sapatos cuidados - Foto: Divulgação

Quem é apaixonada por sapato sabe como é importante cuidar e conservar direitinho os calçados para que eles durem bastante tempo. Nada mais triste do que ver aquele modelo que a gente tanto ama estragar por algum descuido, né? Pra quem, assim como eu, é louco por sapatos, segue algumas dicas de cuidados específicos para cada tipo de material:

Ao lavar

Couroem alguns casos, a higienização pode ser feita apenas com o auxilio de uma escova de cerdas macias. Mas se uma lavagem mais pesada for necessária, opte sempre por água morna e sabão neutro. O couro é um material que pode durar muito tempo se for cuidado da maneira correta. Por isso, não deixe de hidratá-lo com produtos específicos para o material, como sprays, graxas, óleo de vaselina ou silicone.

Camurçaescovas com cerdas macias são as principais aliadas na manutenção deste material. Uma boa dica é investir em um impermeabilizante de camurça, que vai ajudar a proteger seu sapato.

Plástico: apesar de ser o que mais exige lavagem frequente,  não requer nenhum cuidado muito específico. Água gelada ou morna e sabão resolvem o problema.

Ao secar

– Mantenha os calçados sempre longe do sol. Independente do material, o ideal é que sequem à sombra.

Não use secador. O aparelho pode danificar o sapato, deixando-o deformado ou até mesmo sem brilho, por exemplo.

Ao armazenar

– Para manter seu formato original intacto, procure guardar seus sapatos com algo que preencha seus interiores. Folhas de papel, como jornal, são uma boa opção.

– Procure guardar os pares dentro de saquinhos de TNT. Além de mantê-los organizados, o TNT é um tecido leve, que não deixa o material ficar abafado, evitando assim que mofem.

Seja qual for o material, existem algumas regras básicas: nunca compre o sapato esperando que ele laceie, é o primeiro erro que, além de fazer mal para sua saúde, acaba com o sapato. Muitas vezes, ao invés de tomar a forma do pé, o sapato acaba ficando incrivelmente deformado!

susto

Beijo me segue: @jujumassena no Twitter e Instagram ;-)