Talvez o budismo tenha a melhor definição para Três Coroas quando fala do caminho do meio. Dividida entre serra e vale, entre urbano e rural, foi um prazer para mim ser desafiada, no último final de semana, a descobrir os atrativos turísticos e gastronômicos da cidade.
Foi a primeira vez que o #RoteirodaSara visitou uma cidade com o apoio de uma prefeitura (a de Três Coroas, é claro) e de uma entidade (no caso, a Asteca, Associação Trescoroense de Canoagem). Minha pauta era livre, e por isso alguns dias antes lancei a pergunta nas redes sociais para os moradores da cidade: o que você indicaria a um turista que fosse visitar sua cidade?
As respostas vieram rápidas e me supreenderam. Há muito a fazer e a conhecer em Três Coroas. Com potencial turístico e gastronômico incrível, essa lista não pretende esgotar as possibilidades. Muito pelo contrário: é uma provocação a novas descobertas e a outras sugestões. Eu, pelo menos, já tenho planos de voltar – e comer! – logo, logo.
OS DECKS DO RIO EM MEIO À CIDADE
O título de Cidade Verde não é por acaso. Três Coroas existe em meio às árvores e ao rio Paranhana.
E uma série de decks de madeira e gramados verdes acompanham o rio e servem de espaço para famílias tomarem chimarrão, crianças brincarem e até grupos amigos assarem um churrasquinho nos sábados ao meio-dia.
RAFTING
O esporte mais tradicional da cidade tem sua sede nas corredeiras do Paranhana. O rio Paranhana tem uma nascente semi-artificial.
Na cabeceira do rio, acima da barragem das Laranjeiras, está a Usina de Geração de Energia do Canastra, abastecida de água através de dutos vindos do Sistema Salto de barragens. Essa água junta-se com o arroio Santa Maria e outros arroios que nascem na encosta da Serra Gaúcha. São seis empresas operando no Parque das Laranjeiras – a Eco Aventuras, a Raft Adventure, Central Sul Raft, Extreme e uma fora – a Brasil Raft Park. Essa última tem um percurso 4 km mais longo.
PARQUE DAS LARANJEIRAS
Além dos esportes radicais como rafting, arvorismo e tirolesa, o Parque das Laranjeiras tem churrasqueiras,espaço de convivência junto ao rio e espaço para camping (com banheiros com chuveiros e área gramada).
Quatro empresas rafting e outros esportes operam no parque.
O Parque das Laranjeiras está a 15 km do centro da cidade. Tem também uma pousada (Pousada das Águas) e cabanas, além de oferecer trilhas ecológicas.
Na Estrada Geral de Linha Café Alta, com acesso pela RS 115. Telefone: (51) 3501-1218 ou (51) 3546-7800.
TEMPLO BUDISTA
Explicar a energia daquele lugar com palavras é quase impossível.
O Templo começou a ser construído em 1998. Em 2002 falece o monge Rinpoche – foi ele que em 1994, ao conhecer Três Coroas, decidiu que ali seria um espaço de visita e inspiração para o budismo. Todos são bem-vindos e não é cobrada entrada.
É preciso, no entanto, seguir as regras do lugar e respeitar os moradores do Centro Budista e seus rituais e rotinas. Nos domingos também é possível acompanhar trabalhos e celebrações budistas.
Você pode saber mais visitando o site. O Templo abre de quartas a sextas das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Sábados e domingos das 9h às 16h30. Segundas e terças está fechado ao público.
PLATOO CAFÉ E JARDIM
Um lugar pelo qual passei rápido demais – e preciso voltar o quanto antes. Tem pouco mais de três meses e fica exatamente metros antes da entrada do Templo Budista.O espaço é lindo, com um jardim incrível e é a realização do sonho da vida de Cláudio, o proprietário do lugar e jardineiro do Templo.
Tudo que tem lá é produto de desapego – ou foi doado ou foi coletado por Cláudio durante toda a vida. O lugar também serve de espaço para aulas de jardinagem e teatro para crianças carentes da região.
RESTAURANTE ESPAÇO TIBET
O primeiro restaurante tibetano do Brasil está em Três Coroas. Ogyen Shak fugiu do Tibete há mais de 20 anos e hoje, junto com a esposa, Drika Shak, mantém o Espaço Tibet.
Quando se entra na casa, parece que um pedacinho daquele país está espalhado pelo jardim e pelas salas. Ogyen é um artista de cores (ele pintou parte do Templo Budista), plantas e panelas.
Os sabores dos pratos e bebidas são um espetáculo à parte. Quando se fala em gastronomia em Três Coroas, se fala no Espaço Tibet.
Importante: eles têm cada vez mais opções no cardápio para intolerantes ao glúten e também à lactose. Confere aqui o que foi publicado no blog sobre o Espaço Tibet no início do ano com fotos e horários.
CAFÉ COLONIAL RIEGEL
Uma das descobertas mais pitorescas do final de semana.
Um autêntico café colonial, com praticamente todos os produtos feitos pelo casal Lori e Erico.
O lugar ainda oferece espaço no jardim para tomar um chimarrão ou ficar vendo a vida passar. Tranquilamente!
Confere aqui o post sobre minha vista ao Café Colonial Riegel.
RESTAURANTE MEU CANTINHO
Outro lugar onde acabei voltando para fotografar durante um dia com sol. A vista é incrível, o buffet de comida caseira saboroso – e o atendimento cuidadoso de toda a família do Giovani Ritter é ainda mais especial.
É o roteiro perfeito para um almoço de sábado ou domingo. Vem com tempo, chega cedo, aproveita o deck ou toda a área no entorno para um chimarrão. Deixa as crianças correrem sem medo, o cachorro amarrado na guia. e respira um pouco de ar puro.
Pra abrir bem o apetite porque o que te espera é muita comida caseira. Minha dica: carne de porco, bacon e a maionese de batatas e alemã.
Gente, porque tão bom? Quer saber tudo sobre o Meu Cantinho? Confere aqui fotos, preços e horários.
PARRILLADA HECTOR BÁEZ
Primeira descoberta do final de semana. Uma autência parrilla uruguaia nas montanhas de Três Coroas. Próxima ao Parque das Laranjeiras, fica em uma casa enxaimel do início do século passado e é toda baseada em detalhes e memorabilia. Como outros lugares que já mostrei aqui, também tem um quintal e jardim incríveis, abertos ao público e que convida a sentar e esquecer da vida corrida da cidade.
Tá esperando o que pra conhecer, gente? Confere aqui meu jantar por lá!
HOTEL CAMINHOS DA SERRA
Primeiro hotel de Três Coroas, foi inaugurado há poucos meses e tem espaços amplos e iluminados. Os quartos contam com camas box, TV LED 32 polegadas e um café da manhã farto. Muita gente está optando ficar em Três Coroas e visitar as cidades próximas – Gramado, Canela e Nova Petrópolis – pelos valores mais em conta do que os da Serra Gaúcha. O hotel fica na Rua João Correa, 1800.
Essa é uma postagem comercializada. O conteúdo foi redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora teve liberdade para escolher, avaliar ou vetar (se necessário) pratos e locais. Porque o leitor é nosso principal editor! 😀
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.