alimentação biológica

Sempre ouvia falar da comida biológica, em suas várias versões. Meio desconfiada, tinha medo de não ter o que pra mim (e pra quem não?!) é o principal: o sabor.

E foi justamente isso que encontrei quando visitei o Centro Fabiano Gomes. Há anos queria entender um pouco mais do estilo de vida que prega mais leveza e contato com o próprio corpo. Ele já conversou comigo algumas vezes na Rádio Gaúcha e um dos estudos dele é, veja só, a felicidade (e isso é papo pra outro post… mas dá pra sacar que quando se fala em comida, eu sou muito feliz, né?)! O Fabiano e a esposa dele, a Tanara, resolveram criar um almoço com um versão própria de comida biológica justamente para reunir os alunos do Método De Rose, que eles aplicam na escola.

alimentação biológica

E descobri que a cozinha biológica não tem nada a ver com falta de sabor. Muito pelo contrário: os preceitos são agradar ao paladar e nos fazer sentir felizes e satisfeitos, não com aquela sensação ai-meu-Deus-comi-demais-agora-só-quero-jiboiar. É uma comida colorida, aromática, que agrada aos cinco sentidos.

Quando me explicaram isso pensei: “Mas e a audição? Onde entra aí?”. Então me dei conta que a alimentação biológica e mais do que só comer – é dividir um momento super importante do dia como o almoço ou jantar com pessoas e conversas legais e amenas à tua volta. Ou, se sozinho, em um ambiente calmo, com boa música ou mesmo silencioso.

 

Mas a versão da comida biológica fez tanto sucesso que agora estão pensando em abrir para o público – por enquanto, ainda é preciso ligar pra lá e reservar.

alimentação biológica

A mesa tem oito lugares e como os comensais vêm em dois turnos eles servem até 16 refeições por dia.

alimentação biológica

No início, o Fabiano explica um pouco sobre a alimentação biológica e começa o papo que se estende, aos poucos, durante todo o almoço.

alimentação biológica

Quem prepara a comida é a Maile Flores, que é formada em biologia e adora a culinária biológica. A carne não entra no preparo dos pratos, nem o refrigerante. E o que for possível de ser consumido na forma crua, ou o mais firme possível, melhor.

alimentação biológica

Nesse dia o menu era muito saborosostrogonoff, arroz com sementes, berinjela com grão de bico e creme de ervilhas.

alimentação biológica

Para acompanhar, uma salada verde com molho de iogurte temperado.

alimentação biológica

Outra coisa muito bacana da culinária biológica é que ela procura combinar com o clima do dia. Nesse almoço tínhamos friochuva. Logo, começamos com um creme de ervilhas.

alimentação biológica

O suco também é feito lá. Nesse dia era laranja.

alimentação biológica

Olha a lindeza desse prato. E vou contar pra vocês: o strogonoff não tinha carne! No lugar, palmitos e cogumelos.

E aquele montadinho de berinjela com homus de grão de bico e abobrinha? Apenas muito saboroso. E, gente, tudo tinha um gostinho e textura diferente do outro.

alimentação biológica

Não me aguentei e pedi pra Maile dividir as receitas do strogonoff e do arroz com os leitores do blog (e comigo, óbvio, né!). Ela sentou rapidinho ao computador e escreveu. Quem sabe é uma dica pro almoço – ou para acompanhar – o almoço do sábado ou domingo?

Strogonoff de palmito

(o melhor, para seguir os preceitos da alimentação biológica, é conhecer a procedência e a produção dos produtos que são previamente preparados – como o palmito, cogumelos e creme de leite)

2 cebolas

1 pimentão amarelo

1 pimentão verde

8 tomates

1 vidro de palmito 

1 vidro de champignons

2 caixas de creme de leite

Louro

Sal

Açúcar

Azeite de oliva

Modo de preparo:

Pique as cebolas, pimentões e os tomates.

Em uma panela em fogo alto, refogue as cebolas e os pimentões com um pouco de azeite de oliva.

Assim que a cebola ficar dourada e o pimentão levemente macio, acrescente os tomates, o sal, uma pitada de açúcar e 2 folhas de louro. Deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo, até que os tomates se desmanchem formando o molho.

Escorra o palmito e o champignon, e acrescente ao molho, misture bem. Em seguida acrescente o creme de leite, já com o fogo desligado, logo antes de servir.

Arroz com sementes

Arroz

Gergelim branco

Gergelim  preto

Linhaça

Lascas de amendôa ou sementes de girassol

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz como de costume.

Em uma frigideira bem quente, coloque proporções iguais das sementes (por exemplo: ½ xíc de cada) e mexa até que elas estejam levemente tostadas. Reserve.

Quando o arroz estiver pronto, ainda quente, acrescente o mix de sementes e misture.

Esta é uma ótima receita para incluir mais sementes no dia-a-dia. O mix de sementes pronto pode ser guardado em um pote e acrescentado em sopas.

E o Guapo, um dos cães que faz do lugar uma casa, super aprova (mesmo que ele não ganhe uma… provinha!)

alimentação biológica

Centro Fabiano Gomes Método De Rose

Endereço: Rua Luciana de Abreu, 115, Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 51 3061- 3115 – O restaurante é aberto ao público e possui mesa coletiva. É necessário agendamento pelo telefone.

Almoços com cardápios de comida biológica nas terças e sextas das 12h às 14h.

Valor: R$30 por pessoa. Prato já vem previamente montado. Pode repetir porções pelo mesmo valor. Bebida suco natural com fruta da estação. Opções em sobremesas vendidas à parte. No local não são comercializados bebidas alcoóicas e refrigerantes. 

Centro conta com estacionanento próprio com oito vagas e segurança privada.

* Sara visitou o Centro Fabiano Gomes a convite dos proprietários do lugar

CONFIRA OUTRAS RECEITAS NO #ROTEIRODASARA

VÍDEO: Jorge Aita dá a receita da maionese da avó

VÍDEO: confira a receita de risoto do Roteiro da Sara

Marmita saudável: três receitas de saladas completas