IMG_5599

Esse é um post diferente do que você está acostumado aqui no Roteiro da Sara. Apenas que esse risoto aí da foto, com linguicinha calabresa e cogumelos é obra minha!

Fui convidada pelos queridos do Cozinheiro Amador a preparar, em um vídeo, alguma receita que eu curtisse fazer. Puxa, sempre gostei de cozinhar, mas nos últimos tempos não tive muitas oportunidades. Aí lembrei dessa invenção: um risoto que criei pra receber as gurias aqui da Gaúcha, há uns três anos, reunindo tudo que gosto (tem arroz arbóreo e vinho branco também na receita!).

E não é que deu certo? Olha só o vídeo com a receita e muitas risadas.

Os guris do Cozinheiro estão no Meu Rango Afu, portal delicioso da Rede Atlântida. E o Roteiro também está lá, clica aqui.

Tá tudo explicadinho lá no vídeo, mas confere os ingredientes. Minha dica é: vai cozinhar? Aposta em qualidade dos produtos que você compra.

IMG_5591

 

Ingredientes:

Manteiga

Cebola

Alho

Linguiça fina defumada

Cogumelo Paris fresco

Arroz arbóreo

Pimenta

Vinho branco (usei chardonnay)

Modo de Preparo:

1) Derreta metade da manteiga e doure a cebola e o alho;

2) Adicione as linguiças picadas e doure;

3) Adicione os cogumelos e em seguida a primeira dose de vinho;

4) Coloque o arroz e partir daí vá adicionando vinho aos poucos, sempre mexendo para que o arroz libere o amido e fique cremoso;

5) Lembre de ir adicionando o vinho em doses e quando ele acabar seguir com água quente aos poucos também.

6) Coloque sal e pimenta a gosto.

O mais importante do risoto é essa coisa de ficar colocando água ou vinho aos poucos e sempre mexer até essa umidade ir sumindo. Assim o arroz vai liberando seu amido e isso que gera a cremosidade. Quando chegar perto do final, vai adicionando o que restou da manteiga – a outra metade! Tudo ou o quanto quiser. Não precisa nada de creme de leite e queijo.

 

Esses temperos são meus xodós. Comprei em Buenos Aires, mas tem outros por aqui parecidos. O bom é que ele mói na hora – o que dá um sabor especial.

IMG_5595

Esse ingrediente aqui… bom, ele acompanha o prato pronto. 🙂

IMG_5594

E depois do vídeo, das risadas e de preparar um panelão, olha que legal o momento da celebração! E a gravação rolou em um espaço muito legal de coworking gastronômico: o S3: food design lab.

Valeu, pessoal!

cozinheiro amador

Renata Brentano, Adelino Bilhalva, André Neto, Lucas Pinto e eu!

Testou a receita? Conta aqui pra gente!