a la minuta ossip - 31

Tudo começou com um post sem maior pretensão – fiz uma lista de 5 a la minutas que curto aqui em Porto. Não eram nem as melhores. Eram cinco que curto, assim, de boas. Foi um auê, gente! Respostas, discussões, críticas, sério, me diverti tanto que até a la minuta virasse debate por aqui. Aproveitei, peguei as dicas dos leitores e estou indo provar uma a uma. Algumas não rendem um post inteiro – vão entrar na próxima lista, outras nunca aparecerão porque tive uma péssima experiência, aí simplesmente não falo sobre (melhor que detonar).

Bom todo esse papo pra contar pra vocês que ontem fui conhecer o buffet de a la minuta das segundas no Ossip da Cidade Baixa. Eles têm buffet todos os dias, mas só nas segunda tem a la minuta.

Já tinha ouvido falar e confesso que fiquei bem feliz com o que encontrei por lá. Destaque especial para o feijão (gente, dá vontade de comer de balde) e pra super oferta de saladinhas. Ok, não comi muito verde, mas deveria tá (olha aí, blog Lado Natureba, to me puxando, pelo menos mentalmente, tá Giane e Natalia? 😉

O Ossip é aquele barzinho legal na esquina da República com a João Alfredo. Um dos primeiros lugares a servir cerveja artesanal em long neck (sim, minha memória sempre tem relação com comida ou bebida. Ok, tem outras referências, mas aqui nesse blog não posso contar – ou preciso mudar a faixa etária de acessos), foi bacana descobrir que o almoço deles é tão gostoso quanto as comidinhas na noite (sou fã da pizza em quadradinhos).

Com vocês, minha experiência na segunda de a la minuta do Ossip!

O lugar não é tão pequeno, mas cheguei perto do meio-dia e tinha uma pequena fila. Em dois minutos, fui chamada. Tranquilo

O lugar não é tão pequeno, mas cheguei perto do meio-dia e tinha uma pequena fila. Em dois minutos, fui chamada. Tranquilo

a la minuta ossip - 3

Esse creme de ervilhas estava fazendo sucesso. Não provei, mas quem comeu disse que estava super bom

a la minuta ossip - 8

Achei bárbara essa mesa de frutas e saladas. Tudo fresquinho!

a la minuta ossip - 12

Essas folhas também valem à pena. Me incomoda chegar para almoçar e os verdes estarem cortados há muito tempo e murchos – respeita o tempo da plantinha, gente!

a la minuta ossip - 15

Ai, né a fã das conservas pira! Esses pepinos tavam perfeitos (até queria saber se são feitos lá mesmo), ovinhos de cordorna nhac, palmitinho picado e pimenta biquinho. Sobre a pimenta biquinho (que eu gosto, bem entendido) me pergunto se tem um fornecedor especial para a Cidade Baixa. Porque o que vejo ela por lá não tá explicado…

a la minuta ossip - 9

O feijão! Gente, que feijãozinho de chorar no cantinho (comendo, óbvio, o feijãozinho). Reposição o tempo todo, óbvio!

a la minuta ossip - 19

Feijão e arroz integral. Tem arroz branco também, não fotografei porque… bem, porque todos sabemos como é um arroz branco (e também porque esqueci, não vou mentir, tava com fome)

a la minuta ossip - 17

Ovo ovo ovo ovo ovo! Ai, como eu amo! Com a gema molinha (mas tem que olhar bem, nem todos estão com ela mole, o segundo – ou foi o terceiro, hehehe – estava mais durinho), sobre o arroz com feijão… que FELIZ!

a la minuta ossip - 20

Já falei uma trozena de vezes que não sou muito fã de batata frita, então nem provei. Mas também tinha vegetais salteados e aipim. Também não comi.

a la minuta ossip - 22

Esse bolinho de legumes tava com uma carinha ótima!

a la minuta ossip - 25

O buffet tem duas opções de carnes – esse frango em molho vermelho e carne de gado. Provei o frango e estava PERFEITO. Não ressecado, tenro, muito bom!

a la minuta ossip - 26

A carne estava boa. Sinto falta de ser mais mal-passada, mas é raro um bife de a la minuta ser mais grosso. Ah, boa qualidade da carne e do tempero também.

a la minuta ossip - 36

O valor inclui um copo de suco de laranja natural

a la minuta ossip - 38

E inclui também uma sobremesa. Nesse dia era mousse ou essa cocada. Gente, coco com leite condensado, tava ótimo!

a la minuta ossip - 31
Então tá. Bom apetite pra vocês (eu termino esse post quase meio-dia da terça e já iria fácil, fácil atrás de outro almocinho desses, mas preciso segurar a onda, né gente?)

 OSSIP – A LA MINUTA DAS SEGUNDAS

Endereço: RUA da República, 677, Cidade Baixa – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3224-2422

Funcionamento: de segunda à sexta, das 11h30 às 14h30. Nos sábados, das 12h às 15. Funciona à noite como bar.

Valores: R$20 (nas segundas, o buffet é de a la minuta). Nos outros dias, o cardápio muda. No sábado a opção é feijoada a R$22.

PRA QUEM ADORA UM ALMOCINHO SABOROSO

A simplicidade caseira do almoço no Mariu’s

RÜA: o sanduíche pra comer na calçada

Porto Boteco: para nós que amamos a la minuta

Cinco a la minutas imperdíveis em Porto Alegre