Oliden Berna não se diz chef: É cozinheiro clássico-moderno. Mas já foi advogado. Poderia ser também arquiteto – participou e opinou em todas as etapas da construção do casarão que fica na Avenida Otto Niemeyer. O entorno não tem tradição de restaurantes, mas isso não assustou Oliden. Ele e o sócio, Elton Pivatto, investiram no total cinco milhões de reais. Do bolso, garantem. E foram cinco anos para completar a obra.

O mármore do chão é italiano: Nero Marquina. As dobradiças alemãs não fazem barulho nas portas. O pé direito é alto, com madeira e camurça nas paredes. O local lembra as naves de uma catedral. A luz é direcionada para as mesas, sem claridade direta.

Oliden não é nada modesto. Quer trazer a primeira estrela do Guia Michelin para o Rio Grande do Sul. Afirma que o que ele faz não é cozinha de autor: “Aqui todos os pratos serão iguais, sempre. Há estabilidade: os pratos são do restaurante, não do chef”. E para garantir isso, balanças de precisão, fichas plastificadas com as receitas – algumas com diferença de um grama entre um ingrediente e outro são parte das ferramentas usadas por Oliden.

Oliden Berna

O cardápio tem 14 pratos, com valores entre 77 e 98 reais. Todos são da culinária italiana, mas executados com técnicas francesas. A carta de vinhos tem um valor acessível e a adega exposta na entrada tem 80 rótulos de seis países (Brasil, Argentina, Chile, Portugal, França, Espanha e Itália).

 

 Oliden Berna é polêmico: “Não há gastronomia brasileira, há um marketing em cima de determinados chefs. Cultura gastronômica no nosso país? Talvez daqui a uns duzentos anos.”

Mas também pode ser mais ameno. Quando fala das mulheres, pra quem entende que foi pensado o local: “Quando concebemos o Berna pensamos na doçura da mulher. No comportamento feminino, na elegância feminina. Fizemos uma passarela na entrada, com dois degraus, para que elas desfilem seus vestidos, seus sapatos, seus cabelos, suas unhas, suas jóias. O centro do restaurante é para que elas possam discutir a relação, dizer que estão grávidas, que amam seus parceiros”.

Com amor ou não, vale conhecer o imponente restaurante. E pras mulheres, a dica: vá de salto alto e experimente parar no degrau extra da entrada. E depois conta aqui no blog se realmente fez diferença!

Ok, falei, falei do lugar… mas vocês querem saber também o que foi o jantar, certo? Aí vai:

IMG_2918

Caponata, abobrinha e beringela.

Pão feito no próprio restaurante.

Carpaccio clássico.

Pra mim, o melhor sabor da noite: Velouté de Cogumelos da terra ao vinho Marsala

Escolhemos um Pinot Grigio para harmonizar com frutos do mar.

Risoto de Frutos do Mar.

Pappardelle de Frutos do Mar.

IMG_2957

E uma das minhas sobremesas preferidas: Creme Brulée.

Berna

Avenida Otto Niemeyer, nº 1044. (não tem placa com nome do restaurante)

Porto Alegre

Às sextas e sábados é aconselhável fazer reserva pelo 51 3264.1044

www.bernarestaurante.com