Como viajo muito de carro pelo interior, sempre procuro boas dicas de lugares para comer na estrada. Um amigo até sugeriu que eu fizesse um guia com esses lugares (então, se você tem alguma sugestão, seja pra onde for, deixa aqui nos comentários). O legal é que com um lugar bacana para comer no caminho, a viagem gastronômica já começa um pouco antes!
Pois na última vez que fui a Pelotas (Um roteiro imperdível de 24 horas em Pelotas) me indicaram o Restaurante das Cucas, na BR-116 em Barra do Ribeiro. Foi fundado pelo casal João e Helga Hein em 1960, que começaram com o comércio e produção pães de cucas. Em 1976 foi para as mãos da família Ongaratto – que recebe os clientes como na própria casa. Na chegada já achei genial os nomes na parte externa – Restaurante das Cucas e, o melhor deles, Churrascaria das Cucas. Juro que pensei numa cuca assada e… bom, minha imaginação me diverte. Especialmente quando estou na estrada, coisa que amo muito demais da conta.
A gente senta e vem à mesa esse pãozinho torrado (com gosto ótimo, fresquinho, crocante) e o famoso molho remolado.
Que é essa maionese preparada lá. E te prepara também, é impossível comer só um pãozinho.
A vista da minha mesa. Espação pra estacionar e a 116 passando lá no fundo.
Aí, atenção: se você quer uma a la minuta, pede uma Expressa de Bife se estiver sozinho. Porque a A La Minuta é pra no mínimo duas pessoas (lá no final, consulte o cardápio).
E, é claro, confirma que vem um feijão acompanhando. Não tem como ser diferente!
Saudades desse prato! <3 (detalhe do ovo mole escorrendo no arroz e feijão… poesia, gente!)
Aí eu fiquei de olho na mesa do casal do lado, porque não parava de vir comida! E aí perguntei pro pessoal de lá o que era. Apenas que é o famoso Prato da Casa. É cobrado por pessoa e vem tudo isso aí – arroz, feijão, carne de panela, frango, polenta, massa, banana frita e salada mista (tem mais coisas aí, depende do dia, eles adicionam o aipim, o pure…). Tem muita gente que vai até lá no final de semana só pra curtir esse super almoço caseiro. Quero voltar pra provar!
(Essa mesa foi preparada pra eu poder fotografar. Depois que almocei, acabei fazendo amizade com um dos donos do lugar, o João Ongaratto, que é ouvinte da Rádio Gaúcha. Eu queria esperar que outro cliente pedisse, mas como o movimento é grande, já montaram. Mas, em seguida tudo foi consumido pelo pessoal de lá, mesmo! Pena que eu já tinha almoçado…)
Como eu já estava de papo, pedi pra conhecer a cozinha. Olha a limpeza dessas panelas – e já era passado das 13h. E a comida é feita em fogão a lenha!
Lembra que o nome é Restaurante das Cucas, não é? Aí estão os destaques do lugar!
Não sei como conseguem, mas também produzem esses doces lindos! (Eu sei como conseguem, aquela cozinha é uma agitação só! Coisa linda!)
Atenção! Após a publicação desse post, a Giovanna Delfini, do ClicRBS, protestou contra a falta do que ela define como o melhor do Restaurante das Cucas – o bauru ao prato. “É diferente de tudo que já vi na vida!”, declarou a colega que inclusive lê os posts do Roteiro! <3 Muito amor! (e agora vou ter que voltar pelo bauru, aff)
Confere o cardápio (valores de maio/2016)
RESTAURANTE DAS CUCAS
Endereço: Rodovia BR-116, s/n, Barra do Ribeiro – RS
Telefone: (51) 3482-1516
Funcionamento: de domingo a sexta, das 6h às 22h. Sábados, das 6h às 17h30.
Curte um pé na estrada?
Subindo a Serra: as delícias da estrada de São Vendelino
O paraíso das massas no caminho da serra
Café da tarde como na casa da vó
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.