No último final de semana estive em São Francisco de Paula à convite das queridas Márcia e Magali, da Pousada Casa de Pedra.
A ideia era que eu descansasse. Cheguei no meio da tarde de sexta, tomei um chá da tarde preparado sob a supervisão das gurias e dormi até a noite – estava precisando. Mas aí decidi que ia conhecer um lugar que o Zé Alberto Andrade – nosso colega aqui da Rádio Gaúcha e natural de São Chico – tinha me recomendado: o Castelli Resto Pub.
Não sabia muito bem o que me esperava, mas fui até lá. Fica na entrada da cidade.
O lugar tem dois ambientes bem distintos. Próximo ao bar é mais intimista, meia-luz, pra casais ou até pra quem vai sozinho.
Olha ali minha mesa com o vinho.
Esse é o bar – também é possível ocupar o balcão.
O outro ambiente é mais iluminado.
Ao mesmo tempo, super aconchegante.
Olha o detalhe dessa lareira com os troncos da madeira característica de São Chico.
Aí comecei pedindo uma taça de vinho. Um Merlot Casa Perini. E digo – estava ótimo!
O prato foi uma sugestão da casa – o Filé ao Molho Surpresa. Confiei e não me arrependi – é um molho branco com vinho e cogumelos. O filé vem acompanhado de batatas sauté e arroz branco. Essa é uma meia porção – e como queria que outros restaurantes seguissem a mesma política de oferecer metade do prato (para quem vai sozinho ou quem quer comer algo diferente do que quer sua companhia) e por um valor razoável – 60% do valor integral. Entendo que cobrar 50% nem sempre é possível – porque no estudo do valor de um prato entra também o tempo de preparo e alguns insumos que são usados em igual quantidade para o prato inteiro ou não. Mas 60% é razoável – já vi até 80% ser cobrado. Aí a pessoa pede inteiro e desperdiça, muitas vezes, a comida que sobra. Enfim, feito o desabafo, esse tamanho foi perfeito pra minha fome. Que era grande! (quando não é?)
Antes de sair, perguntei “quem é o chef?” e a resposta da Fernanda, que me recebeu com um sorriso, me deixou livre pra escolher onde sentar (ando por todo o restaurante até achar o lugar perfeito) foi – minha mãe! Sim, a cozinheira que está à frente dessas delícias é a Maria Teresa. Que também é mãe do Rafael.
Ah, essa era a vista do teto que tinha ali no meu cantinho.
Não ia pedir sobremesa. Eu juro. Mas aí descobri isso: Tortinha Gelada da Vó. Apenas que a sobremesa de domingo preparada pela avó da família dona do negócio virou um prato no restaurante. É simplesmente maravilhosa: vai nata, nozes, bolacha Maria e doce de leite, além de amêndoas. Como é pequena, o doce é na medida certa.
Essa é outra visão da mesa onde eu estava – é aquela bem à esquerda. Fiquei horas ali comendo, tomando vinho, escrevendo… ideias fervilharam nesse lugar! I-n-s-p-i-r-a-d-o-r!
Mas não acabou. Comecei a conversar com as pessoas por lá – sem identificar o Roteiro nem nada, só de boa mesmo, e me disseram – dá uma olhada na nossa adega. Aí fui caminhando e encontrei esse espaço incrível.
Olha bem. A casa tem um forno no subsolo. Que foi transformado em um espaço pra servir refeições.
Usei o flash pra mostrar melhor. Certo que a próxima vez que for no Castelli, vou comer na adega.
O lugar é super acessível às crianças também.
Confere o cardápio e os preços do Castelli Resto Pub e também a carta de vinhos. Ah, um parabéns pela carta: equilibrada com vinhos nacionais e importados, com preços pra todos os bolsos. Curti!
*valores de outubro/2015
CASTELLI RESTO PUB
Endereço: RS-020 Km 87 – Vila Colinas – São Francisco de Paula – RS
Telefone: (54) 3244-1095
Funcionamento: de quartas a sábados, das 11h30 às 14h30 e das 18h30 às 23h30. Domingos, das 11h30 às 15h.
CURTE A SERRA? CONFERE MAIS DICAS DO ROTEIRO DA SARA
A primeira vez nas corredeiras do Paranhana
A Ásia deliciosa nos sabores do Galangal
Malbec: restaurante com sabor dos pampas em Gramado
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.