Monte Belo do Sul é uma cidade lindinha que fica logo após a gente cruzar o Vale dos Vinhedos – quem já passou pela região, reconhece as duas torres da igrejinha da chegada:
Quando entramos na cidade, com seus 2.670 habitantes (segundo o IBGE) e características pitorescas, a paixão é praticamente instantânea. E falo por experiência: sempre que estou no Vale dos Vinhedos e tenho um tempinho livre, dirijo até Monte Belo do Sul. Se você tiver chance, faça o mesmo e se deixe perder pelas ruas e estrada com casas antigas e muita história.
E dentro das comemorações do Dia do Vinho (Dia do Vinho: uma festa que dura duas semanas), nessa sexta foram apresentados os sete rótulos de vinhos que têm a Indicação Geográfica (IG) de Monte Belo do Sul.
Ah, mas o que significa isso? Quer dizer que cada vez mais nosso vinho ganha qualidade no mercado interno e externo. Essa certificaçao (IG) é concedida pelo Instituto de Propriedade Industrial (INPI) depois de mais de dez anos de processo de adaptação dos produtores para atenderem todas as normas para garantir que a excelente qualidade da matéria prima local encontre o melhor produto final. Ou seja:
– 100% das uvas utilizada na elaboração dos vinhos devem ser produzidas na área geográfica delimitada do município
– Os vinhedos de Monte Belo do Sul são todos georreferenciados, garantindo o rastreamento dos produtos.
– Os vinhedos precisam ter controle de qualidade, a maturação das uvas para vinificação precisa ter padrões diferenciados e os vinhos devem ser elaborados apenas com as variedades autorizadas e com os padrões exclusivos da região.
Bom, mas é hora de mostrar os vinhos, certo?
São quatro vinhos tintos, das variedades Merlot e Tannat, dois vinhos brancos, Riesling e Chardonnay, e um espumante brut elaborado pelo método tradicional (com as uvas Riesling Itálico, Pinot Noir e Chardonnay) e três vinícolas: Cauza, Faé e Fantin.
A apresentação dos vinhos teve uma harmonização muito legal com pratos com produtos locais, ou baseados na gastronomia italiana. Os pratos foram criados pelo Rodrigo Bellora (ainda vão ouvir falar dele aqui no blog!), do Valle Rústico em Garibaldi. O Vagner Paim, quem é chef no restaurante foi o responsável pelo serviço na noite. Olha que bacana – dá pra ter uma ideia de como utilizar cada vinho.
O espumante brut da vinícola Calza tinha a cara dessa comidinha tipicamente italiana: queijos, presunto cru, salame, focaccia, pão e até um pãozinho de queijo. Perfeito. Podia passar a noite nessa combinação.
Aí conto pra vocês desse Chardonnay que não é mais mineral, não tão “amanteigado” como estamos acostumados. Metade passa por madeira, metade não. Fechou com esse prato baseado em legumes com algo de manteiga e azeite.
Merlot é a uva que tem três rótulos certificados: Fantin, Calza e Faé. Todos com bom corpo e boa intensidade. Dica é deixar descansar um tantinho na taça. Evoluem rápido quando abertos!
Super harmonização? Esse risoto de cogumelos porcini.
Aí apresento pra vocês o meu prato e vinho preferidos da noite. Começando por essa costela servida com molho tipo chimichurri e batata doce roxa. Eu comeria sempre, muito, tanto!
Esse Tannat está muito bom. Se você é fã da uva, vá sem qualquer dúvida.
Outra grande uva – das primeiras que chegou no Brasil – o Riesling está ganhando força de novo.
E merece! Leve, com aquela mescla de sabores que passam por mel, amêndoas, alguma coisa de lácteos e flores (parece maluco, né, mas tem tudo isso sim! como não amar?), funciona super bem com sobremesa. Ou um pão com schimier (sim, porque tudo se harmoniza com vinho pra ficar ainda melhor, gente!)!
Pra ter certeza que o vinho está dentro da certificação de IG, confere esse selinho!
Curtiu? O Dia do Vinho tem suas comemorações encerradas oficialmente nesse domingo. Mas quem está acompanhando o Roteiro da Sara já entendeu que essas semanas apenas apresentam o que você pode conferir durante o ano inteiro aqui na Serra:
Dia do Vinho: os encantos da alegre Vila Flores
Dia do Vinho: uma festa que dura duas semanas
Vinhos brasileiros ganham 28 prêmios na Europa
O Roteiro da Sara é parceiro do Vinhos do Brasil e Ibravin no Dia do Vinho.
Essa é uma publicação patrocinada. Foi produzida com a curadoria, olhar, amor e paixão pelo vinho do Roteiro da Sara.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.