Você sabe o que significa a expressão baby crash?

Em uma tradução literal, choque do bebê, ou seja, fenômeno que acontece com a chegada do novo membro à vida do casal. Veja algumas dicas da psicóloga Iara L. Camaratta Anton para evitar os desgastes que podem ser causados durante essa transição.

1.Arranje tempo para vocês dois

Cuidar da saúde, do bem-estar e da sua vaidade favorece a autoestima e a autoconfiança, além de fazer parte da “arte da sedução”, que aquece a vida a dois. Além de reservarem um momento para se curtirem, sair, jantar, namorar ou mesmo ficar em casa vendo um filme e relaxando é muito importante.

2. Não deixe a libido de lado

As mudanças corporais e psíquicas (causadas também pelo cansaço, falta de sono e da rotina de cuidados com o bebê) podem implicar em diminuição temporária da libido e, consequentemente, ao afastamento do casal.

3. Evite a intromissão de terceiros

Muitas pessoas se intrometem, dando conselhos e tomando iniciativas que desfavorecem a ambos. Lembre-se que as decisões devem ser tomadas por vocês.

4. Cuidado com os ciúmes

Alguns casais têm extrema dificuldade em lidar com triângulos, de modo que duas partes se apegam e outra fica afastada. Exemplos: mãe e pai x bebê; mãe e bebê x pai; pai e bebê x mãe: família da mãe (ou do pai) e bebê x família do “outro”. Um dos dois se apodera e o outro se sente excluído.

5. Desconecte-se do mundo infantil

A mãe, especialmente no período de licença-maternidade, acaba entrando “de cabeça” no universo infantil, já que passa 24h de seu dia envolvida nos cuidados com a criança como troca de fraldas, amamentação, banho e etc e acaba se sentindo isolada do mundo.