* Sara Bodowsky viajou para Portugal a convite da Porto Brasil Viagens, operadora dos pacotes Bike Tours Portugal no RS
Na semana passada publiquei aqui no blog e no Caderno Viagem de Zero Hora o relato da minha viagem de bicicleta pelo Alentejo no mês de setembro. Foram nove dias organizados pela Bike Tours Portugal que, além de terem sido um verdadeiro mergulho nas paisagens e no coração do Alentejo, também tiveram uma demonstração deliciosa da culinária portuguesa em cada almoço.
Explico: nossas paradas eram sempre em algum lugar onde o chef André Martins já havia escolhido previamente para parar a van e preparar o almoço. Como nesse dia da foto, às margens da barragem do Alqueva.
Em pleno verão, e as comidinhas eram sempre leves. Aí perguntei se ele dividiria com os leitores do blog essas delícias. Que dúvida!
Uma dica: alguns ingredientes (alheira, farinheira, espigos) são típicos de Portugal, mas podem ser substituídos por equivalentes brasileiros (confira nas receitas).
Com vocês, um guia português de pratos perfeitos pro nosso verão gaúcho!
RECEITAS DO CHEF ANDRÉ, DO BIKE TOURS PORTUGAL
* Todas as receitas servem quatro pessoas
OVOS COM FARINHEIRA
Ingredientes
6 ovos
½ farinheira (embutido típico português, com farinha, massa de pimentão, colorau e vinho. Hoje também se encontra com banha de porco. Pode ser substituída por outro embutido)
salsa
sal
pimenta
azeite de oliva
Modo de preparo
Retirar a pele da farinheira, desfazê-la a mão e saltear em um fio de azeite. Ir mexendo bem, até que a farinheira fique em pequenos pedaços tostados (quando começa a ficar esbranquiçada). Juntar os ovos sem bater, e lentamente envolver tudo. Temperar com sal e pimenta qb. Retirar do fogo sem deixar o ovo cozinhar por completo. Juntar salsa picada no prato.
ARROZ DE POLVO
Ingredientes
1 polvo pequeno (1kg – 1,2 kg)
cebolas
folhas de louro
pimentão verde
pimentão vermelho
tomates
dentes de alho
arroz tipo carolino
vinho branco
sal, pimenta
Modo de preparo
Cozinhar o polvo, juntamente com uma cebola, sal e uma folha de louro, até ficar tenro. Reservar polvo e água do preparo.
Refogar em azeite bem quente a cebola picada, o alho picado, os pimentões e o louro. Refrescar com um pouco de vinho branco e juntar o tomate sem pele e cortado em pequenos pedaços. Ir mexendo até a mistura estar homogênea – de 3 a 4 minutos. Temperar com sal e pimenta (não se esqueça que o polvo já tem sal e a água do polvo está salgada). Juntar o polvo cortado pequenos pedaços e 1 xícara de arroz. Adicionar 3 xícaras de água onde foi preparado o polvo e ajustar o sal se necessário. Tapar e deixar cozinhar em fogo brando. Não deixar toda a água desaparecer – o arroz serve-se com calda. Pode adicionar coentro no prato.
BACALHAU À Brás
Ingredientes
2 postas de bacalhau seco salgado (já previamente dessalgado e hidratado)
cebolas médias
dentes de alho
folha de louro
vinho branco
6 batatas
5 ovos
pimenta e sal
azeite de oliva
óleo
azeitonas pretas
salsa
Modo de preparo
Cozinhar o bacalhau, limpar de peles e espinhas e desfiar.
Reservar.as batatas em formato palha e fritar em óleo bem quente. Reservar.
Refogar em azeite bem quente as cebolas cortadas aos lunares, o alho picado e o louro. Bem refogado. Adicionar vinho branco para refrescar e abrandar o calor. Juntar o bacalhau e depois as batatas. Envolver tudo.
Juntar os ovos bem batidos, salsa picada e envolver tudo muito bem. Não deixar secar muito. Se necessário temperar com sal e pimenta. Servir com Azeitonas pretas.
SALADA DE GRÃO COM BACALHAU
Ingredientes
1kg de grão de bico cozido em sal
2 postas de bacalhau (seco salgado, previamente dessalgado)
½ cebola picada
3 ovos cozidos
azeite e vinagre de cidra (pode ser de maçã)
salsa picada
Modo de preparo
Cozinhar o bacalhau, limpar de espinhas e sal. Desfiar e reservar. Juntar o bacalhau ao grão, a cebola picada, a salsa e os ovos cozidos picados. Misturar tudo, temperar de sal, pimenta, azeite e vinagre.
Deixar repousar de 3 a 4 horas na geladeira antes de servir. Salpicar com um pouco de salsa.
ALHEIRA COM ESPIGOS SALTEADOS E ESMAGADA DE BATATA, COM CROSTA DE BROA DE MILHO
Ingredientes
2 alheiras (embutidos) de frango e porco
espigos de couve (os brotos, que podem ser misturados com a couve picadinha também, com os talos)
4 batatas
broa de milho
azeite
óleo
2 dentes de alho
louro
sal, pimenta, noz moscada
Modo de preparo
Dar um corte leve a toda a volta da alheira, só na pele. Fritar em óleo abundante e bem quente – assim que colocar a alheira dentro de óleo a pele deverá recuar por completo e desaparecer. Óleo bem quente!
Cortar as batatas e cozinhar com um dente de alho. Quando cozidas, esmagar com pimenta e noz moscada, adicionando um pouco de azeite. Cozinhar os os brotos e saltear os mesmo em azeite quente, alho e uma folha de louro.
Empratar em camadas: batata, espigos, alheira, batata, espigos. No final colocar a broa de milho desfeita e tostada no forno. Temperar com azeite no final.
PÃO DE LÓ DE OVAR/PÃO DE LÓ COM DOCE DE OVOS
Ingrediente
10 gemas
5 claras
150g de açúcar
70 g de farinha com fermento
Modo de preparo
Ligar o forno a 200ºC.
Forrar uma forma com manteiga e papel vegetal. Pode também fazer em formas pequenas individuais.
Misture as gemas com as claras e o açúcar. Mexa bem até obter um cremoso espesso e com volume. Junte a farinha aos poucos, espalhando por toda a mistura anterior, miturando de baixo para cima (como se estivéssemos a dar a volta ao conteúdo). Deite na forma e leve ao forno durante 10 minutos.
Deixe repousar 3-4 horas antes de desenformar. Mantenha o papel vegetal.
PERAS COZIDAS EM VINHO TINTO – PERAS BÊBADAS
Ingredientes
4 peras
0,75 l de vinho tinto (quanto melhor for o vinho, melhor será o resultado…mas não abuse, não é necessário usar um Cartuxa! :D)
2 paus de canela
200g de açúcar
hortelã
Modo de preparo
Descascar as peras inteiras. Colocar numa panela o vinho, açúcar e canela e deixar ferver 3 minutos para o álcool evaporar. Juntar as peras e deixar cozinhar. Quando as peras estiverem cozidas, retirar do fogo e deixar o vinho a reduzir mais um pouco (queremos obter um molho algo espesso). Deixar esfriar tudo e servir bem gelado, com uma folha de hortelã e o pau de canela.
Pode juntar um pouco de nata batida para decorar.
SOBRE SABORES E LUGARES
Experiência: uma semana pedalando pelo Alentejo
Receitas tradicionais da Toscana
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.