Fotos: Divulgação/Pub Garagem 23 e Roteiro da Sara

A bucólica cidade de Ivoti, na Região Metropolitana a cerca de 60 km de Porto Alegre, tem um bar que já reunia os amantes da cerveja artesanal muito antes do estilo se tornar popular entre os gaúchos: o Pub Garagem 23.

Junto a um posto de gasolina daqueles antigos, propriedade da família há décadas, está o bar – que oferece mais de 800 rótulos diferentes de cervejas.

O casal de proprietários, Denise e Beto Bondan, junto com a filha Júlia (foto), sommelier especialista em cervejas, equilibram a carta de bebidas entre marcas difíceis de serem encontradas, como gregas e jamaicanas, e a atenção às cervejarias gaúchas, como a Seasons, que é uma das parcerias da casa. Acolhedor e familiar, o ambiente é como a segunda casa da gente.

Nesse sábado, o lugar comemora dez anos com uma festa tipicamente irlandesa. A música celta fica com Johnny e Zé do Banjo, além de o convite dar direito a um copo exclusivo do evento. Os convites podem ser comprados antecipados e custam R$ 30. Importante: ligue para conferir se os ingressos ainda estarão disponíveis na hora. Os telefones são (51) 3563-6171 ou (51) 98223-8223.

A seguir, o post que fiz com o relato da minha visita ao Pub Garagem 23, há dois anos.

Foi uma tarde cerveira especial!

Até hoje não sei se foi na segunda ou na terceira série que a tia Denise foi minha professora lá no Pindorama, em Novo Hamburgo. Aposto 90% das fichas na primeira opção. Lembro de trocar papel de cartas com a profe, que recém tinha saído, ela mesma, da escola. Adorava a doçura e o carinho que ela trazia pros alunos.

E décadas depois, fiquei tão feliz quando ela me achou pelas ondas da Rádio Gaúcha. Retomamos o contato, e dessa vez a tia Denise trazia consigo o marido, o Beto, e a filha, a Júlia. E sempre me falava do Pub que tinham em Ivoti (na época o blog nem era uma ideia, mas comer, beber e ser feliz, já faziam parte da minha vida). O Garagem era conhecido na região um verdadeiro templo dos cervejeiros, com uma infinidade de cervejas especiais de todas as partes do mundo.

Há algumas semanas decidi que era hora de conhecer. Avisei a Julia e fui pra lá, em um sábado. Cheguei no final da tarde e curti muita cerveja e amizade! COUSA BEM BOA!

O  Beto e a Júlia fizeram uma seleção bem bacana. Pra matar a saudade da minha querida Irlanda, fomos de Guinness.

E matei mesmo: olha o que tem na parede (já vazias, mas a melhor decoração): Beamish. Direto de Cork! Lembro de sair dos pubs de madrugada e sentir o aroma da cerveja fermentando!

Eu amei essa decoração, vai dizer?

(Atenção para a Sara em versão 2016)

A regra é não ter regra, né. Então, simbora pra uma sem álcool [nota da editora-Sara: para que tudo isso fosse provado, a Júlia, que mora em Porto, se encarregou de trazer meu carro de volta. Porque, né, melhor maneira de curtir uma boa ceva é sem direção depois).

Uma das minhas preferidas daquele dia: a St. Bernardus. Um leve aroma de rapadura, um toffee… muito saborosa!

St Bernardus é uma cerveja icônica, pois dizem que usa a receita igual à “mítica” Westvleteren, cerveja trapista, conhecida como a melhor do mundo, por conta da pontuação no site de avaliações RateBeer. Além disso, a Westvleteren é famosa por ser difícil de conseguir.

A Júlia, que é jornalista e sommelier de cervejas, já fez um teste às cegas comparando a St Bernardus e a Westvleteren, e garantiu que são muito parecidas, e igualmente deliciosas. Então tá!

Bom, aí o Beto já tava super animado com as nossas descobertas (não contei, tava com a minha comadre, a Fábia Ludwig).

Holy Cow é uma versão com 6 lúpulos diferentes da Green Cow. A receita é uma parceria entre a Seasons e a Green Flash (EUA). Ela é uma east coast ipa. No paladar é frutada, lembra algumas berrys (frutas vermelhas), mas não se engane: vem amarga e potente.

Aí, pra fechar, tipo uma sobremesa: uma autêntica fruit beer da Bélgica.

A Floris é  bem leve, com maçãs vermelhas e verdes. Essa cerveja, por ser bem delicada, pode ser servida no lugar de espumante, por exemplo. A Floris ainda tem outras receitas, com cereja, framboesa, morango… todas maravilhosamente delicadas e resfrescantes.  

Ah, e provamos, nesse festival cervejeiro, várias comidinhas.

O indefectível sanduíche aberto. Mas pensa que tudo é bem local, tipo o ovo de codorna, o picles do pepino… sério, me atraquei.

Esse picadinho também tava dos deuses. Imagina!

Essa foto! Eu, Fábia Ludwig (minha amiga de infância, comadre e fiel escudeira), Júlia, Beto e tia Denise. Dá pra voltar pra esse dia?

O lugar é todo decorado pela família cervejeira.

O pub é junto do Armazém, que também tem  uma lojinha de conveniências cervejeiras (leia-se tudo de bom):

PUB GARAGEM 23

Pub Garagem 23

Av. Presidente Lucena, 3510, Centro – Ivoti.

Fone: (51) 3563-6171 e (51) 98223-8223.

Sextas, das 20h à 1h. Sábados, das 20h às 2h.