*Essa é uma postagem no formato de Branded Content para a Cerveja Província
A proposta de escrever sobre os cinco sabores da linha premium da Cerveja Província me animou de cara!
Fácil de beber, elaborada porém despretensiosa. A Província é produzida em Santa Maria, mas a sua essência nasceu no Uruguai. Não é pra menos que a marca na garrafa tem identidade geográfica – o quero-quero e o brasão da Província Cisplatina são facilmente reconhecidos no rótulo.
São cinco estilos: Lager, Session IPA, Witbier, Amber Lager e a nova cerveja Fruit Beer, sem álcool, com sabor de maçã. A ideia foi trazer para o mercado uma nova categoria, chamada de “Artesanal Premium”.
E o grande desafio – também desse post – era mostrar que a Província é tão descomplicada que pode ser combinada com qualquer comida do nosso dia-a-dia.
Cachorro-quente?
Sim!
Pizza?
Claro!
Bolo de cenoura, também?
Óbvio!
O Charles Mendes, gastrônomo e consultor culinário da Cerveja Província, preparou algumas combinações de pratos. Como ideia é descomplicar , pedi pro Charles não levar em conta aspectos mais técnicos como “qual o molho da pizza?” ou “os pratos são temperados com ervas secas ou frescas”. Queremos um guia para você se aventurar nesse delicioso mundo cervejeiro!
Importante: não tenha medo de arriscar nas suas próprias combinações. O churrasco tradicional ou as refeições diárias são oportunidades para testar harmonizações – e com cerveja isso é mais fácil que com vinho! Busque sempre um equilíbrio de forças – nem a cerveja, nem o prato, podem se destacar mais que o outro.
E VEJA QUE IDEIA MARAVILHOSA DO CHARLES: arrisque nas combinações, tente sabores diferentes e vá anotando impressões. Compartilhe com amigos esta ideia. Quem sabe vocês não criam uma confraria DA OUSADIA CERVEJEIRA?
(Lembrem de me chamar para provar as combinações, tá? Sim, eu sou escalada, e não, não vou perder essa chance!)
Lager Puro Malte
Já começamos com um cerveja coringa: a Pilsen nossa de cada dia. Apesar de ir bem com praticamente qualquer comida, aí vão algumas sugestões:
* Empanada
* Hambúrguer recheado com cogumelo (olha aí, dica também para veganos e vegetarianos)
* Galinhada
* Feijão com arroz
* A la minuta
Witbier Belgian
A Witbier da Província é uma das minhas preferidas desse estilo. Cerveja leve, porém complexa em condimentos e cítrica. Combina super bem com:
* Queijos de cabra curados
* Saladas
* Vinagretes
* Wraps de falafel (bolinhos fritos de grão de bico)
* Peixes suaves e outros frutos do mar, como mexilhões
* Sushis
* Bobó de camarão a capixaba
* Torta merengue de limão
Outra dica do Charles é que você busque associar a comida com as notas de sabor da Witbier Belgian: semente de coentro, limão, capim-santo e gengibre.
Amber Lager
O malte presente deixa um adocicado na boca, lembrando uma leve tosta e caramelo. O final dessa cerveja tem amargor saliente, por isso funciona com pratos de picância moderada ou que façam uma combinação forte:
* Cachorro-quente (pode abusar nos recheios)
* Hambúrguer
* Pizzas
* Nachos
* Frango assado
* Peru
* Carnes vermelhas grelhadas
* Molho bolonhesa
* Carreteiro de charque
* Feijoada
* Mocotó (amo tanto mocotó e já estou ansiosa pra testar com a Amber)
Session Ipa
Uma cerveja com corpo leve, refrescante, alto amargo e aquela leve nota de malte. Funciona com várias comidinhas do nosso dia-a-dia:
* Guacamole com chips de tortillas
* Cebola e alho assados
* Legumes na grelha
* Couve flor gratinada
* Queijos azuis e/ou envelhecidos
* Bacalhau
* Peixe frito
* Puchero
* Carne assada com osso (gordas)
* Bolo de cenoura
Fruit Beer com maçã (sem álcool)
A Fruit Beer Zero Álcool da Província ganhou medalha de ouro no 6º Concurso Brasileiro de Cerveja. Considerada a melhor bebida não alcoólica do evento, é uma cerveja leve, de baixa fermentação, produzida com puro malte, lúpulos especiais e maçã. E o aroma da fruta é marcante e delicioso.
E com tudo isso, ainda tem qualidades isotônicas, rica em vitaminas e com baixas calorias. Na Alemanha, por exemplo, é cada vez mais comum que atletas consumam cerveja sem álcool após competições esportivas, para reposição de líquidos e pela alta concentração de polifenóis, substâncias químicas que aumentam a imunidade e são encontradas nas plantas com as quais ela é preparada (nesse caso, a maçã).
E com o que combinamos?
* Presuntos defumado e ibérico
* Azeitonas
* Saladas leves
* Ragu de cordeiro com polenta cremosa
* Frutas
* Sobremesas em geral
* Waffles amanteigados no café da manhã (Ela não tem álcool, lembra? Consuma no início do dia ou a qualquer momento!)
Abre fácil
Já era fã da Província quando conheci a marca, em 2011. A cerveja vinha em latas de 473 ml e, na época, era raro encontrar em bares ou casas noturnas uma cerveja com DNA pilseiro – aquele característico corpo mais marcante no malte, a sensação boa que seca a garganta de leve, pedindo mais um gole. Como a Província.
É drinkability que fala, né?
Em dezembro de 2017, quando a Província lançou essa versão long neck de suas cervejas premium, também trouxe a inovação, na época, da tampa abre fácil – só puxar pelo anel, sem necessidade de abridores ou rosqueio.
Cerveja Província
SAC +55 54 3369-1210
contato@cervejaprovincia.com.br
Santa Maria | RS
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.