coco chanel

Na última terça-feira, 10 de janeiro, marcamos os 46 anos sem Coco Chanel. Consagrada como um dos maiores ícones fashion do século passado, Chanel revolucionou o mundo da moda através da sua simplicidade e bom gosto, transformando completamente o guarda-roupa feminino.

Para marcar a data, vem ver 8 fatos e curiosidades sobre a vida de Chanel! <3

1. Infância

A maioria das histórias fantásticas sobre sua infância, foram na verdade, inventadas pela própria estilista, que buscava esconder um passado humilde e nada glamouroso.

2. Coco

Quando era adolescente, Chanel cantava em cabarés para oficiais da cavalaria francesa. Ao que tudo indica, foi nessa época que surgiu o apelido “Coco”, em função da música “Qui qu’a vu Coco”, que cantava com frequência em suas apresentações. No filme “Coco antes de Chanel” a atriz Audrey Tautou interpreta esse momento.

3. N°5

Em 1921, ela lança sua primeiro fragrância, o Chanel N°5, que é até hoje um dos perfumes mais vendidos no mundo todo (e hoje possui Lilly-Rose Depp, filha de Johnny Depp, como musa). Coco foi a primeira estilista na história a lançar uma fragrância com seu nome.

4. Idade

Quando o assunto era sua idade, Coco Chanel fazia charme: ela mentia em 10 anos sua idade real, afirmando ter nascido em 1893, e não em 1883. Quem nunca, né?

5. Alça

Com a ideia de liberar as mulheres que, até então, carregavam suas bolsas na mão (conforme ditava a moda na época), Chanel criou o famoso modelo “2.55“. A revolução? O modelo vinha com alça. Seu nome é uma menção a data em que foi criado, em fevereiro de 1955.

6. Pretinho básico

Em 1920 Coco Chanel fez uma de suas grandes revoluções na moda: criou o “pretinho básico”, que foi eternizado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo” e se tornou sinônimo de elegância.

7. Bronzeado

Se hoje você vive em busca daquele bronzeado lindo e dourado, isso também se deve a Chanel. É que ainda na década de 20, a estilista viajou para a Riviera Francesa e voltou de lá exibindo uma pele dourada que foi copiada por milhares de mulheres em Paris, determinando assim, que pele morena simbolizava glamour e saúde.

8. Cabelo

Mademoiselle Gabrielle Chanel não ditou moda apenas quando o assunto eram roupas e acessórios, ela também guiou o corte de milhares de mulheres mundo afora. O corte curto e reto já era usado nas primeiras décadas do século passado, mas se consagrou mesmo por causa da estilista, tanto que passou a ser conhecido como “Chanel”.

Beijo e me segue lá: @jujumassena no Twitter e Instagram ;]