Começo hoje uma série de postagens sobre viajar para a Argentina. Dicas, hospedagem, restaurantes, passeios, vinhos. Não há como não amar Buenos Aires e outras cidades ícones do país hermano.

san telmo

No post de hoje, a chegada à capita portenha: qual a moeda levar e as opções de transporte desde o aeroporto.

QUE MOEDA LEVAR:

Nesse momento, maio de 2016, está valendo a pena levar reais daqui (se essa situação mudar, atualizo o post!).

COMO CALCULAR:

Uso uma fórmula para saber se levo dólares ou reais:

1. Descubra a cotação do dólar aqui no Brasil (por quanto você está comprando) e no valor da moeda americana e do real na Argentina (quanto estão pagando por cada um).

2. Divida o preço do dólar em reais no Brasil pelo valor do dolar em pesos na Argentina.

3. Divida o número UM pelo valor do real em pesos na Argentina.

Se o menor valor for o primeiro, leve dólares. Se o menor for o segundo, leve reais.

 

Mas como eu descubro esses valores todos?

Na Argentina, uso esse link: http://www.tsacambio.com

No Brasil, a AZM Câmbio (a Aldrey Zago me manda todos os dias por whatsapp as principais cotações, além de ser uma querida e sempre quebrar meu galho quando deixo pra última hora a compra): +55 51 8115-7906

Comprar pesos no Brasil é muito caro. Mas você precisa sair daqui com o valor para o táxi (Entre 350 e 450 pesos a partir de Ezeiza para o Centro) e primeiros gastos (refeições). Eu levo sempre 1.000 pesos do Brasil e o resto troco lá.

 

ONDE TROCAR:

Pelas ruas de Buenos Aires a diferença entre o câmbio oficial e o que pagam os arbolitos (aquelas pessoas que ficam paradas em ruas como Florida ou Lavalle, no Microcentro, gritando “cambio, cambio!“) está cada vez menor. Portanto, a não ser que você conheça bem algum lugar não oficial para trocar, opte pelas casas de câmbio oficiais. A diferença é mínima e você não corre risco de receber moedas falsas. Nas dezenas de vezes que fui a Buenos Aires, nunca recebi dinheiro falso. Mas já ouvi vários relatos. Caso um taxista ou comerciante diga que uma cédula sua é falsa, não deixe que ele fique com o dinheiro. Pegue de volta e leve à casa de câmbio onde você trocou (guarde sempre o comprovante de câmbio).

Ah, mas eu prefiro trocar na rua: Ok, a escolha é sua. Mas se você trocar com um arbolito, notas maiores (50 ou 100 dólares) têm melhor cotação. E pagam menos pelas notas de 1, 5, 10 e 20 dólares. O câmbio não oficial continua porque o argentino não confia em bancos e no governo. Costuma guardar dólares em casa e ainda acredita que a moeda americana é o melhor investimento.

E fazem câmbio no aeroporto? Olha, todas as vezes que precisei fazer isso, perdi no câmbio. Mas já ouvi gente dizendo que teve sorte e conseguiu um valor melhor. Eu prefiro trocar na cidade.

COMO CHEGAR:

Você tem três opções na chegada à Argentina, seja pelo aeroporto de Ezeiza ou pelo Aeroparque (esse último, dentro da cidade):

Remises – uma espécie de táxi (hoje, já seria quase um Uber) que existe há muito tempo em Buenos Aires. É um transporte legalizado e você contrata por preço fechado da corrida. Antes ainda de sair pro saguão de desembarque, você encontrará vários guichês. Negocie o melhor valor.

Táxis – evite táxis que estão passando na rua no Aeroparque ou fora da área de embarque em Ezeiza. Nem todos são confiáveis. O que você pode fazer é combinar por Whatsapp com algum taxista de confiança. Tenho dois que divido com vocês:

Esteban: +54 9 11 2158-9117 (adicione assim o número. ele responde e reserva a corrida por whatsapp)

Sebastian: +54 +54 9 11 2181-1525 (também responde por whatsapp)

O valor a partir de Ezeiza, em maio/2016 está entre 350 e 450 pesos. Combine antes de reservar a corrida.

Ônibus – chegou em Ezeiza e está com tempo? Para uma ou duas pessoas (sem bagagem exagerada) o Manuel Tienda Leon é uma ótima opção. O ônibus é confortável e sai a cada meia-hora. Está localizado na área de desembarque (junto aos remises, opção que eles também têm) e custa 175 pesos até o Centro. Dá pra comprar até online (faça isso só se você tiver certeza – e quem tem?! – que o vôo não vai atrasar!): tem também partindo do Aeroparque.

Buenos Aires 2016 - 195

Em abril e maio estive quinze dias na Argentina (Mendoza e Buenos Aires) com o apoio e assistência da Top Travelling Viagens e Turismo que fez todas as reservas aéreas, de hotéis e reserva de carro em Mendoza.

Porto Alegre/RS Rua Tobias da Silva 22 – Sala 402 Moinhos de Vento – (51) 2626.1414

Lajeado/RS Rua 17 de Dezembro, 438 – Sala 06 Hidráulica – (51) 3011.1646

 

Nos próximos posts:  Mendoza, onde se hospedar, o vinho argentino, segurança, as delícias da Capital Portenha e muito mais!

Dez dicas para comer bem barato em Buenos Aires

10 passeios grátis (ou quase) por Buenos Aires

Quatro lugares para viver Buenos Aires como os portenhos