Muita gente ainda se recuperando da sexta-feira do Dia dos Namorados (não só os casais, os solteiros também), mas o que importa é que o amor está no ar nesse final de semana. Que tal pegar a cara-metade, ou o melhor amigo ou amiga, ou a família, e aproveitar esse inverno que finalmente chegou?

Hoje resolvi reunir algumas dicas aqui do Roteiro da Sara de passeios que já fiz e amei pelo nosso Rio Grande! Alguns precisam de reserva (já fica a dica pros próximos finais de semana) e outros é só pegar a estrada.

Vamos lá?

CAMBARÁ: O FRIO E OS CÂNIONS ARREBATADORES

IMG_5218

Todo mundo precisa, uma vez na vida, visitar os cânions de Cambará do Sul (confere aqui), A melhor hora para visitar é antes do meio-dia – quando começa a cair a tarde a neblina pode tomar conta. Sem falar que a gastronomia simples e deliciosa da cidade é ainda mais atraente no inverno. O município recebe cada vez mais hotéis e pousadas e são destino certo nos finais de semana de inverno. Vale conhecer e se embasbacar com as belezas naturais da região.

TURISMO DE AVENTURA EM BENTO GONÇALVES

IMG_0736

Quer subir a Serra para movimentar a adrenalina? Vale! A dica é visitar o Parque Gasper (clica aqui pra conferir a nossa escalada em um paredão de 60 metros) e escolher entre os vários esportes radicais que o lugar oferece. Tudo com extrema segurança. Claro, você não precisa se jogar no rapel, como eu fiz. Tem tirolesa, paintball e outras opções com menos susto, mas muita diversão.

PAMPA, CARNE E VINHO EM DOM PEDRITO

thumb_IMG_1945_1024

Em direção à fronteira com o Uruguai, outra opção pra aproveitar o sábado: os almoços harmonizados da Guatambu (clique aqui para saber mais). Tudo é produzido lá, além, é claro, dos vinhos. É possível se hospedar em Dom Pedrito ou seguir para Livramento e Rivera (distante 1h20min) e aproveitar as delícias – e as compras – na fronteira também.

SERRA GAÚCHA: OS CAMINHOS DE PEDRA

thumb_IMG_3473_1024

Pertinho de Porto Alegre, dá pra esticar até a divida de Farroupilha com Bento Gonçalves e seguir até o município de Pinto Bandeira, bucólico e cheio de encantos – sem falar nas vinícolas incríveis pelo caminho, com degustação de espumantes com altíssimo padrão de qualidade. Aqui você confere duas sugestões, a Valmarino e a o Restaurante Nona Ludia, mas tem muito mais!

PORTO ALEGRE REDESCOBERTA

16302149

Quando escrevi esse post sugerindo lugares para turistar a Capital, ele foi um dos mais acessados do blog. E com os ânimos divididos – fui igualmente xingada e amada pelas minhas sugestões. É claro que Porto Alegre tem muito mais ofertas do que as que coloquei aqui. Mas foram as minhas escolhas para aproveitar a Capital, e mais do que isso – para nos adornarmos, novamente, de uma cidade que é nossa e da qual a insegurança cada vez nos afasta mais. Passear pela nossa cidade também é uma maneira de declarar o amor pelo nosso Portinho. Vamos lá?