diversões dos guris agora fica aberto ao público!

Season - 25

A ideia do jantar foi apresentar novos sabores e harmonizações que aos poucos farão parte do menu. Os pratos são referências para degustação, e não a quantidade oferecida quando escolhidos no menu.

Vamos lá?

O serviço começou com um espumante rosé italiano Ferrari (Ferrari Maximum Rosé). A harmonização foi um capítulo à parte do jantar – sabe quando todos os sabores se encaixam, formando um terceiro, ainda mais perfeito? O responsável foi o sommelier Guilherme Corrêa (clap, clap, clap!!).

Season - 3

O espumante acompanhou as três degustações de abertura: o steak tartare, o salmão confitado com blini de batata e o creme de moranga com gengibre.

Season - 5

A releitura do steak tartare (um dos meus pratos preferidos, que leva carne e ovo cru) foi bem interessante. O blini com salmão também estava delicioso. Deu vontade de repetir, confesso.

Season - 7

A surpresa foi como os irmãos conseguiram colocar tanto sabor no creme de moranga. Deu vontade de tomar até a última gotinha!

Season - 6

Próximo vinho foi um Riesling alemão, o Hermann Dönnhoff. Acredito que foi o melhor Riesling que já tomei. Impecável, com um adocicado nada enjoativo em boca. Adoro quando usam o Riesling em uma degustação: um vinho que ainda sofre preconceito pelo mundo, inclusive no Brasil, mas que com boa produção tem um potencial incrível!

Season - 8

Foi bacana, porque veio acompanhar uma maluquice delícia do Seasons: galantine de lagosta com melancia prensada (aham, melancia prensada!) e bisque picante.

Season - 10

O bisque estava praticamente temperado só com pimenta. Maravilhoso!

Season - 11

Passamos praquele que, pra mim, foi o grande vinho da noite: um argentino Grand Pinot Noir Luigi Bosca 2013 (Mendoza, estoy llegando!).

Season - 12

Fechou perfeitamente com o ravioli de pato confit com lascas de foie gras (e sim, sou consciente de toda a discussão sobre o foie gras. Ainda vou tratar disso aqui no blog. Não peço foie gras em um restaurante, mas não deixo de provar como parte de um prato em uma degustação. Mais pra frente, com mais informações, prometo falar disso por aqui, certo?).

Season - 14

Próximo vinho: um português do Douro Vale da Raposa Reserva 2012.

Season - 15

Ele acompanhou um bacalhau a Gomes de Sá (nesse prato, a posta de bacalhauvem à parte e a gema de ovo é semi-cozida e separada da clara). A foto não ficou das melhores, mas é um prato espetacular!

Season - 17

E não, ainda não acabou! Agora vocês entendem porque as porções eram em modo degustação?

Agora é a vez do chileno Memorias 2012, da vinícola El Principal.

Season - 18

Acompanhando outro prato divino: filé de avestruz ao molho de mirtilo. Confesso pra vocês que, sem ler o menu, achei que era pato. Porque amo pato e esse ponto vermelho extremo.

Season - 20

Hora de dar um refresh no paladar, depois de tantas delícias e antes da sobremesa. Sorbet de limão!

Season - 23

E vocês acham que acabou? Não! O último vinho: o francês licoroso Torus Doux 2013.

Season - 21

Esse vinho acompanhou a sobremesa, que foi um parfait de morango perfeito! (me deixem, sempre quis fazer esse trocadilho) com sorvete de limão verbena.

Season - 24

Sim, as folhinhas são de manjericão e eu comi todas!

Parabéns ao chef Gabriel, ao chef Rodrigo e a toda a equipe do Seasons. Longa vida para essa gastronomia cuidadosa e cheia de criatividade e sabor!

Season - 26

Pedi o cardápio pra vocês terem uma ideia dos valores.

Vale, gente! Apenas digo isso!

RESTAURANTE SEASONS – GLOBAL CUISINE & TAPAS

Endereço: Rua Dinarte Ribeiro, 36 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3508-7781

Funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 14h30 e das

Confira também:

Hashi: a cozinha de fogo e emoção do Cacá

Xavier260: sotaque catalão com sabores do mundo

Carinho e encanto no almoço do Del Barbiere