Na última sexta-feira conheci uma cidade que, confesso, não sabia que existia. E ainda faz parte do Dia do Vinho!

E confesso sem qualquer vergonha – porque me encantou demais conhecer Vila Flores. A cidade fica logo depois de Veranópolis, na Serra Gaúcha. E assim como a cidade vizinha, traz a característica da longevidade entre seus habitantes.

O nome já é poético, não acham? Mas não veio de uma flor. Veio desse lugar aí embaixo:

1. VILLA DO PÃO – CASA FIORI

vila flores dia vinho - 259

Essa casa centenária abriga a mesma família há mais de cem anos. Hoje, quem cuida é a Salete Fiori. Duas famílias toscanas – Fiori e Zilio – fizeram essa história acontecer.

vila flores dia vinho - 223

E desde 1913 é parada obrigatória para os viajantes (e moradores, também) que se deliciam com a receita do pão da nona. Na época era feito no tamanho de 2 kg e vendido para vários locais, inclusive os conventos e seminários locais e de cidades próximas.

vila flores dia vinho - 210

Além dos pães especiais, o lugar também tem uma cafeteria (não é café colonial, é uma cafeteria que serve doces e salgados feitos por lá, todos baseados nas receitas da nona). Eu fui de uma mistura ítalo-germana: pão, figada, nata e café com leite.

vila flores dia vinho - 233

É que o italiano pede ou pão com figada, ou cuca com nata.

Eu, não. o_O

vila flores dia vinho - 239

No fogão a lenha, enquanto isso, um quentão perfeito esperava pela gente. Se você for lá, aproveite e pergunte pelo nonno Eliseu Fiori. Você não vai se arrepender – e vai ter uma aula de história, bom humor e vida saudável!

vila flores dia vinho - 227

Villa do Pão – Casa Fiori

Endereço: Av. das Flores, 878 C – Vila Flores/RS

Fone: (54) 3447-1624 / 3447-1360

2. CAMA E VINHO DOS PADRES

vila flores dia vinho - 158

De 1949 a 2006, o prédio original da Pousada dos Capuchinhos abrigou o Seminário Santo Antônio.

vila flores dia vinho - 101

Com a diminuição da procura, o local se transformou em um hotel temático.

vila flores dia vinho - 90

E não é qualquer hotel – tem quartos luxo, wi-fi, winebar (sim, melhor pousada e melhor ordem a dos Capuchinhos!), piscina com acessibilidade e muito, muito vinho.

vila flores dia vinho - 86

Sim, não é apenas o winebar que traz o vinho. O lugar também produz há décadas o vinho canônico (aquele que é usado nas missas). O frei Djair Galvan é o enólogo da Vinhos Frei Fabiano.

vila flores dia vinho - 118

Juro pra vocês que já degustei muitos vinhos, mas esse foi a primeira vez. Doce e bem forte! Não se preocupem, ele ainda não é bento – então posso tomar sem pecar! 🙂

vila flores dia vinho - 126

A Pousada dos Capuchinhos é um lugar incrível que fica em uma cidade que até agora ainda não consigo entender como não conhecia até hoje!

vila flores dia vinho - 144

Os quartos são modernos e confortáveis.

vila flores dia vinho - 139

E todos – os freis me garantiram, todos – são bem-vindos à pousada!

vila flores dia vinho - 96

Pousada Santo Antônio Capuchinhos  

Endereço: Rua do Seminário, 290 – Vila Flores – RS

Telefone: (54) 3447-4700

3. A CERÂMICA DA L’ARTE CECCATO

Esse é outro lugar inacreditável. Uma casa antiga com um jardim enorme, onde a família que desde o início do povoado produzia tijolos de barro hoje mostra um pouco da sua arte em cerâmica. E que cerâmica!

vila flores dia vinho - 68

Dona Benedita e seu Jacir Ceccato nos recebem de sorriso e braços abertos. Contam a história das suas famílias e dos imigrantes italianos que chegaram à região. E acontece algo incrível durante o relato – os dois conseguem falar ao mesmo tempo, e fazer total sentido! Juro que às vezes ficava tensa – será que não vai dar briga? Um mais do que interrompendo o outro – falando enquanto o outro fala? Sara, você estava em Vila Flores! Não tem mau tempo! <3

Uns fofos! Uns fofos!

vila flores dia vinho - 56

Tudo tem história. Tudo tem significado. Não vou contar o significado da cesta e do livro pra não estragar a experiência de vocês. Mas vão!

vila flores dia vinho - 53

São Francisco está por tudo. E seus bichinhos também!

vila flores dia vinho - 43

O dia não estava dos melhores. Mas quem se importa? O local conta com um espaço para meditação, relógio de ervas – cada hora correspondendo a uma parte do corpo humano. E tem um lance bem interessante – o lugar é completamente ecunêmico. Se por um lado a história da imigração carrega o componente católico com toda sua força, por outro, esse espaço usa o sagrado feminino forte no povo inca – com direito a pacha mama e tudo!

vila flores dia vinho - 77

Ainda é possível comprar obras lindas como essa: um presépio feito em cerâmica. O lugar também oferece cursos e a vivência de um dia inteiro. O valor para entrar, provar chás preparados por eles e conhecer um pouco da história italiana? Sente: R$10.

vila flores dia vinho - 81

L’Arte Ceccato – Arte em Cerâmica

Endereço: Linha Aimoré – Vila Flores – RS

Telefone: (54) 3447-1261 / (54) 9971-0235

E-mail: lartececcato@lartececcato.com.br

4. O AUTÊNTICO FILÓ ITALIANO

vila flores dia vinho - 16

Na noite de sexta, quando cheguei, fui direto à Casa do Artesão, onde acontece o Filó de Vila Flores. Fortaia, polenta, bolos, queijos, salames, vinho colonial e muita festa. Sério – queria um filó por semana!

vila flores dia vinho - 1

Tudo começa com uma representação da história da imigração italiana. A chegada dos imigrantes, as dificuldades, o pão – tudo retratado de maneira sensível pelo grupo de teatro.

vila flores dia vinho - 15

Na hora da comida, gente, o que é a polenta com molho de carne moída ou de galinha caipira? Não consigo lembrar sem morrer de saudades!

vila flores dia vinho - 18

Olha essa cuca da direita e o pão (da Villa do Pão!) à esquerda.

vila flores dia vinho - 33

Quando você acha que já acabou tudo, vem o pinhão. Na chapa. Maravilhoso.

O Filó de Vila Flores recebe visitantes de várias cidade. É preciso fazer reserva, porque é super concorridos – existem grupos com datas marcadas até o ano que vem! Eles trabalham com horários à tarde (para a terceira idade e também para crianças). Tem cantoria, brincadeiras e muita diversão. E eu já disse, mas preciso repetir: o que faz com que esse pessoal de Vila Flores seja tão querido e bem-humorado? Bom, não respondam – só continuem assim!

Filó Italiano de Vila Flores

Endereço: Rua Luiz Roncatto, 31 – Bairro São Luiz- Vila Flores – RS

Telefones: (54) 3447-1195 / (54) 9167-0633

E-mail: filovilaflores@gmail.com

RESTAURANTE MASCARON

vila flores dia vinho - 179

Dos mesmos proprietários do Restaurante Giratório (Restaurante Giratório: um almoço nas alturas de Veranópolis), o restaurante fica próximo à Casa do Artesão. Almocei no sábado lá e era um dia super frio. A lareira acesa, o vinho bem servido em taça e as massas ajudaram a aquecer o almoço!

vila flores dia vinho - 170

Agora, gente. Esse bolinho doce que por algum motivo acompanha a sopa de agnolini é de comer de joelhos. Agradecendo, agradecendo, agradecendo!

vila flores dia vinho - 168

Restaurante Mascaron Paradouro

Endereço: RSC 470, Km 168 – Vila Flores – RS

Telefone: (54) 3447.1534
Vinhos do Brasil

O Roteiro da Sara é parceiro do Vinhos do Brasil e Ibravin no Dia do Vinho.

Essa é uma publicação patrocinada. Foi produzida com a curadoria, olhar, amor e paixão pelo vinho do Roteiro da Sara.