LB_20150430_16

Foto: Luise Bresolin/Divulgação

Você já pensou em relacionar gastronomia com filosofia? E que tal psicologia experimental?

Pois o chef catalão Xavier Gamez, que assina o cardápio do celebrado Xavier260, faz essa proposta em dois jantares que acontecem essa semana, um no próprio restaurante e outro no Instituto Ling – que vem reforçando aqui na Capital a relação da Gastronomia com a Arte. Essas misturas inusitadas ja vêm da própria história de Xavier: natural da Costa Brava, na Espanha, veio parar no Brasil como engenheiro químico e acabou misturando, com muito acerto, a cozinha e a química.

Nessa quinta (no próprio Xavier260) e na sexta (no Instituto Ling), o criativo chef faz uma nova provocação: um jantar harmonizado sensorial. Talvez, melhor dizer um verdadeiro workshop dos cinco sentidos para explicar o que acontece quando nos alimentamos.

Será um jantar de duas partes: a primeira com super nomes como o psicólogo experimental Charles Spence, de Oxford, e o filósofo Barry Smith, de Londres, que ajudarão os convidados a perceberem e entenderem os fenômenos multissensoriais que ocorrem durante a prova e ingestão de alimentos. A outra, prática, na qual o chef Xavier Gamez oferecerá um menu degustação harmonizado com vinhosImportante: o evento é todo em inglês.

Palestrantes:

Barry Smith – professor de Filosofia e diretor do Instituto de Filosofia na Escola de Estudo Avançado da Universidade de Londres. Desde a publicação de seu livro Questions of Taste – the philosophy of wine, em 2007, tem trabalhado com psicólogos, neurologistas e neurocientistas, sobre a percepção do sabor. Também dirige um projeto internacional, em parceria com a Universidade de Nova York, sobre a natureza do gosto.

Charles Spence – psicólogo experimental na Universidade de Oxford, coordena o Crossmodal Research Laboratory, que estuda a integração de informações entre as diferentes modalidades sensoriais.

A CIÊNCIA E A ARTE DO JANTAR

14/05 – quinta-feira – Xavier260: Rua Auxiliadora, 260, Porto Alegre

15/05 – sexta-feira – Instituto Ling: Rua João Caetano, 440, Porto Alegre

Valor por pessoa: R$350 (palestras e menu degustação harmonizado com vinhos)

Reservas: (51) 3273-0551 ou www.xavier360.com