Esse é um post diferente do que você está acostumado aqui no Roteiro da Sara. Apenas que esse risoto aí da foto, com linguicinha calabresa e cogumelos é obra minha!
Fui convidada pelos queridos do Cozinheiro Amador a preparar, em um vídeo, alguma receita que eu curtisse fazer. Puxa, sempre gostei de cozinhar, mas nos últimos tempos não tive muitas oportunidades. Aí lembrei dessa invenção: um risoto que criei pra receber as gurias aqui da Gaúcha, há uns três anos, reunindo tudo que gosto (tem arroz arbóreo e vinho branco também na receita!).
E não é que deu certo? Olha só o vídeo com a receita e muitas risadas.
Os guris do Cozinheiro estão no Meu Rango Afu, portal delicioso da Rede Atlântida. E o Roteiro também está lá, clica aqui.
Tá tudo explicadinho lá no vídeo, mas confere os ingredientes. Minha dica é: vai cozinhar? Aposta em qualidade dos produtos que você compra.
Ingredientes:
Manteiga
Cebola
Alho
Linguiça fina defumada
Cogumelo Paris fresco
Arroz arbóreo
Pimenta
Vinho branco (usei chardonnay)
Modo de Preparo:
1) Derreta metade da manteiga e doure a cebola e o alho;
2) Adicione as linguiças picadas e doure;
3) Adicione os cogumelos e em seguida a primeira dose de vinho;
4) Coloque o arroz e partir daí vá adicionando vinho aos poucos, sempre mexendo para que o arroz libere o amido e fique cremoso;
5) Lembre de ir adicionando o vinho em doses e quando ele acabar seguir com água quente aos poucos também.
6) Coloque sal e pimenta a gosto.
O mais importante do risoto é essa coisa de ficar colocando água ou vinho aos poucos e sempre mexer até essa umidade ir sumindo. Assim o arroz vai liberando seu amido e isso que gera a cremosidade. Quando chegar perto do final, vai adicionando o que restou da manteiga – a outra metade! Tudo ou o quanto quiser. Não precisa nada de creme de leite e queijo.
Esses temperos são meus xodós. Comprei em Buenos Aires, mas tem outros por aqui parecidos. O bom é que ele mói na hora – o que dá um sabor especial.
Esse ingrediente aqui… bom, ele acompanha o prato pronto. 🙂
E depois do vídeo, das risadas e de preparar um panelão, olha que legal o momento da celebração! E a gravação rolou em um espaço muito legal de coworking gastronômico: o S3: food design lab.
Valeu, pessoal!
Testou a receita? Conta aqui pra gente!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.