Nessa sexta-feira um dos cafés mais tradicionais de Novo Hamburgo comemora nessa sexta-feira 61 anos.

IMG_2413

O lugar já foi até inspiração para música do Nei Lisboa – o cantor esperava a hora do seu show e compôs Baladas, já enfrentou um despejo e teve que se mudar, mas permanece firme e forte no gosto dos hamburguenses e de quem mora no Vale do Sinos.

IMG_2346

Por 55 anos esteve no Calçadão da cidade. Em 2009 a Igreja Universal, dona de praticamente todos os prédios antigos do local, venceu uma disputa judicial e despejou, de um dia para o outro, o Luna. Que ficou uma semana fechado, até abrir novamente perto dali, na rua Bento Gonçalves.

IMG_2346

Eu falei café? Sim, o Luna Bar é um café, que serve o melhor chopp de Novo Hamburgo.

IMG_2358

Parece confuso?

É só chegar lá que toda a confusão passa. Até porque também tem café, ora essa. Um com leite, tiradinho no capricho então, pra vocês conferirem.

IMG_2386

Nessa de trabalhar observando e relatando detalhes gastronômicos, fiquei surpresa com a água que acompanha o café. Gostei, especialmente pra quem está sempre com sede e precisa se contentar com aqueles dedinhos que servem pra limpar o paladar. Essa é uma água de respeito!

IMG_2364

Luna foi o primeiro lugar de Novo Hamburgo a servir o café expresso. Na época foi uma novidade, mas o lugar já era inovador antes: em 1986 inaugurou o chopp tirado na hora. Até então, só cerveja em garrafa.

Tão inovador que o visual, desde sempre, é cada vez mais rock’n roll. Na mudança, tudo que era possível foi trazido para o novo ponto.

IMG_2357

IMG_2359

IMG_2358

Quem toca o lugar hoje é o Geraldo. Super falante e bem articulado, adora contar histórias sobre o Luna. Algumas, ele viveu. Outras, ele ouviu. Mas quem se importa?

IMG_2416

O pai, seu Rudi, começou o café em 1954. Até hoje é ponto de encontro de intelectuais, artistas (encontrei no dia que fui Marciano Schmitz, responsável pela pelas telas “Aparição de Nossa Senhora”, “Alegoria dos Anjos” e a”Anunciação” da Catedral de Pedra em Canela), políticos, bon vivants e todos que sabem que curtir um bom chopp geladinho, recheado de história, não tem preço.

IMG_2399

 

Você pode conferir o cardápio aqui. Mas é apenas para referência, uma vez que estava em mudança no mês de março.

 

LUNA CHOPP E BAR

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 2361 – Centro – Novo Hamburgo – RS

Horário: de segunda a sábado. Das 10h15 até “a hora que tiver freguês”(início ou final de noite),durante a semana, e 16h, nos sábados. Como o horário de fechamento pode variar, se você decidir visitar mais tarde, é uma boa ideia ligar antes para conferir.

Telefone: (51) 3593-3133

 

Confira outras opções no Vale do Sinos

Sanduíches com sabor de infância em Novo Hamburgo

Os incríveis filés do Beija Flor, em São Leopoldo