Floriano Spiess - 9

“Vem, mas vem com fome!”

Essa foi a senha para a sexta-feira quando fui, finalmente, conhecer o menu degustação do chef Floriano Spiess. Uma das cozinhas top de Porto Alegre, eu já tinha pedido a conta quantas vezes havia desmarcado a ida. Não queria ir com pressa. E o dia, perfeito, chegou.

Estava com uma hóspede – a Valeria Barragan, recém chegada de Buenos Aires (brinco que é minha família argentina, o assado que fazem na casa dela, nunca comi melhor nem na Argentina, nem no Brasil. Mas isso é OUTRA história!) e fomos as duas. Queria a opinião dela, também.

Floriano Spiess - 2 (1)

O Floriano trabalha com a cozinha molecular e fusion. Explico: ele mistura processos químicos e físicos para dar sabores e texturas diferentes à comida (molecular) com a experidência que tem em vários tipos de vertentes. Ou seja – ele faz boa comida, além de com requinte de visual.

Vamos lá? Com vocês, o menu passo a passo!

Floriano Spiess - 4 (1)

Para acompanhar o início, esse Lírica Brut um super espumante feito em método tradicional

Floriano Spiess - 1

Tudo começou com esse Veloute de couve flor tostada com gel de carne fria! Acompanhando, uma focaccia de cebola e alho negro. Eu já comeria só isso, mas vinha MUITO mais

Floriano Spiess - 2

Aí foi a vez desse “Quarteto moderno”. Vou mostrar um a um! Esse, à frente, é um tomate desconstruído recheado com creme de hadoque defumado e micro esferas de azeitonas feitas com a água da azeitona

Floriano Spiess - 3

Aí na foto, o queijo mantiego coberto com pele de cebola e mil folhas crocante de brandade de bacalhau com ovas saborizadas com wasabi e capes molecular com cápsula de mussarela de búfala líquida com tomate gelificado e crocante de manjericão. UFA!

Floriano Spiess - 4

A cápsula de pertinho (vocês identificaram que é uma espécie de caprese, certo?)

Floriano Spiess - 5

Aí, um dos clássicos do restaurante – o camarão! – em três versões

Floriano Spiess - 7

Salteado no oliva com alho, salsa e pimenta togarashi sobre slice de brioche

Floriano Spiess - 8

Camarão crocante na geléia de pimenta thay (esse é um clássico, gente, comeria muitos, tantos!)

Floriano Spiess - 6

Aí o Floriano decidiu inventar um embutido com camarão: salsicha defumada!

Floriano Spiess - 9

⁠⁠⁠Ovo molecular (sim, pra mim, o melhor prato de todos, incrível!). Gema de ovo cozida em solução de agar agar durante 40 segundos a 72°. Rapidamente é dado um choque térmico e em seguida é envelopado entre uma fina fatia de pão. Aí vai ao forno a 300° com queijo Gruyere, raspas de trufas e flor de sal! A brincadeira consiste em ter o pão tostado , o queijo derreter e gratinar, mas a gema ovo permanecer totalmente líquida no meio!

Floriano Spiess - 11

Aí tu corta no meio, e é isso que acontece! <3

Floriano Spiess - 12

Aqui todo cheio do mistério, chega à mesa um cestinho!

Floriano Spiess - 14

Tahdah! É um robalo!

Floriano Spiess - 13

Feito no vapor de saquê. Esse tava gostoso, mas eu ainda estava pensando no pão com ovo!

Floriano Spiess - 15

Aí vem esse que também está entre os meus preferidos: linguado recheado com siri cremoso sobre falso fetuccine de palmito (sim! sim!) ao molho beurre blanc e ovas de massago

Floriano Spiess - 16

Com a carne vermelha, passamos pra esse Da’Diva da Lidio Carraro. Com Merlot e Cabernet Sauvignon das vinhas da região de Encruzilhada do Sul. BEM interessante!

Floriano Spiess - 17

Lomito ao perfume de figos apimentados com ar de chimichuri, servido sobre uma pedra incandescente – é preciso comer logo, para não passar do ponto!

Floriano Spiess - 19

Falando em ponto, ESSE É O PONTO de uma carne de qualidade. Gente, tentem – não se cozinha boa carne, se faz exatamente isso!

Floriano Spiess - 20

Eu juro que já tava quase morrendo de tanto comer. Mas aí… ainda veio isso! Costela certificada Hereford, assada em baixa temperatura sobre couscous marroquino e molho bordelaise. SIM, UMA COSTELA! Desmanchava na boca!

Floriano Spiess - 21

Lombo de cordeiro ao molho de sua redução com crocante de parmesão. Aqui eu já remava, mas pro cordeiro, sempre remo em direção a ele!

Floriano Spiess - 22

Ai chegou a hora da sobremesa… não, da pré sobremesa! Pré sobremesa : sorbet de limão siciliano com infusão de capim cidro e hortelã

Floriano Spiess - 23

E aí, a festa pra quem adora doces, como a Valeria (eu confesso que aqui só belisquei, sou dos salgados e não tinha mais espaço!)

Floriano Spiess - 24

Mil folhas de amêndoas recheado com ganache de chocolate branco com cachaça envelhecida

Floriano Spiess - 25

Fondant de chocolate da Bahia com espuma de vinagre de framboesa

Floriano Spiess - 26

Brownie com sorvete cardamomo

Saímos de lá piponas (em espanhol quer dizer aquela sensação de quando se come tanto, tanto, que só rolando pra se mexer). E bem felizes – foi uma super experiência gastronômica.

Mas… aí vou contar pra vocês que quem ficou curioso e guloso, precisa se apressar. Tudo indica que até o final do ano o Floriano Spiess feche essa operação e abra outra no Viva Open Mall – com uma outra proposta, mais família e com outros valores – mas com uma qualidade que promete fazer a diferença. Uma pizzaria – a Fiori Officina di Pizzas. Óbvio que fiquei curiosa – sou aficcionada por pizzas! Mas mantenho vocês informados!

FLORIANO SPIESS COZINHA DE AUTOR

Endereço: Praça Japão, 155 – Boa Vista – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3237-7601

Funcionamento: de terça a sexta, das 19h30 às 23h. Sábados, das 19h30 às 0h.

Valor: o menu degustação custa R$260 + 10%. Os vinhos são à parte. O restaurante trabalha também com pratos a la carte por outros valores.

PARA QUEM CURTE GASTRONOMIA

Os novos sabores do restaurante Seasons

Hashi: a cozinha de fogo e emoção do Cacá

1884 por Francis Mallmann: a cozinha quente de Mendoza