sara aldrey

Rolou mais um live no Facebook da Rádio Gaúcha com a Aldrey Zago Menezes, consultora em câmbio e sócia da AZM – Assessoria em Câmbio. O papo rolou, dessa vez, com várias perguntas de ouvintes da rádio e leitores do blog. Tem alguma outra pergunta? Deixa aqui nos comentários. No próximo post, vamos falar de vistos para viajar e até morar em outros países!

Então, vamos lá a algumas respostas para dúvidas que não podem atrapalhar sua viagem!

QUE EU FAÇO SE PERDER MEU PASSAPORTE?

O primeiro ato é registrar uma ocorrência policial (ou em algum órgão oficial, depende do país) de perda do documento. Depois,  procurar  o consulado ou embaixada brasileira. Eles poderão providenciar um passaporte novo de urgência. Mas fique atento: passaporte novo virá “zerado”, sem os vistos que você tinha nele. Isso pode ser um problema para você continuar sua viagem. Caso decida retornar ao Brasil, poderá solicitar ao consulado um documento chamado Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é gratuito.

Uma dica: Envie para seu email e de mais alguém (a Aldrey sempre manda para o da mãe dela), a cópia do seu passaporte, contato e nome dos hotéis onde ficará hospedado e as informações sobre os voos. Qualquer emergência ou perda você terá tudo no e-mail e isso facilita quando acontecem imprevistos.

O MELHOR MOMENTO PRA COMPRAR É PERTO DA VIAGEM?

O ideal é você planejar a viagem, monitorar o câmbio junto ao seu assessor de câmbio (a Aldrey é a minha muito antes dela se tornar parceira do blog, e monitora para mim pelo menos dois meses antes das minhas viagens) e ir comprando aos poucos a moeda. A ideia é assim conseguir um preço médio. A cada oscilação favorável você realiza uma troca, e se a queda for maior, faz uma compra mais gordinha.

Ainda, a compra de um volume maior pode significar uma negociação com a taxa de câmbio ainda melhor.  O câmbio oscila diariamente e fatores internos – politica, economia, intervenção do Banco Central – influenciam,  assim como os externos – como foi a eleição na França agora em abril, atos do presindente norte-americano Donald Trump. O ideal é estar sempre acompanhando.

Agora, sobre comprar um seguro viagem: não deixe MESMO para a última hora. É preciso escolher com cuidado a melhor proposta, principalmente as coberturas e demais assistências.  Importante escolher o seguro que tenha uma assistência mais personalizada e contratá-lo em um dia de câmbio baixo.

PARA QUE SERVE  UM SEGURO SAÚDE VIAGEM?

O seguro viagem é tipo um plano de saúde temporário. Além de cuidar da sua saúde caso algum acidente aconteça ou você fique doente, ele também tem cobertura para  assistência odontológica, farmacêutica, extravio de bagagem, viagem de regresso e muitos outros.
É muito importante antes de viajar realizar o seguro. Para ingressar em alguns países é obrigatório ter o seguro viagem. Na Europa, por exemplo, a exigência é de uma cobertura mínima de 30 mil euros. O que pode acontecer é, na entrada, não exigirem – para mim, nunca pediram. Mas se pedirem, você precisa apresentar.

SE ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIA MORRER NO EXTERIOR, OU MESMO EU, O SEGURO SAÚDE FAZ O TRASLADO DO CORPO?

Se a pessoa que falecer tiver o seguro viagem, sim, mas se a pessoa que faleceu não fez o seguro a família deverá arcar com as despesas do traslado do corpo.

SE EU ESQUECER TODO O DINHEIRO EM CASA E VIAJAR SEM NADA?

Parece absurdo, mas a Aldrey já teve uma cliente que embarcou com os filhos para a Disney e esqueceu todo o dinheiro no carro, com o marido. Eles fizeram uma remessa chamada Money Gram para um local próximo de onde ela iria desembarcar. Com um código enviado e o passaporte, ela retirou o dinheiro.

SE EU DESPACHAR LGUM BEM MAIS CARO NA BAGAGEM, PRECISO AVISAR A COMPANHIA AÉREA? ELES ME DEVOLVEM O VALOR, NO CASO DE EXTRAVIO?

O ideal é levar consigo algo mais caro. Caso precise despachar, peça no guichê da companhia área para preencher formulário com os bens que serão despachados. Talvez seja pedida a nota fiscal – não esqueça de levar. Essa é a maneira mais fácil de assegurar seu direito em caso de perda.

É MELHOR LEVAR DINHEIRO EM ESPÉCIE OU CARTÃO PRÉ-PAGO?

Levar em espécie é sempre mais barato, uma vez que o IOF é de 1,10%. Já o cartão pré pago tem IOF de 6,38%. Em viagens acima de 15 dias, a Aldrey sempre sugere levar o cartão nem que seja com 100 dólares. Qualquer emergência, você tem um valor ali para ser usado e com facilidade para recarregar. Um assessor de câmbio no Brasil pode realizar uma transferência bancária de urgência e o valor entrar no cartão em até 24 horas úteis.

QUANDO EU VOLTAR, VOCÊS COMPRAM DE VOLTA O DINHEIRO QUE SOBROU EM MOEDA ESTRANGEIRA?

Sim, as moedas podem ser compradas, mas lembre-se:
1)  Evite retornar para casa com moedas metálicas. As casas de câmbio dificilmente irão realizar a troca depois;
2) Se você for viajar para um lugar onde a moeda seja exótica (que não tem muito giro por aqui, como por exemplo o peso colombiano) e sobrar dinheiro, troque por dólares americanos antes de retornar ao Brasil.

TENHO NOTAS ANTIGAS DE DÓLAR GUARDADAS EM CASA, COM MAIS DE DEZ ANOS. POSSO USÁ-LAS?

Nos EUA sem problemas. Mas, em outros países, possivelmente não serão aceitas antiga. “Se você possuir notas de 2001 ou anteriores, veja se é do “carudo”, o da cara grande, se for o da cara pequena muito difícil de aceitarem”, explica Aldrey.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE DISTRIBUIR O DINHEIRO QUE LEVO? COLOCO NA MINHA BAGAGEM? 

Leve com você o valor.  Imagine que existe a possibilidade da sua bagagem ser extraviada. Quando chegar ao destino, e não quiser andar o tempo todo com o dinheiro, separe uma parte em lugares discretos (dentro de meias, dentro de sapatos). A Aldrey, inclusive, coloca dinheiro dentro das botas que usa se é inverno (se você tem outra tática, divide com a gente aqui nos comentários).

Quer conferir a entrevista que foi ao ar ao vivo no Facebook da Rádio Gaúcha? Dá play!

O próximo live com o tema vistos e viagens será dia 25 de maio, às 14h30, no facebook.com/RadioGaucha.

Leia também – Viagem: dez perguntas e respostas sobre moedas e câmbio

A AZM – Assessoria em Câmbio fica na rua Fernandes Vieira, 89 – sala 3 – Bom Fim – Porto Alegre. A equipe envia diariamente de maneira gratuita o câmbio das principais moedas estrangeiras. Solicite pelos telefones (51) 98115-7906 ou (51) 99887-0503. Confira a página no http://www.azmcambio.com.br

Esse é uma postagem em formato de parceria comercial com a AZM – Assessoria em Câmbio. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) com perguntas da editora e de leitres. A marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha.