The Raven

The Raven é outro daquela turma do adoro ir lá então uma hora faço um post que nunca fazia porque sempre deixava pra próxima.

Mas, já há alguns findes – quando estava por Porto Alegre – o chef Julio Cefis, argentino que mora há mais de 20 anos no Brasil, me incomodava “E aí? E o Corvinho? Quando tu vem?”. Até que no último domingo zarpei pra lá.  O Julio tava certo: era hora.

The Raven

O restaurante fica na Cidade Baixa e a decoração leva a gente pra qualquer outro lugar. Eu, particularmente, me sinto em Buenos Aires. Não necessariamente pelo estilo pub. Mas pela sensação que me dá ir lá. Especialmente se vou sozinha e sento nesse corredor, curtindo meu vinho e minha comidinha…

The Raven

O nome dá a dica do patrono do lugar, né? Edgar Allan Poe, Sir.

The Raven

A vista da rua.

The Raven

Os detalhes internos.

The Raven

Tem mezanino!

The Raven

Essas janelas em vitrais! <3

The Raven

Mas vamos pro almoço do último domingo. Começamos com a entradinha. O pão não é feito lá, mas as pastinhas vegetariana de creme com ciboulette e limão e outra de polvo marinado são!

The Raven

Aí o meu prato preferido lá no Raven. Que na verdade é uma entrada: o tartar. Note que é filé cortado a faca com uma gema crua de codorna sobre.

The Raven

Fui de taça de vinho tinto português para combinar. AMO isso no Raven – eles vendem taças de vinhos ótimos, super bem servidos, por preços acessíveis!

The Raven

Ainda estava nesse vinho quando chegaram as vieiras. Essas foram mandadas pelo Julio mesmo. Estavam deliciosas, sem aquela textura de congela-descongela.

The Raven

Nessa hora já tinha terminado a primeira taça de vinho e fiz o caminho contrário das harmonizações: fui pro vinho branco. Também em taça.

The Raven

E aí chegou à mesa o mestre dos mestres. O risoto de limão siciliano com polvo.

The Raven

O mais engraçado é que fiquei xingando mentalmente o Julio pelo tamanho do prato (pedi que mandasse uma porção menor, mas ele deixou do tamanho normal) e, enquanto isso, dava a primeira garfada. Quase chorei de emoção. Não tem como explicar o sabor e a textura desse polvo. Tem que provar. Sério, tem que provar. Macio, porém firme. Um quê de defumado ao fundo. Perfeito!

The Raven

Sobremesa? Fui no preferido do chef, mas que não tem muita saída. Bom, talvez agora tenha, porque fiquei encantada: isso é uma fatia de queijo brie derretida com calda de frutas vermelhas por cima, preparada pelo Julio.

The Raven

Vou contar uma coisa que aconteceu, logo que cheguei. O seu Paulo, que é cliente do lugar, veio falar comigo, perguntando se eu não era “a Sara do blog de gastronomia?”. Adoro quando me identificam assim! Disse que sim, e ele começou a vender o lugar pra mim. Tipo, de tanto que gosta, fez questão de me garantir que eu estava muito bem ali. Comecei a rir e conversar com ele, e disse que conhecia também o Corvinho e o tinha em meu coração. Seu Paulo disse que veio em um domingo com a família e agora há três finais de semana repete a dose. Olha eles aí, que família mais fofa!

The Raven

Aproveitei também que estava perto da cozinha e ataquei uns pratos pra fotografar. Depois fui xingada pelo Julio, que disse que não eram pratos pra fotos. Claro, sei que as pessoas preparam um pouco melhor os pratos quando sabem que eu vou – o que não faz diferença, porque a essência de um lugar e o sabor da comida não mudam apenas com a apresentação – mas quem vê qualquer defeito nessas delícias, pelamor?

Esse é o entrecot Raven que vem com purê de mandioquinha.

The Raven

Salmão Raven também com purê de mandioquinha.

The Raven

Esse é o Entrecot Lombardo.

The Raven

Linguado Belle Meunière.

The Raven

Quer conferir o cardápio do The Raven? Presta atenção que os preços são bem mais em conta que em outros restaurantes do mesmo estilo.

* Valores de outubro/2015

THE RAVEN

Endereço: Rua Sarmento Leite, 969 – Cidade Baixa – Porto Alegre

Telefone: (51) 3070-2882

Funcionamento:  de terça a domingo das 19h30 às 23h30. Sábados e domingos das 12h às 15h.

5 lugares para comer massa em Porto Alegre

A Ásia deliciosa nos sabores do Galangal

Prato Verde: o pioneiro da comida vegetariana