Levei anos, anos pra fazer meu primeiro rafting.

rafting6

Na minha última ida a Três Coroas (confere aqui dez motivos para visitar a cidade) à convite da Prefeitura tive a oportunidade de testar todos os atrativos turísticos da cidade. E um deles foi o rafting: assim conheci o início do Paranhana. Que na verdade é um rio falso – ele era o Arroio Santa Maria que, com a construção de uma barragem, teve o rumo modificado e a vazão de água.

Já na chegada ao Brasil Raft Park (existem mais outras seis empresas operando no Parque das Laranjeiras, com percurso mais curto) a natureza arrebata a gente.

Brasil Raft Park

O primeiro passo é preencher uma ficha com informações de segurança. Seja muito sincero nas respostas! Isso vai garantir que sua aventura seja mais prazeirosa, né?

Brasil Raft Park

Documentos assinados, hora de ouvirmos as orientações. Nessa hora eu não fazia ideia de nada – nunca faço, sou tri marinheira (rá!) de primeira viagem nessas aventuras. Mas amo, gente, como amo!

Brasil Raft Park

Espiei e os botes já estavam lá nos esperando. U-hu!

Brasil Raft Park

Mas antes, era a hora de botar roupa de borracha porque fazia frio. Elas devem ser alugadas por um valor à parte. Não são de uso obrigatório. Mas não esqueça que você vai ficar pelo menos uma hora na água, e é bem importante estar abrigado nessa hora. O colete salva-vidas precisa usar e faz parte do equipamento fornecido gratuitamente.

Brasil Raft Park

Eu tava que nem me mexia direito. Nunca fui surfista, então não tinha muito jeito pra vestir essa roupa. A cara de felicidade é porque entrei numa tamanho P. Chorado, mas entrei… (foi o Cristiano, um dos donos, que me convenceu que esse era meu tamanho, tá?).

Brasil Raft Park

Sim, sim, sim, vai começar, vou fazer rafting pela primeira vezzz!

rafting2

Aquela fotinho especial com a equipe. E eu de mão na cintura de novo, porque digamos que não me sentia a mais confortável do mundo com esse negócio apertado. Mas quando tu entra na água entende que quanto mais apertado, mais quentinho… Só que eu ainda não sabia!

rafting

Aí entramos em um caminhão de transporte com sistema de som e fomos lá pro início do trecho, onde ainda é Canela.

Na cabeceira do rio, acima da Barragem das Laranjeiras, está a Usina de Geração de Energia do Canastra, abastecida de água através de dutos vindos do Sistema Salto de barragens.

thumb_IMG_2451_1024

Essa água junta-se com o arroio Santa Maria e outros arroios que nascem na encosta da Serra Gaúcha.

rafting4

E essa vista de tirar o fôlego nos recebe já no início. É espetacular, meus amigos! Sério, as prefeituras de Canela Três Coroas precisavam se unir para implantar o turismo sustentável nesse lugar. Além dos esportes, é preciso que esse seja um espaço de contemplação!

rafting3

Bem, todos na água? Antes de pegar a estrada (ha, ha, ha!), primeiro precisamos aprender os comandos. O Cristian era o nosso capitão. E todo mundo obedecia.

rafting5

Todos entenderam? Então vamos lá! Olha a minha cara de felicidade (quem não reconheceu, sou a da frente, à direita) tocando o bote!

rafting6

Oooopss… quase virou. Eu ainda tô ali dentro, mas praticamente encoberta pela água (geladinhaaaa!)

rafting7

bote não virou nesse percurso. Na verdade, pelo que os instrutores me explicaram, não é comum que vire. Pode ser provocada a virada, se o pessoal pedir por isso. O rio é razoavelmente raso. Mas sempre precisa perguntar pros instrutores, que conhecem as corredeiras em detalhes. Não tente se meter dentro da água sem saber, ok?

Nesse percurso, uma integrante da equipe caiu – e foi parar embaixo do barco. Ela ficou super tranquila – seguiu as instruções do início – e tinha um espaço para respirar. Me assustei um pouco, confesso. O Cristian moveu o bote e a turma puxou ela de volta pra dentro. Mas quer uma dica? Quando a coisa apertar, ou a corredeira for mais complicada, sempre incline seu corpo para dentro do barco. Se for preciso, sente no chão! Eu sei porque fiz isso algumas vezes… 🙂

Aí chega ao fim o rafting e começa a hora do relax: surfe de bote na onda. A gente vira um liquidificador humano – e ri como crianças. Molhadas, é claro!

rafting8

Aí dá tempo pra tomar um banho, fazer uma festinha dentro do rio…

E é hora das fotos.

rafting9

Olhe bem pra foto e entenda o que aprendi de mais importante nesse dia: delineador de olhos não combina com rafting. Obrigada.

Esses são os valores do Brasil Raft Park. Não é tabelado, então você pode encontrar outras faixas de preço por lá, nas outras empresas.

Brasil Raft Park

Esse o restaurante com área de convivência:

Brasil Raft Park

E essa a dica da aventura (até porque não pega celular nem tem wi-fi por lá).

Brasil Raft Park

Ah! Fui lá outro dia ainda e fiz também o quadriciclo. Viciei! Gente, onde eu tava essa vida toda que não tinha feito esses esportes radicais(inhos)?!

thumb_IMG_2460_1024

Levei um tempinho pra aprender. Mas quando vai, não dá vontade de parar!

thumb_IMG_2483_1024

BRASIL RAFT PARK

Endereço: Rua Pastor Ross, 725 – Águas Brancas – Três Coroas – RS

Telefone: (51) 3546-1066 | (51) 9817-0055

Funcionamento: Horário de saída do rafting todos os dias mediante reserva 9, 12 e 15 horas

TURISMO DE AVENTURA EM BENTO GONÇALVES

CAMBARÁ: O FRIO E OS CÂNIONS ARREBATADORES