Por Rita Cherutti, nutricionista especialista em psicologia e esportes, mestre em medicina pela UFRGS

Quem sofre com a compulsão alimentar sente-se repetidamente desmotivado e com sensação de fracasso, pois, diante de uma crise, pode chegar a ingerir até 8 mil calorias em uma única refeição. Este ciclo vicioso desagrada, entristece e desmotiva quem sofre desta doença tão pouco comentada e,  menos ainda, compreendida pela sociedade.

Geralmente, os compulsivos vivem em um eterno efeito sanfona, no velho “emagrece e engorda”, e possuem um guarda roupas que vai do tamanho 36 ao 48, pois vivem oscilando pesos e fases.  Em primeiro lugar, aceitar a doença é fundamental e, em seguida, a pessoa deve buscar auxílio com terapia e acompanhamento de uma nutricionista.

Dentro da nutrição existem alguns alimentos que são gatilhos para quem é compulsivo, por isso, conhecer o que te desencadeia uma crise é essencial. Como exemplo podemos citar a pipoca, que pode desencadear uma crise em uma pessoa e em outra não, e o tão famoso cacetinho (pão francês), que pode causar extrema compulsão. Portanto, a dica é: observe o que te faz enlouquecer atrás de mais comida e evite de vez este alimento. Não tente se sabotar, retire ele da sua lista de compras e procure não leva-lo mais para sua casa.

Sabemos o quanto é difícil abrir mão do que se gosta, mas, com certeza, o mais difícil é passar uma vida inteira lidando com duas imagens tão extremas no espelho, e, mais ainda, com a sensação de fracasso que este comportamento traz.

Procure ajuda, compulsão tem tratamento e você merece ser cuidado! =)