Exercício pílula

Imagina se bastasse tomar uma pílula para se manter saudável e em forma? Mas calma, a ideia não é promover o sedentarismo e sim, ajudar quem por algum motivo não pode se dedicar ao treino diário.

É que remédios que imitam os benefícios do exercício físico podem estar prestes a se tornar realidade, graças a uma descoberta do Centro Charles Perkins, da Universidade de Sydney, na Austrália.

Os resultados da pesquisa revelaram milhares de mudanças moleculares que ocorrem em nossos músculos quando nos exercitamos.

“O exercício é a mais poderosa terapia para muitas doenças humanas, incluindo diabetes tipo 2, doença cardiovascular e distúrbios neurológicos. No entanto, para muitas pessoas, o exercício não é uma opção de tratamento viável. Isso significa que é essencial que encontremos maneiras de desenvolver drogas que imitem os benefícios do exercício”, afirmou o professor David James, chefe do grupo de pesquisa que assumiu o estudo.

Os pesquisadores analisaram biópsias da musculatura esquelética humana de quatro homens saudáveis e não ativos após 10 minutos de exercício de alta intensidade. A partir disso, descobriram que o exercício curto e intenso desencadeia mais de mil mudanças, que até agora não haviam sido associadas ao exercício físico.

“Enquanto cientistas suspeitavam há muito tempo que o exercício causa uma complicada série de mudanças no músculo humano, esta é a primeira vez em que conseguimos mapear exatamente o que acontece. Esse é um avanço tremendo, pois permite que cientistas usem essa informação para desenvolver uma droga que imite as reais mudanças benéficas causadas pelo exercício”, afirma o co-autor do estudo Dr Nolan Hoffman.

Mais dicas sobre tendências, moda, beleza… E tudo aquilo que a gente mais ama no meu Instagram: @jujumassena ;-)