parrilla três coroas

Uma das coisas que mais amo no meu trabalho é que hoje faço oficialmente o que já fazia, por instinto, desde que me conheço por gente: buscar recantos e sabores em cada novo lugar que vou.

Pois estou em Três Coroas, no Vale do Paranhana, a convite da Prefeitura Municipal e da Associação Trescoroense de Canoagem – Asteca. Sabe qual é meu desafio? Descobrir lugares para visitar e comer por aqui!

Gente, e eu cheguei e já descobri uma parrilla! Não, vocês não estão entendendo: é uma autêntica parrilla uruguaia.

parrilla três coroas

Parrilla Héctor Báez fica a cerca de dez quilômetros do centro de Três Coroas. É necessário voltar à RS-115 e pegar a rua que vai em direção ao Parque das Laranjeiras. Parte do caminho é de chão batido – mas super tranquilo! E quando você chega, se depara com essa casa de 1925.

parrilla três coroas

Esse estilo enxaimel é característico da região de colonização alemã.

parrilla três coroas

Mas o Héctor, uruguaio que está há mais de 30 anos no Brasil e proprietário da parrilla, encontrou a casa numa situação bem diferente. Olha só essa foto que está em uma das paredes.

parrilla três coroas

O lugar é cheio de delicadezas e lembranças da família de Hector. Como essa máquina de escrever, usada pelo pai dele em Montevidéu, sua cidade natal.

parrilla três coroas

 

Vou mostrar essa foto do fundo mais de perto. Olhem bem quem é essa morocha linda da direita. Reconhecem?

parrilla três coroas

É La Negra. A eterna Mercedes Sosa. Na direita da cantora, o pai de Héctor, que tinha um bar na capital uruguaia que recebia a cantante.

Vocês já entenderam minha emoção logo na entrada, certo?

parrilla três coroas

As lembranças estão por todos os lados (esse na foto é o Héctor, ainda criança). E olha que nem chegamos no salão do restaurante ainda!

parrilla três coroas

No caminho encontramos parte da equipe.

parrilla três coroas

sorriso é grátis e farto entre todos ali.

Também fartas são as entradinhas. Olha só.

parrilla três coroas

 

Preciso falar pra vocês desses molhinhos que vão acompanhar os grisinistorradinhas pãozinhos doces.

parrilla três coroas

A ordem de melhor sabor do mundo meu Deus é em primeiríssimo o chimichurri – sem dúvida o melhor que já comi! Héctor usa limão em vez de vinagre e alho-macho (uma variedade mais forte e quase cremosa). Segundo, aquela manteiga temperada do fundo. Gente, é perfeita. Não tem explicação.

parrilla três coroas

 

Já estava felizfeliz, quando chegou o vinho.

parrilla três coroas

Héctor veio cheio de desculpas por estar sem uma opção de Tannat uruguaio. Segundo ele, uma turma de clientes, ótimos bebedores de vinho, havia desfalcado a adega. Não tem problemas: esse Argento estava ótimo.

Ah, para tudo: antes de mais nada, preciso mostrar o que Héctor oferece como aperitivo de entrada. A sua própria versão da Uvita, bebida tradicional do indefectível Baar Fun Fun de Montevidéu.

parrilla três coroas

É uma mistura de vinho do Porto com vinho grenache. E vou dizer que está melhor que a que tomei tantas vezes no Fun Fun (mesmo assim, saudades gigantes Fun Fun y Montevideo!).

O lugar é todo decorado pela mão de Héctor.

parrilla três coroas

Creio que ele traz também, muito clara, a vontade de matar uma saudade de casa…

parrilla três coroas

 

Bem, já era hora do jantar. Pedi uma parrilla reduzida. Mas ainda assim, olha só tudo que veio.

Arroz temperadinho e batata frita especial (crocante por fora e quase cremosa por dentro).

parrilla três coroas

Maionese tipo ensalada rusa (a clássica salada uruguaia).

parrilla três coroas

Salada verde com tomate e cenoura.

parrilla três coroas

E a parrilla.

parrilla três coroas

Vou confessar para vocês que o entrecot veio muito passado – e eu sou fã de carne BEM mal passada. É sempre difícil fazer as pessoas entenderem que não, não tem frescura, pode trazer sangrando mesmo. Mas quer saber? A batata com creme gorgonzola, o queijo parrillero, o frango a pamplona (recheado perfeitament) e  até o xixo de legumes (olha lá no fundo) estavam tão, tão bons, que eu, a carnívora, pouca ou nenhuma bola dei pra carne vermelha. Ok, ok, eu dei uma bolinha porque vocês me conhecem. Mas comi todo o entrecot. Na próxima vez (sim, porque voltarei várias para provar mais parrillada, e chivito al plato, e hambúrguer vegetariano (sim! o búrguer é de ervilha e dizem que é incrivelmente saboroso) vou ficar do lado da parrilla pedindo meu ponto e tá tudo bem (e serei conhecida como a chata – porém querida – do lugar)!

parrilla três coroas

Gente, estou tão encantada com a Parrilla Héctor Báez que quase ia esquecendo: tem postre. Entre as sobremesas mais procuradas, essa é a tradicional chajá. Merengue, doce de leite, pedaços de morango e algo de pão-de-ló. O pedaço é pequeno porque pedi só uma provinha.

parrilla três coroas

Fui de vinho, como vocês já viram, mas eles têm uma ótima opção de cervejas uruguaias.

parrilla três coroas

E também a espanhola Estrella Galicia.

parrilla três coroas

Confere o cardápio da Parrilla Héctor Báez (valores de agosto/2015)

PARRILLADA URUGUAIA HÉCTOR BAEZ – TRÊS COROAS

Endereço: Rua Barro Preto, 2055 – Três Coroas – RS (a 8km da RS-115, seguindo pela Estrada Geral de Linha Café em direção ao Parque das Laranjeiras)

Telefone: (51) 9931-1891, (51) 9899-8043, (51) 8114-1050

Funcionamento: sábado das 11h às 15h e das 19h às 23h. Aos domingos, das 11h às 15h. Atendem de segunda a sexta com reserva de grupos (mínimo 8 pessoas, mas confirme pelo telefone!)

Sara Bodowsky está em Três Coroas a convite e com apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e da Associação Trescoroense de Canoagem – ASTECA

Gosta de comida uruguaia e argentina? Confere então:

Tango e parrilla na Zona Sul de Porto Alegre

La Tasca: uma padaria argentina em Porto Alegre

A doce arte da Diego Andino

Rivera e as delícias uruguaias servidas na rua