Hoje pela manhã uma notícia me chamou atenção: a revista Sports Illustrated, que anualmente realiza uma edição de moda praia, e é conhecida por estampar em suas páginas corpos magros e sarados, havia chamado modelos “plus size” para a edição deste ano. A revista, que deve chegar às bancas dia 9 de fevereiro, trará em página dupla seu primeiro anúncio pluz size.

“Uaaau!Mas que ótimo, que avanço, que lindo…!”

Foi o que eu pensei até a hora em que vi a foto da tal modelo plus size:

Modelo "Pluz Size" Ashley Graham estampa anúncio - Foto: Divulgação

Modelo “Pluz Size” Ashley Graham estampa anúncio – Foto: Divulgação

O que me chocou foi pensar então que a maioria das mulheres que conheço se enquadram na categoria. Parece que não existem mais mulheres magras, mulheres “medianas” e mulheres gordinhas. Se você não é como a maioria das modelos, magérrima, é “plus size”.

Numa busca rápida no Google encontrei o seguinte, “Plus size: é o nome que foi dado pelos norte-americanos para modelos de roupas acima do padrão convencional vendido nas lojas. Ou seja, “Plus Size”, em inglês, significa “Tamanho Maior”.

Agora dê uma nova olhadinha pra modelo Ashley Graham. Pois é, né?

E tem mais, a matéria ainda salientava a diferença entre a capa do ano passado, e a divulgação do tal anúncio “plus size”:

Capa 2014 e prévia do anúncio deste ano - Foto: Divulgação

Capa 2014 e prévia do anúncio deste ano – Foto: Divulgação

Sabe qual diferença eu vejo? Na primeira imagem, mulheres magras com biquínis pequenos, e na segunda, mulheres um pouco mais cheinhas, “reais”, com biquínis gigantes.

Em outra visita ao Google, encontrei a Miss Brasil Plus Size 2013, a catarinense Aline Zattar. Totalmente linda e: plus size!

Miss Brasil Plus Size 2013, Aline Zattar - Foto: Divulgação

Miss Brasil Plus Size 2013, Aline Zattar – Foto: Divulgação

Pra resumir, isso tudo só me levou a pensar na hipocrisia e no preconceito velado que correm soltos no mundo publicitário e da moda. No dia em que mulheres como a Aline estamparem publicidades em revistas de moda, e esse mercado for dominado por “mulheres reais”, dessas que encontramos na rua, como você e eu, aí sim vamos poder comemorar uma conquista.

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