Xavier - 40

Hoje eu vou contar para vocês sobre a minha experiência gastronômica no restaurante do catalão Xavier Gamez.

Espécia ainda incipiente em Porto Alegre (alguns chefs mais corajosos se aventuram), a proposta é que o jantar seja uma combinação de sabores, texturas, aromas e arte visual. Xavier é meticuloso com seu produto e equipe. Adora conversar, contar um pouco da vida e reforçar sua marca.

Há algum tempo tinha prometido voltar lá (há mais de um ano participei de um jantar especial muito bacana, confere aqui), mas a correria gastronômica é sempre grande. No início do mês finalmente combinamos agenda e segui com uma amiga para conferir o menu do mês de março. Sim, todos os meses é um menu diferente com entradas, pratos principais e sobremesa.

Mas, melhor levar vocês nesse passeio de sabores, certo? Vamos lá!

Começamos com esse couvert catalão: pão rústico orgânico acompanhado tomate, azeite de oliva e sal.

Xavier - 8

Esse primeiro prato é matador. Apenas que olhei e não levei muita fé. Confesso. Achei que era tipo um sashimi. Adooooro quando isso acontece. Quando o sabor na boca me faz morder a língua. Xavier simplesmente resolveu curar o salmão no sal e colocar sobre cada lâmina uma fatia de de caqui. A idéia é que em cada garfada você pegue o salmão, o caqui, a calda de abóbora butternut e a bottarga (ovas de peixe secas e salgadas) ralada sobre o prato. Ainda lembro da sensação desse prato.. que incrível!

Xavier - 15

Hora do segundo prato: Lagosta selvagem. Xavier conta que foi atrás desse produto até encontrar exatamente como queria. Prato primoroso, com a carne preparada na brasa e servida com molho picón, purê de boniato (espécie de batata-doce) e ar (espuma) de açafrão da terra.

Xavier - 16

Esse prato é cheio de detalhes e a foto não mostra da melhor maneira. Deixa tentar por outro ângulo.

Xavier - 19

O menu degustação é longo e você precisa estar preparado para comer muito. Não é brincadeira – no mínimo duas refeições completas, se a gente compara com o que costuma comer.

Esse prato é um primor:  magret de pato  grelhado com compota de araçá, nectarina seca, torresmo de pato e molho demi-glacé. Aqui aconteceu uma situação engraçada: a Letícia Duarte, umas das minhas fiéis escudeiras na descoberta de lugares, achou que era carne bovina. Eu, que sabia que era pato, de repente fiquei na dúvida também. Mas sim, era pato. Agora, imaginem uma cozinha mágica que faz pato parecer carne bovina! Sério, me emociono com essas coisas!

Xavier - 32

E tem toda uma apresentação onde o prato é completo apenas do lado esquerdo.

Xavier - 30

Hora da sobremesa! Releitura de tiramisu com sorvete de queijo de cabra (adorei!), espuma de coco e aveia, biscoito de café e cachaça envelhecida, pó de alfarroba e cacau. E a apresentação, novamente, impecável:

Xavier - 34

Xavier trabalha com PANCs (plantas alimentícias não convencionais), muitas delas plantadas no seu próprio jardim para esse mês de cardápio.

Xavier - 67

Sim, porque o cardápio muda a cada mês. Esse, por exemplo, vai até esse sábado. Corre se quiser conferir. Ou espera a surpresa do próximo mês – ele publica aqui no próprio site, junto com os valores. Tudo super claro. Não é barato, mas você sabe exatamente o quanto vai pagar. Na verdade, é preciso fazer reserva, que pode ser feita pelo site.

Xavier - 66

Você pode escolher o jantar já harmonizado ou escolher um dos vinhos da carta.

Confira:

(valores de março/2016)

XAVIER260

Endereço: Rua Auxiliadora, 260 – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3273-0551

Funcionamento: de terça a sábado, das 20h30 às 23h.

Valores: o jantar custa R$180 por pessoa (não cobram taxa de serviço). Se optar pela refeição já harmonizada com vinhos, o valor é acrescido de R$95.

Confira também:

Muju: degustação peruana no almoço da Auxiliadora

20Barra9: descomplicando o hambúrguer

Sharin: quando a Índia é em Porto Alegre

Vinícola Boscato – o roteiro de uma família do vinhedo ao vinho