*Essa é uma postagem no formato de Branded Content para a Cerveja Província

A proposta de escrever sobre os cinco sabores da linha premium da Cerveja Província me animou de cara!

Fácil de beber, elaborada porém despretensiosa. A Província é produzida em Santa Maria, mas a sua essência nasceu no Uruguai. Não é pra menos que a marca na garrafa tem identidade geográfica – o quero-quero e o brasão da Província Cisplatina são facilmente reconhecidos no rótulo.

São cinco estilos: Lager, Session IPA, Witbier, Amber Lager e a nova cerveja Fruit Beer, sem álcool, com sabor de maçã. A ideia foi trazer para o mercado uma nova categoria, chamada de “Artesanal Premium”.

E o grande desafio – também desse post – era mostrar que a Província é tão descomplicada que pode ser combinada com qualquer comida do nosso dia-a-dia.

Cachorro-quente?

Sim!

Pizza?

Claro!

Bolo de cenoura, também?

Óbvio!

O Charles Mendes, gastrônomo e consultor culinário da Cerveja Província, preparou algumas combinações de pratos. Como ideia é descomplicar , pedi pro Charles não levar em conta aspectos mais técnicos como “qual o molho da pizza?” ou “os pratos são temperados com ervas secas ou frescas”. Queremos um guia para você se aventurar nesse delicioso mundo cervejeiro!

Importante: não tenha medo de arriscar nas suas próprias combinações. O churrasco tradicional ou as refeições diárias são oportunidades para testar harmonizações – e com cerveja isso é mais fácil que com vinho! Busque sempre um equilíbrio de forças – nem a cerveja, nem o prato, podem se destacar mais que o outro.

E VEJA QUE IDEIA MARAVILHOSA DO CHARLES: arrisque nas combinações, tente sabores diferentes e vá anotando impressões. Compartilhe com amigos esta ideia. Quem sabe vocês não criam uma confraria DA OUSADIA CERVEJEIRA?

(Lembrem de me chamar para provar as combinações, tá? Sim, eu sou escalada, e não, não vou perder essa chance!)

Lager Puro Malte

Já começamos com um cerveja coringa: a Pilsen nossa de cada dia. Apesar de ir bem com praticamente qualquer comida, aí vão algumas sugestões:

* Empanada

* Hambúrguer recheado com cogumelo (olha aí, dica também para veganos e vegetarianos)

* Galinhada

* Feijão com arroz

* A la minuta

Witbier Belgian

A Witbier da Província é uma das minhas preferidas desse estilo. Cerveja leve, porém complexa em condimentos e cítrica. Combina super bem com:

* Queijos de cabra curados

* Saladas

* Vinagretes

* Wraps de falafel (bolinhos fritos de grão de bico)

* Peixes suaves e outros frutos do mar, como mexilhões

* Sushis

* Bobó de camarão a capixaba

* Torta merengue de limão

Outra dica do Charles é que você busque associar a comida com as notas de sabor da Witbier Belgian: semente de coentro, limão, capim-santo e gengibre.

Amber Lager

O malte presente deixa um adocicado na boca, lembrando uma leve tosta e caramelo. O final dessa cerveja tem amargor saliente, por isso funciona com pratos de picância moderada ou que façam uma combinação forte:

* Cachorro-quente (pode abusar nos recheios)

* Hambúrguer

* Pizzas

* Nachos

* Frango assado

* Peru

* Carnes vermelhas grelhadas

* Molho bolonhesa

* Carreteiro de charque

* Feijoada

* Mocotó (amo tanto mocotó e já estou ansiosa pra testar com a Amber)

Session Ipa

Uma cerveja com corpo leve, refrescante, alto amargo e aquela leve nota de malte. Funciona com várias comidinhas do nosso dia-a-dia:

* Guacamole com chips de tortillas

* Cebola e alho assados

* Legumes na grelha

* Couve flor gratinada

* Queijos azuis e/ou envelhecidos

* Bacalhau

* Peixe frito

* Puchero

* Carne assada com osso (gordas)

* Bolo de cenoura

Fruit Beer com maçã (sem álcool)

A Fruit Beer Zero Álcool da Província ganhou medalha de ouro no 6º Concurso Brasileiro de Cerveja. Considerada a melhor bebida não alcoólica do evento, é uma cerveja leve, de baixa fermentação, produzida com puro malte, lúpulos especiais e maçã. E o aroma da fruta é marcante e delicioso.

E com tudo isso, ainda tem qualidades isotônicas, rica em vitaminas e com baixas calorias. Na Alemanha, por exemplo, é cada vez mais comum que atletas consumam cerveja sem álcool após competições esportivas, para reposição de líquidos e pela alta concentração de polifenóis, substâncias químicas que aumentam a imunidade e são encontradas nas plantas com as quais ela é preparada (nesse caso, a maçã).

E com o que combinamos?

* Presuntos defumado e ibérico

* Azeitonas

* Saladas leves

* Ragu de cordeiro com polenta cremosa

* Frutas

* Sobremesas em geral

* Waffles amanteigados no café da manhã (Ela não tem álcool, lembra? Consuma no início do dia ou a qualquer momento!)

Abre fácil

Já era fã da Província quando conheci a marca, em 2011. A cerveja vinha em latas de 473 ml e, na época, era raro encontrar em bares ou casas noturnas uma cerveja com DNA pilseiro – aquele característico corpo mais marcante no malte, a sensação boa que seca a garganta de leve, pedindo mais um gole. Como a Província.

É drinkability que fala, né?

Em dezembro de 2017, quando a Província lançou essa versão long neck de suas cervejas premium, também trouxe a inovação, na época, da tampa abre fácil – só puxar pelo anel, sem necessidade de abridores ou rosqueio.

Cerveja Província

SAC +55 54 3369-1210

cervejaprovincia.com.br

contato@cervejaprovincia.com.br

Santa Maria | RS

Siga a Cerveja Província no Facebook

Siga a Cerveja Província no Instagram