A Priscila de Martini foi minha colega de apê por cinco anos aqui em Porto Alegre. Ela me prometia há tempos um post sobre o Xis da Gringa em Caxias do Sul – só que demorou tanto que eu acabei indo até lá e fazendo o post (Provando o famoso Xis da Gringa). Foi tanta polêmica e sugestões de outros xis-delícia por lá, que ficou com ela um desafio: vai conhecer o Jaime Rocha? Ela foi. E hoje conta pra vocês *e pra mim!* o que achou.

Jaime Rocha 9

Por Priscila de Martini (priscila.martini@zerohora.com.br)

Morei meus primeiros 18 anos em Caxias do Sul, e, desde que me conheço por gente, frequento apenas uma lancheria da cidade, que é meu xodó: o Lanches da Gringa. Faço tanta propaganda que a Sara, com quem dividi apartamento por cinco anos em Porto Alegre, sempre quis experimentar o famoso xis. A visita dela ao local rendeu um post polêmico aqui no blog, que acirrou os ânimos dos amantes do xis caxiense (que é o melhor do mundo – mas esta é outra polêmica hehe).
Lendo os comentários, decidi sair do (meu) tradicional e explorar mais as opções burguerísticas de Caxias. No sábado passado, 16 de julho, comecei pelo Jaime Rocha, muito citado pelos leitores. A seguir, conto minhas impressões.

Jaime Rocha 6

A lancheria pode passar despercebida de quem transita pela Rua Marquês do Herval, no Centro, porque a entrada é discreta. Mas é só botar um pé lá dentro que será impossível esquecer o lugar. Motivo um: a decoração. Jaime Rocha, o cara que dá nome ao estabelecimento, é fã de rock. Foi DJ por 20 anos e trabalhou como programador musical em rádios caxienses – inclusive, por seis anos, comandou o programa Baú do Rock na extinta Studio FM, emissora bem conhecida de quem, como eu, passou a adolescência na cidade nos anos 1990.

Jaime Rocha 2

Nas paredes, no teto, nas portas, nas mesas: o rock está por tudo. O lugar está forrado com discos de vinil, guitarras e pôsteres de bandas e artistas consagrados. Os cardápios são decorados com imagens de lendas do rock, como Elvis Presley e Johnny Cash. Além de contar, claro, com uma trilha sonora roqueira que rola o tempo inteiro.

Jaime Rocha  4

Falando em cardápio, as opções são bem variadas. É possível escolher entre muitos hambúrgueres, carnes (filés, frangos, atum, picanha, calabresa, lombo, coração), além de cachorros-quentes, torradas, baurus e a la minutas. Os lanches podem ser recheados com catupiry, cheddar, tomate seco, champignon, alho e óleo, palmito, califórnia, jardineira e muitos outros ingredientes. Os preços dos xis, em geral, variam entre R$ 16 e R$ 30.

Jaime Rocha 3

Estava ali para conferir o xis, então escolhi uma opção tradicional: o hambúrguer da casa especial, que vem com pão, hambúrguer de carne bovina, ovo, presunto, queijo, alface, tomate, ervilha, milho e batata palha. Como sou superchata, pedi sem ovo, tomate e ervilha, o que eles fizeram sem problemas [nota da Sara: pô, Pri, sem tudo que é  tri bom!]. A cozinha è aberta e faz parte do ambiente, o que é legal porque o cliente pode ver a higiene e os cuidados com a preparação da comida.

Jaime Rocha 8

A casa não estava lotada, então o pedido chegou bem rapidamente. Achei o tamanho bom, e o pão estava crocante como eu gosto (tenho pavor dos xis porto-alegrenses com aquele pão chocho). Aliás, seguindo o jeito caxiense, o xis do Jaime Rocha não é prensado com os ingredientes dentro, o que faz uma grande diferença para melhor. Outra característica do lanche de Caxias é o presunto, que dá um gosto especial.

Jaime Rocha 10

A carne poderia estar mais suculenta, mas era de qualidade. A maionese (temperada) veio à parte, em um pote pequeno, o que é um pouco decepcionante para pessoas que adoram lambuzar o xis de maionese como eu (tive que pedir um segundo pote).

Jaime Rocha 13

Catchup e mostarda são de boas marcas. O ponto negativo foi o excesso de batata palha [nota da Sara, DE NOVO: eu SEMPRE peço sem batata palha. Mas ah, o ovo, ah, o tomate, ah, a ervilha…], que dificultou a mordida (e não ajudava no gosto). Tirei mais da metade da batata palha do lanche logo no início.

Jaime Rocha 14

Bom, essa foi minha primeira experiência, e, como o cardápio é enorme, há muito ainda o que se explorar [Me convida que eu vou contigo – aqui é a Sara, de novo! Eu to editando o post, então ponho meu pitaco, ué]. Entre as novidades da casa, por exemplo, estão hambúrgueres de vazio de costela, picanha, alcatra, cordeiro, salmão e salsichão Borússia, além de carnes mais exóticas, como búfalo e javali. Para as formigas, tem também xis de chocolate preto e chocolate branco com nozes. O grande sucesso, segundo o site, são os lanches Torpedo, feitos com pão francês de 150g.

HAMBURGUERIA JAIME ROCHA

Endereço: Rua Marques do Herval, 983 – Centro – Caxias do Sul – RS

Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 14h e das 18h às 23h30

Telefone: (54) 3223-2182

ESTÁ PELA REGIÃO? ENTÃO CONFERE:

Provando o famoso Xis da Gringa, em Caxias do Sul

Subindo a Serra: as delícias da estrada de São Vendelino

Café da tarde como na casa da vó