Passada a gestação, a preocupação de muitas mulheres é voltar ao corpo que tinham antes da chegada do bebê. Tarefa que não é fácil, já que muitas não têm com quem deixar a criança enquanto se cuidam ou ainda estão naquela fase que não conseguem desgrudar do filhote de jeito nenhum.

Para te ajudar, selecionamos alguns locais em que você pode se exercitar em companhia do bebê. Além dos benefícios para a mamãe, as atividades ampliam os laços entre mães e filhos.

1. Ginástica Funcional Mamãe e Bebê

O que é: o treinamento funcional é um dos programas mais recomendados para esse retorno após a gestação por agregar movimentos como levantar, puxar, agachar e estabilizar. Atividades que se encaixam na rotina da “nova mãe”. O bebê participa brincando e interagindo com a mãe durante os exercícios.

Benefícios: retorno ao corpo após a gestação, auto estima, estimula vínculo com o bebê e permite que a criança tenha contato com a prática de exercícios físicos desde muito cedo.

Quem pode participar: mamães a partir dos 60 dias pós parto (quando liberadas pelo médico) e bebês de até 10 meses.

2. Yoga Mamãe e Bebê

O que é: os exercícios de relaxamento adaptados para serem feitos na companhia do filhote, que ajudam na realização das posturas e têm como objetivo proporcionar um vínculo entre a mãe e o seu bebê além de ajudar no dia a dia das mães que acabam tendo mais energia para driblar o estresse comum nos primeiros dias da maternidade.

Benefícios: Para as mamães ajuda na melhora do condicionamento físico, na recuperação pós-parto, reduz a ansiedade e auxilia na prevenção da depressão pós-parto. Assim como os adultos, os bebês também se sentem relaxados com os exercícios e isso pode ser percebido até na qualidade do sono.

Quem pode participar: mamães a partir dos 60 dias pós parto (quando liberadas pelo médico) e bebês de até 10 meses.

3. Baby Pilates

O que é: a atividade – que nesse formato é realizada apenas no solo – fortalece a musculatura das mães e permite que ela execute movimentos que melhoram, principalmente, a força muscular e a postura. A mãe utiliza o bebê como peso e as aulas duram em média, 45 minutos.

Benefícios: ajuda as mães a recuperarem a boa forma além de fortalecer a interação da mãe com o bebê.

Quem pode participar: mamães a partir dos 60 dias pós parto (quando liberadas pelo médico) e bebês de até 10 meses.

4. Ginástica para bebês

O que é: as atividades, que têm duração de 1 hora, são em forma de brincadeiras que desenvolvem o potencial psicológico, físico e social dos bebês.

Benefícios:  a participação ativa nas atividades, socialização com outros bebês, até a diminuição das cólicas e a melhora na qualidade do sono do bebê.

Quem pode participar: pais e mães e crianças de 2 meses até 4 anos