Jantar Perfeito - 39

Na próxima quinta-feira, dia 10 de novembro, Porto Alegre terá um jantar para entrar na história da gastronomia: sete chefs (sim, sete!) prepararão sete pratos com carne de porco de terroir. Uma ideia inusitada e deliciosa. Tudo ideia do francês Gaspar Desurmont, enólogo que desenvolveu a Vinhetica (que vale um post à parte, são vinhos produzidos na Campanha Gaúcha com uvas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, valorizando aqueles terroirs).

Veio para o Brasil e procurou um local onde poderia desenvolver seus vinhos com a técnica que aprendeu na França. Ele é agrônomo e enólogo e viajou por toda a França vivenciando a produção de vinhos. Foi pra Provence aprender a fazer os rosés, o espumante em Champagne, os brancos no Vale do Loire e os tintos na Borgogna e em Bordeaux.  O projeto reúne ética e respeito ao produtor e ao terroir. Desurmont conseguiu produtos de uma excelência que vem chamando a atenção dos especialistas – até para um período de produção tão curto (desde 2008).

Esse cuidado e modo de produção dos vinhos ele está aplicando na concepção de uma carne suína de excelência. Não só para consumo direto, mas também para a produção de embutidos. Patés, linguiças, até queijo de porco (que tem uma tradição forte na França) estão no projeto. E como ele fez isso? Escolheu três microprodutores. Para cada, distribuiu uma das três raças para cada um dos produtores. Aí que entra o mais bacana: cada raça foi alimentada de maneira diferente, dentro da técnica e do protocolo que Desurmont desenvolveu a partir de pesquisas próprias, com soro de leite, batata doce, bagaço seco de uva e de oliva. Os animais foram criados ao ar livre, sem confinamento e sem hormônios nem alimentos geneticamente modificados.

Gaspar

Gaspar Desurmont

E tudo isso será apresentado PELA PRIMEIRA VEZ no Jantar Perfeiro. E um time de peso foi escalado, com chefs de todo o Brasil. De Porto Alegre, temos o catalão Xavier Gámez, do Xavier260, e a chef Roberta Horn Gomes, do Lorita Fusion Cuisine. Do Rio de Janeiro, temos a presença de Breno Naar, do Aprazível. Três chefs com atuação em São Paulo: Victor Dimitrow, do Petí Gastronomia, Gabriel Matteuzzi, do Tête à Tête, e Marcos Livi, gaúcho à frente dos bares Verissimo e Quintana. E do Paraná contamos com a chef Rosane Radecki de Oliveira, do restaurante Girassol.

PROS CHEFS SE DELICIAREM ANTES

E o que eu fiz nessa quarta-feira? Tive o difícil trabalho de conferir o prato que será servido para os sete chefs em um pré-evento. Sim, os chefs também comem – e muito bem. O preparo foi do chef Fabio Tomazini, do Casa Micheletto (o ótimo restaurante que fica no Hotel Laghetto Viverone Moinhos). De um dia para o outro, usando barriga de porco, preparou essa delícia:

Jantar Perfeito - 26

Barriga de porco a pururuca, torta de legumes confitados, assados ou glaceados (ele fez um mix original e delicioso), picles de coração de funcho (não, vocês não tem ideia) com bergamota, cream cheese com ervas e um embutido de porco que ele criou aquela manhã mesmo!

Chef Rafael Tomazini

Chef Fabio Tomazini

Falei que os vinhos serão da Vinhetica? Pois então, um deles é esse aqui.

Jantar Perfeito - 23

Sim: Cabernet Franc, Teroldego, Cabernet Sauvignon, Ancellotta e Tannat. Quando vi o vinho, pensei “Ahm? Todas essas uvas fortes, juntas?˜. Até o primeiro gole. Aí, sério, eu moraria dentro dessa taça. Fica um ano em barrica, mas não espere um madeirão forte. Está equilibrado. Está evoluindo. Está emocionante. Perfeito para harmonizar não só com porco: me veio à mente um cordeiro assado. Ou um risoto de linguiça campeira. Ou… nosso paladar é o limite!

E, é claro, eu incomodei para saber quais os pratos e os vinhos que harmonizarão no jantar. Porque mesmo sendo parceiro desse projeto, o Roteiro da Sara é metido e guloso! (Roteiro da Sara = Sara).

Preparem-se:

OS CHEFS, OS PRATOS E AS HARMONIZAÇÕES

CHEF BRENO NAAR

      Thumbnail     Congresso tranforma Bento Gonçalves em Capital Mundial do Vinho     Thumbnail     Você já pensou em participar de um Jantar Perfeito? É na próxima semana     Thumbnail     Maltesul: o dia em que eu fiz a minha própria ceva artesanal     Thumbnail     Seis restaurantes para comemorar o Dia do Veganismo     Thumbnail     Roteiro da Semana - 31 a 4 de novembro     Thumbnail     Congresso tranforma Bento Gonçalves em Capital Mundial do Vinho     Thumbnail     Você já pensou em participar de um Jantar Perfeito? É na próxima semana  «» Thumbnail Roteiro da Semana - 31 a 4 de novembro Thumbnail El Botín: um almoço no restaurante mais antigo do mundo Thumbnail Seis restaurantes para comemorar o Dia do Veganismo Thumbnail Takumi: tem novidade na culinária japonesa em Gramado Você já pensou em participar de um Jantar Perfeito? É na próxima semana 03 de novembro de 2016 0  Jantar Perfeito - 39  Na próxima quinta-feira, dia 10 de novembro, Porto Alegre terá um jantar para entrar na história da gastronomia: sete chefs (sim, sete!) prepararão sete pratos com carne de porco de terroir. Uma ideia inusitada e deliciosa. Tudo ideia do francês Gaspar Desurmont

Vai apresentar um mini ovo pochê em ninho de taioba e torresminho de pancetta.

Harmoniza com espumante Terroir d’Effervecence Branco: Elaborado pelo método tradicional, é um assemblage de Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. Vinhetica selecionou, na Serra Gaúcha, as melhores variedades de uvas para elaborar um grande vinho espumante.

CHEF MARCOS LIVI

Foto: Mateus Bruxel/ Agência RBS/ Destemperados

Foto: Mateus Bruxel/ Agência RBS/ Destemperados

O prato será baseado em lombo de porco (a criatividade de Marcos, natural de São Francisco de Paula, é sem limites).

Harmoniza com espumante Terroir d’Effervecence Rosé (novo): Um espumante totalmente produzido com Pinot Noir.

CHEF XAVIER GAMEZ

chef xavier

Com inspiração do mar e da montanha da Cataluña, Gámez cria um prato inusitado com camarões em demiglacê de pata de porco, folha de mostarda e picles de nabo.

Harmoniza com Terroir de Blanche (lançamento): 100% Sauvignon Blanc com uvas produzidas em Santa Catarina.

CHEF ROBERTA HORN GOMES

roberta horn gomes

O toque francês da Roberta aparece com um confit de costela suína ao Armagnac, pitangas e creme de agrião.

Harmoniza com Vinhetica Terroir de Rosé: Merlot e Teroldego em partes iguais (nota da Sara: estou ansiosa por provar esse vinho!). Uvas colhidas nas primeiras horas do dia e descansadas por uma noite em câmara fria, após seguem para a desengaçadeira e para a prensa (por gravidade). Fermentação em baixa temperatura por 30 dias para privilegiar e preservar os aromas mais delicados. Detalhe: esse vinho já tem a versão 2016, aí com as uvas Syrah, Cabernet Franc, Teroldego e Merlot. GENTE!

CHEF GABRIEL MATTEUZZI

Gabriel Matteuzzi

Matteuzi assina uma paleta de porco cozida a baixa temperatura, com emulsão de pastinaca e broto de trevo.

Harmoniza com Terroir de Rouge 2015: Assemblage de Cabernet Sauvignon com Arinarnoa, que tem caráter, potência aromática e uma boca bem cheia. O Cabernet Sauvignon foi escolhido por sua fama e personalidade, o Arinarnoa por seu frutado e boca generosa. É um vinho cheio de vitalidade apoiado por uma boa acidez no final.

CHEF ROSANE RADECKI DE OLIVEIRA

chef-rosane radecki de oliveira

A chef traz um clássico da culinária: pão ao bafo com refogado de costelinha de porco.

Harmoniza com Terroir de Rouge 2014: mesma formulação do anterior, porém com safra 2014.

CHEF VICTOR DIMITROW

Victor Dimitrow2

Vem com uma das minhas partes preferidas do porco: bochecha em duas versões. Terrine de mandioquinha, alho negro e missô; e pururuca.

Harmoniza com Terroir D’ Elegance: elaborado com Cabernet Franc, Teroldego, e Cabernet Sauvignon, Ancellotta e Tannat (foto abaixo):

Jantar Perfeito - 20

JANTAR PERFEITO – UMA NOITE MÁGICA EM PORTO ALEGRE

Quando: quinta-feira, 10 de novembro, às 19h.

Onde: Country Club (Líbero Badaró, 524 – Passo d’Areia – Porto Alegre)

Valor: R$300 (inclui sete pratos, todos os vinhos das harmonizações e sobremesa)

Reservas: clique aqui ou⁠⁠⁠ (51) 8029-1235. Informações também pelo mesaprodutora@gmail.com.

 

Esse é uma postagem em parceria comercial com a Mesa Produtora. O conteúdo foi redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha. A autora teve liberdade para escolher, avaliar ou vetar (se necessário) produtos. É a garantia que você terá exatamente o mesmo ponto de vista e qualidade de um conteúdo não comercializado. Porque o leitor é nosso principal editor!

Siga Sara Bodowsky no Instagram

Siga Roteiro da Sara no Facebook