Atenção! Polêmica à vista! Favor não fazer a mensageira de alvo (no caso, eu)!
Qual cidade do RS prepara o melhor xis?
Já ouvi maravilhas sobre Santa Maria e Canoas. Mas, para mim, Caxias do Sul está forte no páreo. São dezenas de opções deliciosas, com propostas para todos os públicos.
No início desse mês, estava na cidade e finalmente provei o famoso xis do La Fabbrica (antigo Hamburgueria Juventus). Ouvia falar dele há anos – quando escrevi esse post aqui, sobre o Xis da Gringa, vários fãs do Juventus (antigo nome) pularam: “Ei, e o Juventus?”. Pois bem, o dia sempre chega, não é mesmo?
Fui até lá num dia de semana, com a Babiana Mugnol, da Gaúcha Serra. Gringa pela qual morro de amores desde que trabalhou aqui em Porto Alegre conosco, é parceirona, junto com o Gabriel, senhor seu esposo, das melhores e maiores descobertas gastronômicas da Serra. Foi ela quem me explicou que o formato do xis caxiense orgulha quem é de lá: pão fresquinho e crocante e recheio abundante. Porque é assim que o descendente de italiano oferece sua comida. De forma abundante – lembra que eles passaram muitos perrengues e, hoje, querem deixar a fome longe. Por isso o italiano recebe tão bem em sua casa ou restaurante!
Ah, e nem pense em pedir para prensar: o alface e o tomate devem se manter frescos.
Viu ali em cima, um potinho com maionese? Fui calminha, porque sabia que precisava de uma fotinho bonita, né. Porque, senão, o que mostraria seria isso, ó:
Sim. Uma espetacular maionese caseira em várias versões de sabores. Calma, tá tudo cuidado, refrigerado e acompanhado. Vai com vontade!
No La Fabbrica, pedi o “Dudu”, com pão, filé picado, mussarela, parmesão e provolone, ovo, maionese, ervilha, milho e alface. Xis com história, porque o nome vem do Eduardo Comerlato, filho do fundador, seu Gilmar – também conhecido como Mini. O Dudu, quando criança, sempre pedia o mesmo recheio, em detalhes. Cansados de anotar, os garçons resolveram colocar no cardápio o “Xis do Dudu”. Hoje, é um sucesso!
Pro caxiense, ainda me explicou a Babiana, o xis é um evento especialmente nos domingos à noite. Para “coroar” o fíndi de… delícias, né! Falando em delícias, olha o que a Babi pediu. O famoso “bauru” de Caxias. Jurava que era algo tipo aqui, em Porto Alegre, com pão e recheio. Mas, não: é um prato executivo com um filé delicioso, coberto com presunto, queijo e molho de tomate caseirinho. Ainda acompanha batata ou polenta frita, que a Babi decidiu não pedir, dessa vez.
Confere aqui o cardápio do La Fabbrica – Juventus. É praticamente um ataque de fome, já vou avisando!
(Valores de julho/2018)
La Fabbrica – Juventus
Rua Tronca, 2.933, bairro Rio Branco – Caxias do Sul.
Fone: (54) 3214-1262.
Segunda a quinta, das 11h30 às 14h e das 18h às 0h. Nas sextas, até a 1h. Sábados e domingos, das 11h30 a 1h.
Quiero Café: quiero todo!
Dia da Pizza: 5 vinhos até R$ 50 para acompanhar
Santi: que santa pizzeria!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.