O que é boa comida para você?

Pra mim, essa foto mostra um dos meus pratos preferidos. Ceviche feito da maneira original: peixe cru com suco de limão, milho choclo e cebola roxa. Porque me lembra uma das viagens mais incríveis que fiz, uma espécie de mochilão, há alguns anos, pela Bolívia, Chile e Peru. E um ceviche incrível descoberto no fundo de um mercado simples e popular, em Tacna, no Peru.

E porque estou falando tudo isso?

Porque esse foi um dos pratos apresentados no evento Chef’s Table, na Casa Cor RS, com organização e curadoria da Embaixada Gourmet. Preparado pelo chef destaque hoje em Santa Catarina, o Lucas Cinti.

IMG_6348

Levei algum tempo para compreender o que ficou muito claro no jantar, que reuniu dez chefs do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil: a alta gastronomia nasce na nossa memória sensorial e afetiva. Na lembrança da confort food das avós ou da tia do interior. Quando se fala de grandes cozinheiros e mestres de cozinha, se fala em buscar ingredientes locais, recuperar a história e cultura de um local e pensar comida. Aqueles ingredientes longínquos, que atravessam oceanos enlatados e encaixotados por meses estão caindo em desuso.

Conversei com a Fernanda Guimarães, uma das idealizadoras da Embaixada (uma plataforma com ações concretas para fomentar a gastronomia regional e incentivar a construção de uma identidade para a comida do Sul), sobre essa relação tão bacana com nossa memória. Repara que essa é outra que se emociona, como eu, com comida! #mulheresquecomem

Não vou encher vocês de explicações sobre cada prato porque memórias sensoriais são, obviamente, super pessoais. Mas vou mostrar um pouco do que passou por lá. Foram nove pratos e três drinks – todos em formato degustação e com ingredientes que misturavam o local com a criatividade de cada chef. Foi uma diversão!

Começou com o ceviche do Lucas Cini, que já mostrei ali em cima. Aí a queridona da Natalia Tussi (chef do Rambla e professora da gurizada do Pão dos Pobres no curso de Gastronomia). Um prato típico do sul da Itália – o Arancini. Um bolinho frito recheado com arroz e carne. Na leitura dela, um Arancini do Mar. Que delícia!

IMG_6367

Olha a textura interna:

IMG_6369

Maurício Olmi, do Lucca, fez uma confort food total: A Galinha e o Mar. Tortelone recheado com moela e caldo de galinha caipira com crocante de pipoca.

IMG_6377

Leonardo e a Liliana, do Mandarinier, foram longe: criaram uma linguiça de pato com purê de batata que levava alga! O Pato Fora da Lagoa.

IMG_6406

Mandarinier: comida brasileira feita com jeito francês

Aí veio o Felippe Sicca brincando com os ingredientes que ele ama: a acidez, o picante e o agridoce. Um kobe beef com redução de butiá. O Me Caíram Os Butiás.

IMG_6415

Opa! E o Carlos Cacá Kristensen? Ele teve que levar a brincadeira à sério, como sempre. Porque se cozinhar é muita diversão pra alguém, pode ter certeza que se chama CacáKobe mais batatas doce. Mas a apresentação, GENTE!

IMG_6425

Agora, pra mim, sabor de infância: língua bovina! O Marcelo Schambeck, do Del Barbieri, fez muita gente provar esse prato pela primeira vez. Com vocês, a Língua Afiada. Di-vi-na! (E defumada!)

IMG_6436

Ainda teve o Vinicius Gomes com o Frutos do Campo, a primeira sobremesa. Pão de ló leve e equilibrado, com frutas.

IMG_6457

Aí foi a hora do Diego Andino, que já disse aqui outras vezes, é a definição viva de pessoa doce. Olha o Paralelo Trinta que ele criou:

IMG_6466

A doce arte da Diego Andino

E teve também, é claro, os drinks do Alex Mesquita, considerado o melhor mixologista do Brasil (especialista em drinks). Um show à parte!

IMG_6354

IMG_6359

Whisky irlandês Jameson, demi-glace, angostura, suco de limão Tahiti e pinole torrado

IMG_6445

Espumante Cave Geisse, gin Hendrick’s, bitter de pimenta cambuci, hibiscus e perfume amazônico de priprioca com cumaru

Vodka Absolut Elyx, suco de limão siciliano, uva niagra, maple syrup e manjericão

Vodka Absolut Elyx, suco de limão siciliano, uva niagra, maple syrup e manjericão

E, é claro, invadi a cozinha. Olha que coisa mais linda todos os chefs trabalhando juntos em todos os pratos!

IMG_6387 IMG_6397

Foi uma festa de sentidos e de amizade. Já falei pra vocês que o melhor lugar de um jantar ou evento é na cozinha, certo?

Parabéns  à Fernanda e ao Lúcio, da Embaixada Gourmet, pelo sucesso da noite e, principalmente, por ajudar a  pensar comida.