20Barra9 - 16

Desde que abriu queria conhecer o 20Barra9. Esses dias tinha uma reunião ali pelo Moinhos com a queridona da Samanta Pinto, da Top Travelling (óbvio, falando de viagens, melhor assunto!) e pedi uma dica pra Ju Palma, do Destemperados, sobre onde comer uma carne e salada: “Vai no 20, eles têm uma tábua com steak e purê de batata-doce”.

Minha veia light durou até eu chegar lá. O que queria, mesmo, era provar um hambúrguer. Digo pra vocês: hambúrguer, chivito, xis. Bem feitinhos, são minha perdição! E esse não ficou atrás.

A ideia do lugar é descomplicar o hambúrguer. Escolhe a quantidade de carne, escolhe a maionese, o queijo e era isso.

Pra não pesar muito na consciência, pedi um blend de 130 gramas de carne. Esse é R$28 (dentro dos valores de um hambúrguer pela cidade – antes que os cricris de plantão entrem pra reclamar, não estou falando de xis, ok? Se bem que já tem xis batendo na casa dos vinte reais o_O). Tem mais a opção de 220g por R38 e o mega blaster saboroso wagyu, por R$48. Esse é pela carne mesmo – wagyu é uma experiência gastronômica à parte.

20Barra9 - 21

Mas digamos que curti bastante esse burguer. Os acompanhamentos – maionese caseira e queijo colonial – também fizeram a diferença no sabor. E a cebola por favor parem não era ainda bem caramelada! Vai tomate gaúcho e rúcula, também.

Sobre cebola caramelada: a (nem tão mais) nova queridinha da gastronomia já teve sua cota pra mim! Sigo gostando dos pratos feitos com ela – raro que eu não goste de algo bem feito, não é – mas sentia falta de uma cebola nos pratos com gosto de… cebola!

A Samanta quis ser mais light e foi de sanduíche de filé. Só que não é nada pequeno:

20Barra9 - 26

Os pedaços de filé estavam macios e suculentos. O pão, apesar de aquecido para o sanduíche, também tinha sabor fresquinho. Sim, eu tirei um naco do sanduba da Sam! Precisava provar, né gente…

20Barra9 - 2

O lugar é super bacana e, é claro, faz apologia ao consumo de carne. É uma hamburgueria especializada em carnes, gente! Então cada coisa no seu lugar, certo? (esses tempos em que vivemos são confusos, bem sei…).

Ah, e o nome (20/9) é referência à data gaúcha que se comemora o churrasco… ops, não é bem isso que se comemora. Mas deixa assim, né, que esse não é um blog político (mas tem história…). De qualquer maneira, a data é sempre referência quando se trata de carne sem frescura (é assim que o 20Barra9 define o próprio cardápio).

20Barra9 - 12

Sabe aquela lambança que a gente faz comendo hambúrguer? Pega direto um papel toalha da parede.

E sim, o lugar tem todo um estilo açougue antigo ou carniceria argentina, sabe?

20Barra9 - 51

Fui no almoço, mas bomba mesmo no happy hour e na noite! É bem bacana porque a parte da frente é aberta, embaixo das árvores, com móveis rústicos – vale conferir.

20Barra9 - 3

Cardápio do 20Barra9:

*Valores de fevereiro/2016

20Barra9

Endereço: Rua Hilário Ribeiro, 287 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3508-9167

Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h30 às 15h. Das 18h às 23h30. Domingo, das 12h às 23h.

Então esse é pra quem gosta de hambúrguer:

Cocina 640: a nova hamburgueria da Borges

The Chefs: sem glúten e com muito bacon

Hambúrguer para combinar com vinho