Há dois sábados, o Roteiro foi diferente: o desafio era descobrir o que de mais bacana havia para fazer em um clube. No caso, a Sogipa, uma das mais tradicionais sociedades de Porto Alegre – que está às vésperas de completar 150 anos.
E tem muita coisa legal planejada para essa festa. Confere aqui a programação!
Cresci em Novo Hamburgo, cidade de colonização alemã, com várias sociedades ativas até hoje. Pense: os imigrantes chegavam em uma terra inabitada. Trabalhavam muito. Não existiam diversões prontas. O que fazer? Criar grupos de convivência para jogos coletivos, manifestações artísticas e celebrações sociais.
A Sogipa, também nascida em um núcleo de colonização alemã, hoje tem um espaço democrático para tentar agradar todos os públicos. A partir de agora, vocês conferem o Roteiro que escolhi – e consegui quase na totalidade – seguir!
1. A CHEGADA
A primeira coisa que fiz no sábado – e que faço nos finais de semana – foi deixar meu carro para lavar. Uma comodidade ter uma lavagem no estacionamento. Enquanto curtia o dia, o Perolinha ia pro banho. E tava precisado, esse cara!
Chegando na secretaria do clube, recebi um kit muito fofo para começar o dia. Os novos sócios também recebem um kit de boas-vindas! Tinha três taças porque meu almoço seria com mais duas amigas… vocês já verão quem são!
Aí pra substituir a carteirinha do sócio, necesária para entrar em diversas áreas do clube, a equipe da Sogipa criou vouchers para cada atividade que eu havia escolhido. Uma delicadeza sem tamanho!
Veja bem, todos tinham um recadinho relacionado com a atividade.
2. HORA DO CAFÉ DA MANHÃ – E QUE CAFÉ!
Apenas que o BioBar fica em frente às piscinas, com essa vista de tirar o fôlego. E o cardápio deles é muito bacana, com opções criativas e preços acessíveis.
Esse sanduíche de frango e guacamole aí da foto, por exemplo (acredite, frango e guacamole!). Leva ainda queijo provolone e cebola roxa: R$13,50. É uma refeição. Acompanhei com um café e um suco detox (melão, limão, água de coco e chia).
Essa é a vista do meu café da manhã. Já comecei a relaxar…
3. HORA DE CUIDAR DO CORPITCHO
Sou fanática, quase maníaca por massagem. De todos os tipos. E resolvi testar os serviços da Ciseaux, que tem salão lá dentro da Sogipa e oferece uma massagem shiatsu dos deuses. Eles já estão há dez anos ali dentro. A proprietária, Rossana, diz que a filha praticamente cresceu dentro do clube. Tudo fica meio família ali!
O Lucas Andrade é o massoterapeuta. Na verdade, ele aplicou uma mistura de técnicas. Além do Shiatsu Namikoshi, que é japonês, ele também aplicou a técnica aí embaixo: TokSen, massagem tailandesa com essas madeirinhas aí.
Eu vivo com uma contratura nas costas. Vocês não imaginam o alívio!
Aí foi a hora das minhas unhas. Que também acabo conseguindo fazer só no sábado. Adorei, adorei o trabalho!
Que turma querida a tua, Rossana.
Eu fiquei vidrada nesses vouchers fofura total! Mas eles foram só pra mim, tá gente, desculpa… <3
4. PARTIU CHURRAS
Isso foi, de longe, a opção que mais me atraiu ao montar o Roteiro. Fazer [aprender] um churrasco no espaço da Sogipa.
Não só pela experiência, mas porque tudo, absolutamente tudo está à venda lá. Além de apetrechos para empréstimo.
Essa foi minha escolha. Que tal, churrasqueiros de plantão? (essa picanha ficou maravilhosa! que carne deliciosa!)
A minha profe foi a Luiza Mamentini. Além de ser nossa super profissional do digital do Grupo RBS, ainda prepara uma carne (e apoios) como ninguém!
Ela me ensinou a fazer o fogo. Só que já não faço mais a menor ideia da ordem dos fatores para dar tão certo. Sem problemas, da próxima vez eu chamo ela de novo e tá feito.
A técnica de salgar as peças (vai Lulu!).
Presta atenção àqueles pimentões recheados. Já conto como ela fez (e eu gamei!).
Sim, a gente foi meio exagerada.
Pra acompanhar, também do quiosque do churrasco da Sogipa: queijo coalho e pão de alho com Catupiry (de verdade, com a marca oficial).
A cara não ficou perfeita, a gente sabe, mas o sabor… nossa! Ah, e anota aí: pica tomate, mistura com requeijão e recheia a metade do pimentão. Aí cobre com queijo! Põe na grelha e… mmm!
Ah, sim, esqueci de contar: chegou a Kelly Matos pra completar o trio. E pra beber/comer/rir juntas, né…
Esse trouxe da minha adega. Um Larentis Merlot, produzido com a Colheita Noturna de 2015 – da qual eu participei! Ficou perfeito com o churras!
5. DESCANSO NA REDE
Pra baixar o tanto que se comeu, hora de ir pra rede. Eu e a Kelly ficamos até as quatro da tarde picando o churrasquinho e falando da vida [da nossa, né gente, que é a que mais nos interessa]. A Lu já tinha ido pra outro compromisso. Mas a gente não conseguia sair das churrasqueiras… só andamos um poquinho pra pegar a rede. Ela é parte do que a Sogipa oferece pros associados, e é gratuita.
6. SERÁ QUE VOU MALHAR?
Tinha reservado uma hora para academia de manhã. Mas, como sempre na minha vida, me amarrei, e essa hora foi sendo deixada pra depois, pra depois… acabei indo até a academia, mas só para conhecer. Depois de tanto churras e do soninho na rede, não rolou a ganinha necessária para malhar.
Mas, ok. Pra não me sentir muito preguiçosa, fui pra pista de atletismo (veja que bacana essa pista!) fazer a fit.
Tá, dei uma volta só. Pra caminhar um pouco e curtir o visual.
E conversar mais um pouquinho com a Kelly, também, óbvio.
O mais bacana é que a Sogipa, com seus 150 anos, é também um patrimônio pra história do esporte na cidade. E essa história está contada por lá – pelas paredes, nos campos, no incentivo às atividades ao ar livre.
Essa é a parte mais legal do meu trabalho: descobrir Roteiros pro nosso dia. Dentro ou fora da cidade, do lado de casa ou em outro país. A gente precisa, necessita olhar mais ao redor. Curtir coisas diferentes. Aproveitar o nosso tempo!
Para se associar:
Central de Associações – (51) 3325.7246 | 51 99842.9606 (whatsapp) | contato@sogipa.com.br | ou pelo site, nesse link (é necessário preencher um pequeno formulário).
* Os planos são individual, duo (casal, pai/mãe e filho), teen, familiar e sênior.
** Se quiser saber ainda mais, dá uma olhada nesse vídeo do verão na Sogipa: https://www.youtube.com/watch?v=6_FALWfdD50
Essa é uma postagem em formato de branded content. O conteúdo foi redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) e a marca e os produtos que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora teve liberdade para escolher, avaliar ou vetar (se necessário) o que foi apresentado.