Você tem dúvidas sobre moedas estrangeiras, seguros, envio de moedas para o exterior?  O Roteiro da Sara e a Rádio Gaúcha têm uma nova parceira: a AZM – Assessoria em Câmbio, que vai responder as perguntas dos leitores. Quer saber mais? Deixa sua dúvida nos comentários e no próximo post a Aldrey Zago Menezes, sócia da AZM e consultora em câmbio, responde pra gente.

Aldrey Zago Menezes paticipou de um Live no Facebook da Gaúcha, que você confere no fim do post

Aldrey Zago Menezes paticipou de um Live no Facebook da Gaúcha, que você confere no fim do post

1. Quais são os principais fatores, na atualidade, que influenciam na alta ou na queda do DÓLAR e do EURO?

Aldrey: Os fatores internos, como o rumo da política e economia, os leilões realizados pelo Banco Central e o corte de juros no Brasil, e os externos, por exemplo, eleições na França e Alemanha, a elevação dos juros americanos pelo FED (Banco Central norte-americano).

Com o corte de juros no Brasil e o aumento dos juros nos EUA, os investidores poderão retirar investimentos de países emergentes como o nosso e voltar a investir em um país mais estável como os Estados Unidos.

2. Para a Europa, o que é melhor levar – dólar e trocar por Euro, ou já sair do Brasil com Euro?

Aldrey: É sempre mais vantajoso sair do Brasil já com Euros.

3. Para quais países pode ser interessante levar REAIS?

Aldrey: Para o Uruguai ou Argentina. É preciso acompanhar a cotação.

4. Para a Argentina é melhor sair daqui com pesos, reais, dólares ou ambos? Como se dá a conversão lá?

Aldrey: As pessoas geralmente optam por levar daqui pesos argentinos, assim não se preocupam com a troca lá – ao menos para o primeiro momento de pegar um táxi no aeroporto e ir para o hotel. Mas antes de tomar a decisão se vale a pena levar pesos argentinos ou dólares americanos é interessante olhar uma casa de cambio argentina para ver quanto está a cotação para a troca. (nota da Sara – nesse post do blog tem o link para cotações na Argentina e uma fórmula para calcular o que vale mais a pena)

 5. Como funciona o TRAVEL CARD?

Aldrey: É um cartão pré pago, sem custo. O valor nele é mais alto que a espécie por conta do IOF de 6,38% que incide sobre a carga de moeda. É uma opção recomendável para viagens que durem mais de 15 dias – no caso de qualquer emergência poderá ser realizada uma recarga, que entra no cartão em até 24h úteis. O cartão é usado para compras via débito em estabelecimentos com a bandeira respectiva, e também poderá ser usado para realizar saques da moeda local. Porém, cada saque é taxado em cerca de US$2,50.

6. Caso eu esteja no exterior e precise de uma remessa de emergência de dinheiro, como funciona? Onde retiro esse dinheiro?

Aldrey: É possível realizar uma remessa via Money Gram, por exemplo, onde uma pessoa aqui no Brasil realiza o pagamento em reais do valor a ser enviado (com limite de US$3.000) e em 10 minutos (contados no relógio, mesmo!) o valor chega ao destino. O destinatário recebe então um código e um link. Nesse link ele localiza o lugar mais próximo dele para saque e com o código e passaporte retira o dinheiro.

7. É possível abrir conta bancária em outros países? Quais? Como proceder?

Aldrey: É possível, sim. Varia de acordo com o país e banco. Na Austrália, por exemplo, no banco mais popular – o Commonwealth – permite abrir uma conta bancária três meses antes do embarque, e ainda oferece uma opção de conta de estudante que não tem tarifas.

8. Meu filho vai estudar por um ano em uma escola no exterior Qual a melhor maneira de enviar valores mensais para ele?

É possível enviar dinheiro para conta bancária de seu filho no exterior. O valor geralmente chega em um dia útil. O processo é super simples. Procure seu assessor de cambio para realizar o cadastro e então o que acontece é que você faz uma transferência de câmbio para a corretora, que envia o valor para a conta do seu filho. Não incide imposto de renda nesse tipo de operação, o qual é enquadrado em Manutenção de Residente.

Transferência internacional vale muito a pena porque a cotação é mais baixa: o IOF é de 0,38% – além de uma taxa chamada de swift que não possui um valor alto.

9. Estou pensando em ir embora do Brasil, como faço para enviar valores ao exterior?

Da mesma forma que a pergunta anterior, mas aí acontece uma operação de transferência internacional entre contas de mesmo titular. Mas fique atento, você poderá transferir para o exterior o valor de acordo com sua capacidade financeira declarada no IR.

10. Qual moeda devo levar para países mais exóticos?

Na maioria das vezes o melhor é levar a moeda do país de destino, como por exemplo para Nova Zelândia a dica é levar dólar neozelandês, para o Canadá, o dólar canadense. Já outros países, como a Colômbia, é super difícil conseguir pesos colombianos fora de lá. Aí, é melhor levar dólar americano, mesmo. Já para Cuba, a dica é levar Euros ou dólares canadenses.

Curtiu? Tem mais dúvidas? No último Live no Facebook da Gaúcha a Aldrey respondeu vária perguntas. Confere!

A AZM – Assessoria em Câmbio fica na rua Fernandes Vieira, 89 – sala 3 – Bom Fim – Porto Alegre. A equipe envia diariamente de maneira gratuita o câmbio das principais moedas estrangeiras. Solicite pelos telefones (51) 98115-7906 ou (51) 99887-0503. Confira a página no http://www.azmcambio.com.br

Esse é uma postagem em formato de parceria comercial com a AZM – Assessoria em Câmbio. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) com perguntas da editora e de leitres. A marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha.