a massa - 42

Sou louca por massas. O que não tenho de paixão por doces, tenho por carboidratos salgados. Com muito glúten. Sim, preciso confessar. Tenho de evitar, eu sei, porque do jeito que como, se comer só o que amo, meu tamanho e saúde não vão aguentar.

Por isso fui conhecer A Massa ansiosa – fazia tempo que não comia uma boa massa. E queria compensar.

E não me arrependi!

Primeiro que a farinha tem uma qualidade superior – o grano duro realmente o é, e o al dente funciona.

Fui com uma amiga argentina, a Vale, recém chegada de Buenos Aires (recém, mesmo – busquei no aeroporto e fomos direto almoçar). Achei bacana ter a opinião dela também, uma vez que Buenos Aires tem ótimos restaurantes.

a massa - 15

Taí a Vale e o Abdulai, senegalês que trabalha lá n’A Massa. Sempre sorridente e super solícito!

A tarde de sexta pedia uma taça de rosé. Fomos de Faces, da Lídio Carraro. Um ótimo vinho.

a massa - 29

A entradinha precisa ter. Focaccia, agnolini frito, manteiga e uma redução de vinagre balsâmico. CUIDADO: esses agnolinis fritinhos são viciantes!

a massa - 37

Fui de spaghetti a carbonara porque estou fazendo um especial melhores cabonaras do pedaço. Se você tem uma dica legal, deixa nos comentários, por favor!

Essa carbonara, em especial, é um pouco diferente do que se come habitualmente. Não é tão molhada, nadando no molho. Não: se sente bem a massa, o bacon (e quanto bacon!), e inclusive o pecorino italiano que o chef Gabriel usa para temperar.

a massa - 47

Aqui, uma situação engraçada. Eu a a Vale quase enlouquecemos o garçom tentando decidir qual era a outra massa que íamos querer.

Queríamos muito provar o spaghetti com almôndegas, aí da foto. Aí pedimos pro Abdulai. Mas antes dele sair pra fazer o pedido, já queríamos o fettuccine de cogumelos. Aí mudamos de novo. E de novo. Aí, adivinha? Veio o de almôndegas. E eu fiquei bem feliz porque no fundo, era essa que queria. A carne é de qualidade (a mesma que eles usam no hambúrguer do The Chefs, do mesmo grupo – o Seasons) misturada com mortadela, bem no estilo almôndegas italianas. Gente, como estava BOM! Minha massa preferida!

a massa - 38

Só que o pessoal é muito sério e quando vimos, chegou outra massa na mesa, a de cogumelos: “é o mínimo, precisamos mandar a massa certa, que vocês pediram”.

Aí a gente tinha três massas pra comer. E eu queria chorar de tanta felicidade!

a massa - 53

Outro detalhe que amei – as mesas na rua. A Dinarte Ribeiro é uma das ruas mais charmosas de Porto Alegre, e comer com essa vista é um privilégio.

a massa - 17 a massa - 11

O ambiente interneto também é bem interessante. Olha essa luminária que imita uma panela com massa!

a massa - 10 a massa - 7 a massa - 3

Confere o cardápio d’A Massa;

*valores de novembro/2016

A MASSA

Endereço: Rua Dinarte Ribeiro, 22 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3279 – 3722

Funcionamento: De terça a sexta, das 11h30 às 15h30 e das 19h às 23h. Sábado e domingo,  das 12h às 15h30. Na noite de sábado, também das 19h às 23h30.

PARA QUEM AMA CARBOIDRATOS:

5 lugares para comer massa em Porto Alegre

Pasta Nostra: tradição em massas e molhos italianos em São Chico

Trattoria Pastine: massas feitas em família em Flores da Cunha