Aprenda a deixar o esmalte bonito por mais tempo - Foto: Divulgação

Aprenda a deixar o esmalte bonito por mais tempo – Foto: Divulgação

Toda semana é o mesmo drama: encontrar alguma maneira de fazer o esmalte escolhido durar até a próxima visita a manicure. Mesmo quem faz as unhas em casa passa por essa preocupação, porque dificilmente se tem tempo pra ficar fazendo as unhas mais de uma vez por semana, né?

Pensando nisso, fui atrás de algumas dicas infalíveis pra manter o esmalte lindo por mais tempo!

Olha só:

1. Lixe bem suas unhas

Nada de ficar com preguiça! Lixar as unhas direitinho é o primeiro passo para quem busca maior durabilidade no esmalte. Polir também é bem importante, pois a superfície mais lisa é essencial para deixar o esmalte bonito por mais tempo, só cuide para não acabar deixando as unhas muito finas, o que pode enfraquece-las.

2. Use sempre uma base

Nunca dispense o uso da base! Além de proteger suas unhas da pigmentação dos esmaltes, que pode deixá-las manchadas, a base contribui pra fixação, pois cria uma camada mais aderente e duradoura. Aposte em produtos pra tratamentos específicos, como fortalecimento, nivelamento e brilho.

3. Descubra qual seu tipo de esmalte

Assim como a pele e o cabelo, as unhas não são todas iguais e, por isso, não se adaptam bem a todo tipo de esmalte. É importante descobrir qual marca encaixa melhor com o seu tipo de unha, o que vai fazer o esmalte durar mais e o brilho ser mais intenso.

Você precisa descobrir qual a melhor marca de esmalte para seu tipo de unha - Foto: Divulgação

Você precisa descobrir qual a melhor marca de esmalte para seu tipo de unha – Foto: Divulgação

4. Não use esmalte vencido

Nada que seja velho ou vencido pode fazer bem para seu corpo, né? Esmalte vencido, além de fazer mal à saúde, prejudica a fixação e a durabilidade. Prefira os vidrinhos mais novos, com textura fina. Mas, caso o esmalte endureça antes de vencer, você pode acrescentar um pouco de óleo de banana, isso ajuda a amolecê-lo.

Leia também: Seis dicas para deixar as unhas bonitas e saudáveis

5. Não esqueça o top coat

O top coat chegou mesmo pra revolucionar! Ele age como uma “cola” na hora da fixação, ainda auxilia na secagem e evita o aparecimento de bolinhas, inimigas número um da esmaltação perfeita!

6. Tire o excesso da ponta

Muitas manicures conhecem e aplicam esse truque, que faz com que o esmalte não descasque quando a unha entra em atrito com outras superfícies. Depois de pintar, espere secar um pouco e use um palito com algodão molhado em acetona pra contornar as unhas. Isso cria uma linha fina de proteção em volta do esmalte.

7. Água gelada

Essa é uma alternativa aos produtos de secagem rápida, como óleo e spray. Depois de fazer as unhas, mergulhe-as em um recipiente com água gelada (coloque gelo para potencializar o efeito). Deixe agir por alguns minutos e pronto, suas unhas estarão praticamente secas. Demais, né?

A água gelada vai ajudar a secar suas unhas - Foto: Divulgação

A água gelada vai ajudar a secar suas unhas – Foto: Divulgação

8. Use luvas

Não tem como escapar das tarefas domésticas? Então não esqueça de usar luvas! O excesso de água e os produtos de limpeza descascam com facilidade o esmalte. Ah, e prefira sempre as luvas de borracha, pois as que são feitas de látex podem deixar as unhas brancas.

Pronto! Nada de ficar sofrendo por causa da duração do esmalte, hein?

Beijo me segue: @jujumassena no Twitter e Instagram ;-)