São vários os benefícios de ter uma ou mais plantas em casa. Existem opções para todos, mesmo para quem não dispõe de ambiente com sol ou ventilação na sua residência.

Foto: Omar Freitas/Agência RBS

A engenheira agrônoma e paisagista Helena Schanzer dá cinco dicas importantes para cuidar de suas plantinhas:

1. Regue o solo quando estiver seco e conforme a necessidade da espécie da planta. Não tem “receita de bolo “: observe como sua plantinha reage. Nunca deixe água parada no pratinho, para evitar bactérias e fungos danosos.

2. Adubar o solo é fundamental para que a planta cresça saudável e com vigor. Sem adubo, ela não cresce!

Foto: Omar Freitas/Agência RBS

3. Observe se as folhas estão verdes, inteiras ou com mordidas. Marcas podem significar ataque de insetos como lagartas, formigas, besouros ou gafanhotos. Ou, ainda, alguma doença causada por bactérias, vírus ou fungos.C

4. Corte as folhas que estiverem amareladas, com manchas ou bordas marrons. Isso evita que uma possível doença se alastre. Descontamine com álcool a cada corte de folha ou galho.

Foto: ClicRBS

Dica especial: tire esse tempo em casa para observar suas plantas com cuidado. Olhe cada folha, frente e dorso, porque algumas pragas se protegem bem escondidas. Se encontrar pontinhos pretos e mini-bichinhos brancos que parecem “farinhentos “, provavelmente são espécies de cochonilhas. Use uma esponja com sabão neutro ou algodão embebido em álcool para retirar.