Terças, quartas e quintas o Plaza São Rafael serve o tradicional Chá da Tarde. E põe tradicional nisso – lembro de ir lá há mais de uma década, com minha mãe. Era uma das atrações das tardes de quarta-feira (único dia, na época).
Voltamos lá há duas semanas. As várias mesas, com aquele exagero de doces e salgados, foram substituídas por uma menor, mas com pratos escolhidos especialmente pelo chef Alexandre Vicki.
Ele incluiu até receitas da própria família, como a tortilha de requeijão da avó.
Aproveite quando ela chegar no buffet quentinha e se delicie. Derrete na boca!
Outro destaque é a crumble de maçã. Essa receita é praticamente sustentável: o chef Alexandre se deu conta que a maçã desidratada que era usada no chá ainda tinha muitas propriedades quando era descartada. Passou a aproveitá-la para um recheio delicado.
O folhado de abóbora com creme confeiteiro é um clássico.
Não sou a maior fã dos doces, mas eles são os mais concorridos, não adianta.
Olha essa torta de banana.
Tá, essa eu gosto, confesso! Mmm… torta holandesa.
Aí tem aqueles docinhos delicados, com tudo a ver com um chá.
Macarons, o clássico e leve doce francês.
Docinhos de colher.
Apesar de serem coadjuvantes para muita gente, eu adoro os salgados. Acho que poderia ter uma oferta um pouco maior. Mas são saborosos.
Olha a apresentação dessa torta fria. Pra mim, das mais gostosas opções do Chá.
Influência forte da gastronomia alemã. Nata e bolo.
Além do chá, também são servidos à vontade quatro tipos de sucos: detox, coquetel de frutas, abacaxi com hortelã e laranja.
Segundo a Cláudia Horbe, que é gerente de marketing e comunicação do Plaza, a diminuição foi uma questão de evitar o desperdício. Para manter uma mesa tão farta era preciso trabalhar com uma alta taxa de desperdício. Ela admite que muitas clientes fiéis estranharam e até reclamaram. Mas acredita que aos poucos as pessoas vão se adaptando ao novo formato. Vou confessar que também estranhei, porque lembrava do formato antigo. Só que a Cláudia e o Plaza estão muito certos – em tempos de crise e de respeito ao alimento, comer bem não precisa ser tipo exagero. Palmas pro Plaza! E olha só: eles diminuíram a oferta, mas aumentaram os dias (passaram de uma vez por semana para três) e estão sempre lotados!
O Chá do Plaza tem algumas histórias. Por exemplo, é ponto de encontro anual de um grupo de senhoras que mora em Candelária (próxima a Santa Cruz do Sul). Elas se reúnem e vêm até Porto Alegre para o chá – onde encontram com outras amigas que deixaram a cidade natal e hoje moram na Capital. Quão fofo é isso?!
Falando em fofo, o lugar tem outros detalhes. Por exemplo, o chá acontece no lobby do hotel, logo após a entrada.
A decoração é feita com plantas e temperos vivos. Confesso que me segurei pra não levar pra casa (mentira, né gente, bem capaz que eu ia roubar um vaso… err… não, não ia nããão!).
Está vendo esses vasos? São parte do antigo serviço do hotel.
Esse se transformou em um abajur.
CHÁ DA TARDE DO PLAZA SÃO RAFAEL
Endereço: Alberto Bins, 514 – Centro – Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3220-7000
Valor: R$53 por pessoa.
Funcionamento: o chá da tarde do Plaza acontece nas terças, quartas e quintas nos meses de maio a setembro, sempre das 16h às 19h.
IMPORTANTE: Como o Chá é muito concorrido, é super indicado que você ligue antes e faça sua reserva.
Outros lugares para curtir um chá da tarde na capital:
Leckerhaus: um oásis de doçura na cidade
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.